Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 MACIEL, Eliane Meneses.
dc.description.resumo A professora de prática de alfabetização, Eliane Menezes sugeriu dos alunos de Pedagogia um estágio com a duração de 15 dias, ela elaborou um calendário e fez a distribuição nas escolas públicas estaduais e municipais. A escola que foi designada foi a Escola Municipal "São Jose", localizado no Bairro São José, próximo a universidade. Desenvolvendo uma proposta de alfabetização numa linha construtivista. Contato com pessoal técnico-administrativo e professores: De 05 de Julho mantive o meu primeiro contato com a escola, da qual fui bem recebida por parte de professores e pessoal técnico-administrativo. Neste curto período tentei me introsar com professores, alunos e diretor, para que o meu trabalho tivesse um resultado satisfatório e eu pudesse alcançar aquilo que havia planejado. Logo após o contato, expliquei o propósito da visita e fiz a explanação do trabalho que seria desenvolvido. A proposta de trabalho foi aceita por todos, principalmente pela professora, que para ela, novas experiências iriam surgir como estímulo para os alunos e uma mudança na rotina da sala-de -aula. A escola é grande, possui 04 salas-de-aula, secretaria, diretoria, cozinha, banheiros masculinos e femininos, posto de saúde, com atendimento odontológico e um amplo pátio para a recreação dos alunos, e uma igreja, onde celebra missa, todos os domingos. O período de observação foi realizado durante dois dias para conhecer melhor os alunos e observar o desenvolvimento das aulas aplicadas pela professora da classe. Ao observar, senti que as aulas são ministradas de forma tecnicista, pois a professora utiliza como material didático, quadro, giz e o livro didático multidisciplinar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Relatório da prática em alfabetização. pt_BR
dc.date.issued 1993
dc.description.abstract Literacy practice teacher, Eliane Menezes suggested a 15-day internship for Pedagogy students, she drew up a calendar and distributed it to state and municipal public schools. The school that was designated was the Municipal School "São Jose", located in Bairro São José, close to the university. Developing a literacy proposal in a constructivist line. Contact with technical-administrative staff and teachers: From the 5th of July I maintained my first contact with the school, from which I was well received by teachers and technical-administrative staff. In this short period I tried to intrude with teachers, students and the director, so that my work had a satisfactory result and I could achieve what I had planned. Right after the contact, I explained the purpose of the visit and explained the work that would be developed. The work proposal was accepted by all, mainly by the teacher, who for her, new experiences would emerge as a stimulus for students and a change in the classroom routine. The school is large, has 04 classrooms, a secretariat, a boardroom, a kitchen, male and female bathrooms, a health post, with dental care and a large patio for the students' recreation, and a church, where they celebrate mass, all Sundays. The observation period was carried out for two days to get to know the students better and observe the development of the classes applied by the class teacher. When observing, I felt that the classes are taught in a technicist way, because the teacher uses the didactic material, blackboard, chalk and the multidisciplinary textbook. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13908
dc.date.accessioned 2020-08-10T19:38:32Z
dc.date.available 2020-08-10
dc.date.available 2020-08-10T19:38:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Supervisão Escolar pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Atividade prática - sala de aula pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject School Supervision pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Practical Activity - Classroom pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARRUDA, Nadja Sandra Martins de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literacy practice report. pt_BR
dc.identifier.citation ARRUDA, Nadja Sandra Martins de. Relatório de prática em alfabetização. 1993. 80f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1993. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta