dc.creator.ID |
FÉLIX, T. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MEDEIROS, Fábio Ferreira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DE MEDEIROS, F. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
FREITAS, Heron Neves de. |
|
dc.description.resumo |
Nos últimos anos foram criados novos programas de incentivo a Educação Básica,
na busca da melhoria da qualidade de ensino. Dentre eles, o Ministério da Educação, em
2009, criou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), voltado
aos estudantes dos cursos de licenciatura, dando a oportunidade a eles de vivenciarem o
ambiente escolar ainda durante a graduação. Através da Universidade Federal de Campina
Grande (UFCG), a partir do sub-projeto do Centro de Educação e Saúde, no Campus Cuité,
duas escolas do Curimataú Paraibano foram contempladas, a Escola Estadual de Ensino
Médio Orlando Venâncio, situada no município de Cuité, e a Escola Estadual de Ensino
Médio Prof. Lordão, no município de Picuí. Neste contexto, este trabalho e um resgate das
experiencias e dos ensinamentos acumulados durante a minha passagem pelo programa e,
em particular, na ultima escola. E, entre os teóricos da educação que influenciaram no
trabalho que desenvolvemos, destaca-se David Ausebel, conhecido pela sua Teoria da
Aprendizagem Significativa. Nela, 'aquele que aprende' e o co-autor e sujeito da
construção da experiencia do seu aprendizado. Como método de pesquisa, aplicamos
questionários de sondagem junto aos estudantes para conhecer suas impressões sobre o
Ensino da Física. Estes resultados foram importantes na definição das estrategias de ensino
e aprendizagem, principalmente, baseadas no lúdico através de experimentos com o uso de
material de baixo custo e na valorização do conhecimento prévio dos estudantes. E assim,
percebemos uma transformação gradual no crescimento do interesse deles pela Física,
agora, mais voltada para questões do cotidiano do discente |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino e Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
A importância do PIBID na construção de uma identidade docente: relato de experiência. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-05-13 |
|
dc.description.abstract |
In recent years, new incentive programs for Basic Education have been created,
seeking to improve the quality of teaching. Among them, the Ministry of Education, in
2009, created the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID),
to undergraduate students, giving them the opportunity to experience the
school environment during graduation. Through the Federal University of Campina
Grande (UFCG), from the sub-project of the Education and Health Center, at Campus Cuité,
two schools of Curimataú Paraibano were contemplated, the State School of Education
Middle Orlando Venâncio, located in the municipality of Cuité, and the State School of Education
Medium Prof. Lordão, in the municipality of Picuí. In this context, this work and a rescue of the
experiences and lessons learned during my time in the program and,
in particular, at the last school. And, among education theorists who influenced the
work that we developed, stands out David Ausebel, known for his Theory of
Meaningful Learning. In it, 'the one who learns' and the co-author and subject of
building your learning experience. As a research method, we apply
survey questionnaires with students to learn their impressions about the
Physics teaching. These results were important in the definition of teaching strategies
and learning, mainly, based on playfulness through experiments with the use of
low-cost material and valuing students' prior knowledge. And so,
we noticed a gradual transformation in the growth of their interest in Physics,
now, more focused on questions of the student's daily life |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13842 |
|
dc.date.accessioned |
2020-08-07T17:33:45Z |
|
dc.date.available |
2020-08-07 |
|
dc.date.available |
2020-08-07T17:33:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria da Aprendizagem Significativa |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento Prévio |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino e Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Meaningful learning theory |
pt_BR |
dc.subject |
Prior knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching and learning |
pt_BR |
dc.subject |
Teoría del aprendizaje significativo |
pt_BR |
dc.subject |
Conocimiento previo |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñando y aprendiendo |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FÉLIX, Teodomiro de Macêdo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of PIBID in the construction of a teaching identity: an experience report. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La importancia del PIBID en la construcción de una identidad docente: relato de experiencia. |
|
dc.identifier.citation |
FÉLIX, Teodomiro de Macêdo. A importância do PIBID na construção de uma identidade docente: relato de experiencia. 2013. 54 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. |
|
dc.description.resumen |
En los últimos años se han creado nuevos programas para incentivar la Educación Básica, en la búsqueda de mejorar la calidad de la educación. Entre ellos, el Ministerio de Educación, en 2009, creó el Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente (PIBID), dirigido a estudiantes de pregrado, brindándoles la oportunidad de experimentar el ambiente escolar durante la graduación. A través de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), a partir del subproyecto del Centro de Educación y Salud, en el Campus Cuité, fueron contempladas dos escuelas en Curimataú Paraibano, la Escuela Estadual de Enseñanza Media Orlando Venâncio, ubicada en el municipio de Cuité, y la Escuela Secundaria Estatal Prof. Lordão, en el municipio de Picuí. En ese contexto, este trabajo es un rescate de las experiencias y lecciones aprendidas durante mi paso por el programa y, en particular, en la última escuela. Y, entre los teóricos de la educación que influyeron en el trabajo que desarrollamos, destaca David Ausebel, conocido por su Teoría del Aprendizaje Significativo. En él, 'el aprendiz' es coautor y sujeto de la construcción de la experiencia de aprendizaje. Como método de investigación, se aplicaron cuestionarios de encuesta a los estudiantes para conocer sus impresiones sobre la Enseñanza de la Física. Estos resultados fueron importantes en la definición de estrategias de enseñanza y aprendizaje, basadas principalmente en la lúdica a través de experimentos con el uso de material de bajo costo y en la valoración de los conocimientos previos de los estudiantes. Y así, notamos una transformación paulatina en el crecimiento de su interés por la Física, ahora más enfocada a cuestiones cotidianas del estudiante. |
|