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A prática da Supervisão Educacional na Sede de uma Secretaria Municipal de Educação.

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dc.creator.ID MORAIS, V. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0868652975542281 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Idelsuite de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5231433017552287 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem como tema " A Prática da Supervisão Educacional na Sede de uma Secretaria Municipal de Educação”. Nossa pretensão é analisar dessa categoria profissional na realidade educativa e no contexto, sócio-eonômico-po1ítico da sociedade Brasileira. É sabido que a Supervisão tem sido objeto de críticas, tem sofrido dos poderes constituídos as mais diversas penalidades e tem, no desenrolar de sua existência, construído sua história. Nosso interesse em investigar a prática da supervisão a nível de sede, surgiu a partir das leituras, estudos e discussões realizadas em sala de aula, nas mais diversas disciplinas e particularmente em Princípios e Métodos de Supervisão Escolar, onde evidenciou-se a necessidade de aprofundar a questão da supervisão no atual contexto educacional, não só a nível de unidade escolar, mas a nível de sistema no âmbito da secretaria de educação. Na sociedade capitalista em que vivemos, a educação é um instrumento para entender aos interesses dos que detêm o poder e emanam as decisões, pouco preocupados com a educação das classes populares. Longe de um ser uma prática essencialmente neutra a serviço da elaboração o de um projeto de transformação social, a educação tem sido mediadora dos mecanismos de reprodução social, garantindo a permanência das contradições como indispensáveis à perpetuação do sistema. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A prática da Supervisão Educacional na Sede de uma Secretaria Municipal de Educação. pt_BR
dc.date.issued 1993-09-20
dc.description.abstract This paper has the theme "The Practice of Educational Supervision at the Headquarters of a Municipal Education Secretariat". Our intention is to analyze this professional category in the educational reality and in the socio-economic-political context of Brazilian society. It is known that Supervision has has been the object of criticism, has suffered from the powers constituted the most diverse penalties and has, in the course of its existence, built its history.Our interest in investigating the practice of supervision at the headquarters level, arose from the readings, studies and discussions carried out in the classroom, in the most diverse disciplines and particularly in Principles and Methods of School Supervision, where it became evident the need to deepen the issue of supervision in the current educational context, not only at the school unit level, but at the system level in the within the education secretariat.In the capitalist society in which we live, education is an instrument to understand the interests of those who hold the power and decisions emanate, little concerned with the education of the popular classes. Far from being an essentially neutral practice in the service of the elaboration or of a project of social transformation, education has been a mediator of the mechanisms of social reproduction, guaranteeing the permanence of contradictions as indispensable to the perpetuation of the system. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13913
dc.date.accessioned 2020-08-10T21:51:50Z
dc.date.available 2020-08-10
dc.date.available 2020-08-10T21:51:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Supervisão Escolar pt_BR
dc.subject Sociedade capitalista pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject School Supervision pt_BR
dc.subject Capitalist Society pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MORAIS, Valéria Pordeus.
dc.creator ANDRADE, Francimar Abrantes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The practice of Educational Supervision at the Headquarters of a Municipal Education Secretariat. pt_BR
dc.identifier.citation MORAIS, Valéria Pordeus; ANDRADE, Francimar Abrantes de. A Prática da Supervisão Educacional na Sede de uma Secretaria Municipal de Educação. 1993. 27f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1993. pt_BR


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