DSpace/Manakin Repository

As dificuldades de aprendizagem e o distanciamento dos alunos do ensino médio em relação a disciplina de física: um estudo de caso.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 DANTAS, Joseclécio Dutra.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, J. D pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Fabio Ferreira de.
dc.contributor.referee2 ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.
dc.description.resumo O ensino de física sempre foi motivo de muitas discussões durante muito tempo com relação ao processo de ensino e aprendizagem, uma vez que muitos acham que o ensino de física não e significativo e sim ultrapassado e ineficiente. Com o intuito de tentar promover mudanças consideráveis, diversos estudos e pesquisas foram e estão sendo realizadas no Brasil. Este trabalho visa apresentar um estudo realizado com alunos de uma escola publica de ensino médio do município de Barra de Santa Rosa. O objetivo foi tentar entender por que existe uma rejeição com relação ao ensino de física por parte dos alunos. Para isso aplicaram-se questionários com perguntas objetivas e subjetivas com alunos e também professores que ministram a disciplina. Os resultados nos apontaram que existem muitas barreiras que aumentam o distanciamento dos alunos em relação a disciplina de física, mas que ao termino deste trabalho percebemos que a forma de ensinar depende a cada dia que o educador vá sempre a busca de atualizações, para poder acompanhar o desenvolvimento do mundo cada vez mais tecnológico e interligado, com isso contornar as barreiras impostas por diversos problemas que sondam a aprendizagem e a troca de conhecimento e um desafio que os educadores tem que vencer a cada dia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula pt_BR
dc.title As dificuldades de aprendizagem e o distanciamento dos alunos do ensino médio em relação a disciplina de física: um estudo de caso. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract Physics teaching has always been the subject of many discussions for a long time with relation to the teaching and learning process, since many think that teaching of physics is not significant but outdated and inefficient. In order to try promote considerable changes, several studies and researches have been and are being carried out in Brazil. This work aims to present a study carried out with students from a public high school in the municipality of Barra de Santa Rosa. The goal was to try understand why there is a rejection of the teaching of physics by students. For this, questionnaires with objective and subjective questions were applied with students and also teachers who teach the discipline. The results showed us that there are many barriers that increase students' distance from the subject of physics, but that at the end of this work we realize that the way of teaching depends on every day that the educator always looks for updates, to be able to follow the development of an increasingly technological and interconnected world, thereby circumventing barriers imposed by diverse problems that probe the learning and the exchange of knowledge and a challenge that educators have to overcome every day. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13856
dc.date.accessioned 2020-08-07T22:33:25Z
dc.date.available 2020-08-07
dc.date.available 2020-08-07T22:33:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject PCN's pt_BR
dc.subject Physics teaching pt_BR
dc.subject Teaching and learning pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.subject Enseñanza de la física pt_BR
dc.subject Enseñando y aprendiendo pt_BR
dc.subject Educación básica pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, José Marcos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Learning difficulties and the distance between high school students and the subject of physics: a case study. pt_BR
dc.title.alternative Las dificultades de aprendizaje y la distancia de los estudiantes de secundaria en relación a la disciplina física: un estudio de caso.
dc.identifier.citation ALMEIDA, Jose Marcos de. As dificuldades de aprendizagem e o distanciamento dos alunos do ensino médio em relação a disciplina de física: um estudo de caso. 2018. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen La enseñanza de la física siempre ha sido objeto de muchas discusiones desde hace mucho tiempo respecto al proceso de enseñanza y aprendizaje, ya que muchos piensan que la enseñanza de la física es poco significativa, sino obsoleta e ineficiente. Para tratar de promover cambios considerables, se realizaron y se están realizando varios estudios e investigaciones en Brasil. Este trabajo tiene como objetivo presentar un estudio realizado con estudiantes de una escuela secundaria pública del municipio de Barra de Santa Rosa. El objetivo fue tratar de comprender por qué existe un rechazo a la enseñanza de la física por parte de los estudiantes. Para ello se aplicaron cuestionarios con preguntas objetivas y subjetivas a estudiantes y también a docentes que imparten la disciplina. Los resultados nos mostraron que existen muchas barreras que aumentan la distancia de los estudiantes en relación a la disciplina de la física, pero que al final de este trabajo nos damos cuenta que la forma de enseñar depende cada día que el educador esté siempre en busca de actualizaciones, poder acompañar el desarrollo de un mundo cada vez más tecnológico e interconectado, sorteando así las barreras impuestas por diversos problemas que ponen a prueba el aprendizaje y el intercambio de conocimientos es un desafío que los educadores deben superar cada día.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta