dc.contributor.advisor1 |
DANTAS, Joseclécio Dutra. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, J. D |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MEDEIROS, Fabio Ferreira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de. |
|
dc.description.resumo |
O ensino de física sempre foi motivo de muitas discussões durante muito tempo com
relação ao processo de ensino e aprendizagem, uma vez que muitos acham que o ensino
de física não e significativo e sim ultrapassado e ineficiente. Com o intuito de tentar
promover mudanças consideráveis, diversos estudos e pesquisas foram e estão sendo
realizadas no Brasil. Este trabalho visa apresentar um estudo realizado com alunos de uma
escola publica de ensino médio do município de Barra de Santa Rosa. O objetivo foi tentar
entender por que existe uma rejeição com relação ao ensino de física por parte dos alunos.
Para isso aplicaram-se questionários com perguntas objetivas e subjetivas com alunos e
também professores que ministram a disciplina. Os resultados nos apontaram que existem
muitas barreiras que aumentam o distanciamento dos alunos em relação a disciplina de física, mas que ao termino deste trabalho percebemos que a forma de ensinar depende a
cada dia que o educador vá sempre a busca de atualizações, para poder acompanhar o
desenvolvimento do mundo cada vez mais tecnológico e interligado, com isso contornar as
barreiras impostas por diversos problemas que sondam a aprendizagem e a troca de
conhecimento e um desafio que os educadores tem que vencer a cada dia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula |
pt_BR |
dc.title |
As dificuldades de aprendizagem e o distanciamento dos alunos do ensino médio em relação a disciplina de física: um estudo de caso. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
Physics teaching has always been the subject of many discussions for a long time with
relation to the teaching and learning process, since many think that teaching
of physics is not significant but outdated and inefficient. In order to try
promote considerable changes, several studies and researches have been and are being
carried out in Brazil. This work aims to present a study carried out with students from a
public high school in the municipality of Barra de Santa Rosa. The goal was to try
understand why there is a rejection of the teaching of physics by students.
For this, questionnaires with objective and subjective questions were applied with students and
also teachers who teach the discipline. The results showed us that there are
many barriers that increase students' distance from the subject of physics, but that at the end of this work we realize that the way of teaching depends on
every day that the educator always looks for updates, to be able to follow the
development of an increasingly technological and interconnected world, thereby circumventing
barriers imposed by diverse problems that probe the learning and the exchange of
knowledge and a challenge that educators have to overcome every day. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13856 |
|
dc.date.accessioned |
2020-08-07T22:33:25Z |
|
dc.date.available |
2020-08-07 |
|
dc.date.available |
2020-08-07T22:33:25Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de física |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
PCN's |
pt_BR |
dc.subject |
Physics teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching and learning |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la física |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñando y aprendiendo |
pt_BR |
dc.subject |
Educación básica |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, José Marcos de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Learning difficulties and the distance between high school students and the subject of physics: a case study. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Las dificultades de aprendizaje y la distancia de los estudiantes de secundaria en relación a la disciplina física: un estudio de caso. |
|
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Jose Marcos de. As dificuldades de aprendizagem e o distanciamento dos alunos do ensino médio em relação a disciplina de física: um estudo de caso. 2018. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La enseñanza de la física siempre ha sido objeto de muchas discusiones desde hace mucho tiempo respecto al proceso de enseñanza y aprendizaje, ya que muchos piensan que la enseñanza de la física es poco significativa, sino obsoleta e ineficiente. Para tratar de promover cambios considerables, se realizaron y se están realizando varios estudios e investigaciones en Brasil. Este trabajo tiene como objetivo presentar un estudio realizado con estudiantes de una escuela secundaria pública del municipio de Barra de Santa Rosa. El objetivo fue tratar de comprender por qué existe un rechazo a la enseñanza de la física por parte de los estudiantes. Para ello se aplicaron cuestionarios con preguntas objetivas y subjetivas a estudiantes y también a docentes que imparten la disciplina. Los resultados nos mostraron que existen muchas barreras que aumentan la distancia de los estudiantes en relación a la disciplina de la física, pero que al final de este trabajo nos damos cuenta que la forma de enseñar depende cada día que el educador esté siempre en busca de actualizaciones, poder acompañar el desarrollo de un mundo cada vez más tecnológico e interconectado, sorteando así las barreras impuestas por diversos problemas que ponen a prueba el aprendizaje y el intercambio de conocimientos es un desafío que los educadores deben superar cada día. |
|