DSpace/Manakin Repository

“Mente sã em corpo são”: a cultura física no Colégio Estadual de Campina Grande (1966-1978).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, N. K. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6667715903914767 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Ramsés Nunes e.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, R. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7283288442883348 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Maria Lúcia Nunes da.
dc.contributor.referee2 SOARES JÚNIOR, Azimar dos Santos.
dc.contributor.referee3 ZICA, Mateus da Cruz e.
dc.contributor.referee4 CAVALCANTE, Silêde Leila.
dc.description.resumo A dissertação intitulada “MENTE SÃ EM CORPO SÃO”: a cultura física no Colégio Estadual de Campina Grande (1966-1978), tem como objetivo entender as práticas educativas do corpo presentes na disciplina de Educação Física e no Desporto do Colégio Estadual de Campina Grande, durante os anos de 1966 a 1978, que produziram uma cultura física na instituição supracitada. As fontes utilizadas para a realização desta pesquisa são compostas por fotografias da época, os periódicos do Diário da Borborema e relatos orais de ex-alunos e ex-alunas do Colégio Estadual de Campina Grande que estudaram no recorte selecionado por este trabalho. Como metodologia de análise das fontes, adoto a análise de discurso, dialogando com Michel Foucault (2012) sobre como o colégio buscava produzir corpos sãos, através dos discursos sobre higiene, disciplina, beleza e competição da Educação Física. Esta dissertação tem como objeto de estudo a cultura física do Colégio Estadual de Campina Grande, portanto, dialogo com Azemar Soares Junior (2015), para refletir sobre cultura física como categoria de análise, entendendo que no colégio estudado se desenvolveu uma cultura física pautada no desporto, que desejava incutir nos corpos dos seus estudantes os discursos sobre os corpos sãos. Esta cultura física fez parte de um projeto político educacional da Ditadura Militar (1964-1985) para o Brasil e foi abraçada pelas instituições escolares, religiosas, políticas, e pela imprensa campinense. A disciplina de Educação Física e o desporto tinha como propósito produzir corpos saudáveis para servir a nação, através do patriotismo e do trabalho, contudo, suas práticas foram ressignificadas pelos estudantes do colégio que se apropriaram da Educação Física e do Desporto para atender os seus próprios desejos e interesses. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title “Mente sã em corpo são”: a cultura física no Colégio Estadual de Campina Grande (1966-1978). pt_BR
dc.date.issued 2018-03-26
dc.description.abstract The dissertation entitled “A healthy mind in healthy body”: Physical culture of “State College de Campina Grande (1966-1978)” intend to analyze the body educational practices, present in Physical Education and Sports Class of the State College of Campina Grande during the years 1966 to 1978, that produced a physical culture in the above mentioned institution. The resources used to carry out this research are composed of photographs, Borborema Daily newspaper, and oral reports of former students of the State College of Campina Grande who studied in the period embraced by this thesis. The methodology adopted in this thesis is the discourse analysis, dialoguing with Michel Foucault (2012) about how the college sought to produce healthy bodies through the discourses about hygiene, discipline, beauty and competition of Physical Education. The object of study of this dissertation is the physical culture of the Campina Grande State College, then, I dialogue with Azemar Soares Junior (2015) to reflect about the physical culture thought as a category of meanings, understanding that in the researched college it was developed a physical culture based on sport, which intend to instill the healthy bodies discourses in the student’s bodies. This physical culture was part of a "political educational" project of the Military Dictatorship (1964-1985) for Brazil and was embraced by school, religious, political institutions, and the Campina’s press. The Physical Education and Sports Class was intended to produce healthy bodies to serve the nation through patriotism and work, however, its practices were re-signified by the college’s students who appropriated The Physical Education and Sports Class to serve their own desires and interests. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1383
dc.date.accessioned 2018-08-08T12:58:45Z
dc.date.available 2018-08-08
dc.date.available 2018-08-08T12:58:45Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Cultura Física pt_BR
dc.subject Colégio Estadual de Campina Grande pt_BR
dc.subject Práticas Educativas pt_BR
dc.subject corpo pt_BR
dc.subject Cultura Escolar pt_BR
dc.subject Physical Culture pt_BR
dc.subject State College de Campina Grande pt_BR
dc.subject Sport pt_BR
dc.subject Educational Practices pt_BR
dc.subject School Culture pt_BR
dc.subject Body pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Nita Keoma Lustosa de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, N. K. L. de. Mente sã em corpo são”: a cultura física no Colégio Estadual de Campina Grande (1966-1978). 2018. 155 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1383 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta