Mostrar registro simples

dc.description.resumo Diante das necessidades exigidas pela professora de Prática de Alfabetização, se faz necessário um relatório descritivo que de uma visão geral das atividades decorridas no período do de estágio. Este relatório consta das atividades pedagógicas realizadas no estágio de Prática de Alfabetização na Escola Vitória Bezerra localizada no Bairro São José em Cajazeiras. No decorrer do trabalho podemos ver como foram elaboradas e desenvolvidas as atividades pedagógica e ludopedagogia num período de 12 dias letivos que teve início no dia 16 de Agosto a 03 de Setembro, onde atuei como professora numa turma de 1º Serie, a qual era constituída de 25 alunos, com uma faixa etária de 7(sete) a 12(doze) anos. Quanto ao nível de aprendizagem da turma, a maioria se encontra no alfabético. O mesmo foi subdividido em quatro fases, sendo elas: Observação, Caracterização, aulas e a recaracterização. Quero ressaltar que o aluno de alfabetização por estar no início da sua carreira merece que o educador possua acima de tudo muita didática, conhecimento, paciência, e carinho, pois e neste período que o aluno necessita de muita assistência para que prossiga sua carreira com mais confiança de ser no futuro um grande cidadão. Durante a observação pude ver de perto a realidade do ensino nas escolas públicas. Um ensino onde a aluno é um simples copista. A professora apenas passava muitos exercícios no quadro e os alunos ficavam de 7 as 11 hs copiando. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Prática de alfabetização. pt_BR
dc.date.issued 1993-09-11
dc.description.abstract In view of the needs demanded by the Literacy Practice teacher, a descriptive report is needed that gives an overview of the activities that took place during the internship period. This report is part of the pedagogical activities carried out in the Literacy Practice internship at Escola Vitória Bezerra located in the São José neighborhood in Cajazeiras. During the work we can see how the pedagogical and ludopedagogy activities were elaborated and developed in a period of 12 school days that started on August 16th to September 3rd, where I worked as a teacher in a class of 1st Grade, which was made up of 25 students, with an age range of 7 (seven) to 12 (twelve) years. As for the level of learning of the class, most are in alphabetical. It was subdivided into four phases, namely: Observation, Characterization, classes and the recharacterization. I want to point out that the literacy student because he is at the beginning of his career deserves that the educator has above all a lot of didactics, knowledge, patience, and affection, because it is during this period that the student needs a lot of assistance to continue his career with more confidence to be a great citizen in the future. During the observation I was able to see closely the reality of teaching in public schools. A teaching where the student is a simple copyist. The teacher just spent a lot of exercises on the board and the students stayed from 7 to 11 am copying. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13909
dc.date.accessioned 2020-08-10T20:38:47Z
dc.date.available 2020-08-10
dc.date.available 2020-08-10T20:38:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Supervisão Escolar pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Escolas públicas pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject School Supervision pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Public Schools pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RICARTE, Regina Maria Holanda.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literacy practice. pt_BR
dc.identifier.citation RICARTE, Regina Maria Holanda. Prática de alfabetização. 1993. 78f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1993. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta