DSpace/Manakin Repository

Construção e avaliação de uma sequência didática para o estudo da cinética química a partir do tema gerador alimentos na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. J. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8136525591877843 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Thiago Pereira da.
dc.contributor.referee1 SILVA, Thiago Pereira da.
dc.contributor.referee2 SANTOS, José Carlos Oliveira.
dc.description.resumo A química é uma ciência que atua como uma disciplina importante para a formação do ser humano, contribuindo para que o indivíduo adquira autonomia para o exercício consciente da sua cidadania. Neste contexto, é necessário que o ensino de Química nas escolas, seja trabalhado dentro de uma perspectiva construtivista, rompendo com o modelo de ensino baseado na transmissão-recepção. A nova proposta de ensino sugerida pelos documentos referenciais curriculares e as pesquisas em ensino de Química, tem enfatizado que e necessário levar em consideração a vivencia individual dos alunos, suas histórias pessoais, e tradições culturais, assim como buscar metodologias de ensino que articule o saber cientifico com aspectos sociais, tecnológicos e ambientais. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo construir e avaliar uma sequência didática para o estudo da cinética química a partir do tema gerador alimentos, utilizando os pressupostos teóricos e metodológicos da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, com alunos do 3° ano da modalidade EJA em uma escola pública do município de Barra de Santa Rosa-PB. O estudo e caracterizado como uma pesquisa-ação de natureza qualitativa. Desta forma, foram utilizados questionários para diagnosticar as concepções previas dos alunos antes e após a aplicação da proposta de ensino. Para avaliar quais os conceitos que os estudantes assimilaram e como organizaram as ideias em suas estruturas cognitivas, eles elaboraram mapas conceituais. No que se refere a análise dos dados, utilizou-se para os questionários a análise de conteúdo de Bardin. Já para os mapas conceituais, observaram-se quais os conceitos que foram assimilados e se ocorreu uma organização hierárquica a partir da presença dos mecanismos de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa. Os resultados revelam que a proposta de ensino contribuiu para aprendizagem de alguns conceitos estudados na cinética química a partir do tema gerador alimentos. No entanto, foi perceptível que os estudantes apresentaram dificuldades na elaboração dos mapas conceituais. No decorrer da aplicação da proposta, os estudantes participaram ativamente e se envolveram ao longo do processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Cinética Química e Catálise pt_BR
dc.title Construção e avaliação de uma sequência didática para o estudo da cinética química a partir do tema gerador alimentos na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa. pt_BR
dc.date.issued 2017-03-30
dc.description.abstract Chemistry is a science that acts as an important discipline for the formation of the human being, contributing for the individual to acquire autonomy for the conscious exercise of their citizenship. In this context, it is necessary that the teaching of Chemistry in schools, be worked within a constructivist perspective, breaking with the model of teaching based on the transmission-reception. The new teaching proposal suggested by the curricular referential documents and the researches in chemistry teaching have emphasized that it is necessary to take into account students' individual experiences, their personal histories and cultural traditions, as well as to search for teaching methodologies that articulate the knowledge With social, technological and environmental aspects. In this context, the present work aims to construct and evaluate a didactic sequence for the study of chemical kinetics from the foodgenerating theme, using the theoretical and methodological assumptions of David Ausubel's theory of meaningful learning with students of the 3rd year of the modality EJA in a public school in the municipality of Barra de Santa Rosa-PB. The study is characterized as an action research of a qualitative nature. In this way, questionnaires were used to diagnose the students' prior conceptions before and after the application of the teaching proposal. To assess which concepts students assimilated and how they organized ideas into their cognitive structures, they developed conceptual maps. As far as the data analysis was concerned, the Bardin content analysis was used for the questionnaires. For the conceptual maps, it was observed the concepts that were assimilated and a hierarchical organization occurred from the presence of the mechanisms of progressive differentiation and integrative reconciliation. The results reveal that the teaching proposal contributed to the learning of some concepts studied in chemical kinetics from the food generator theme. However, it was noticeable that the students presented difficulties in the elaboration of the conceptual maps. During the application of the proposal, students actively participated and became involved throughout the teaching and learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13902
dc.date.accessioned 2020-08-10T19:01:15Z
dc.date.available 2020-08-10
dc.date.available 2020-08-10T19:01:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Aprendizagem Significativa pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Chemistry teachin
dc.subject Meaningful Learning
dc.subject Enseñanza de la química
dc.subject Aprendizaje significativo
dc.subject Educación de Jóvenes y Adultos
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, José Jucélio Casado.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Construction and evaluation of a didactic sequence for the study of chemical kinetics from the food generator theme in the perspective of the theory of significant learning. pt_BR
dc.title.alternative Construcción y evaluación de una secuencia didáctica para el estudio de la cinética química desde el tema generador de alimentos en la perspectiva de la teoría del aprendizaje significativo.
dc.identifier.citation SILVA, José Jucélio Casado. Construção e avaliação de uma sequência didática para o estudo da cinética química a partir do tema gerador alimentos na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa. 2017. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen La química es una ciencia que actúa como una disciplina importante para la formación del ser humano, contribuyendo a que el individuo adquiera autonomía para el ejercicio consciente de su ciudadanía. En este contexto, es necesario que la enseñanza de la Química en las escuelas se trabaje desde una perspectiva constructivista, rompiendo con el modelo de enseñanza basado en la transmisión-recepción. La nueva propuesta didáctica sugerida por los documentos de referencia curricular y la investigación en la enseñanza de la Química ha enfatizado que es necesario tomar en cuenta las experiencias individuales de los estudiantes, sus historias personales y tradiciones culturales, así como buscar metodologías de enseñanza que articulen saberes con aspectos sociales, tecnológicos y ambientales. En ese contexto, el presente trabajo tiene como objetivo construir y evaluar una secuencia didáctica para el estudio de la cinética química a partir del tema generador de alimentos, utilizando los presupuestos teóricos y metodológicos de la teoría del aprendizaje significativo de David Ausubel, con estudiantes del 3° año de Modalidad EJA en una escuela pública del municipio de Barra de Santa Rosa-PB. El estudio se caracteriza como una investigación acción de carácter cualitativo. De esta forma, se utilizaron cuestionarios para diagnosticar las concepciones previas de los estudiantes antes y después de la aplicación de la propuesta didáctica. Para evaluar qué conceptos asimilaron los estudiantes y cómo organizaron las ideas en sus estructuras cognitivas, crearon mapas conceptuales. Con respecto al análisis de datos, se utilizó el análisis de contenido de Bardin para los cuestionarios. En cuanto a los mapas conceptuales, se observó qué conceptos fueron asimilados y si se produjo una organización jerárquica a partir de la presencia de los mecanismos de diferenciación progresiva y reconciliación integradora. Los resultados revelan que la propuesta didáctica contribuyó al aprendizaje de algunos conceptos estudiados en cinética química a partir del tema generador de alimentos. Sin embargo, se notó que los estudiantes tuvieron dificultades en la elaboración de los mapas conceptuales. Durante la aplicación de la propuesta, los estudiantes participaron activamente y se involucraron en todo el proceso de enseñanza y aprendizaje.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta