DSpace/Manakin Repository

“Maracatu não é par, é ímpar”: práticas culturais, representações e identidades no maracatu rural de Pernambuco (2000-2014).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BRITO, F. M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1813058439123510 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Marcos Antonio da.
dc.contributor.advisor2 LIMA, Marinalva Vilar de.
dc.contributor.advisor2ID LIMA, M. V. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/1606519856715259 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Giuseppe Roncalli Ponce Leon de.
dc.contributor.referee2 BATISTA, Mércia Rejane Rangel.
dc.description.resumo O maracatu é uma expressão cultural com presença significativa no estado de Pernambuco. Durante um longo período, as produções acerca do maracatu o enxergavam como expressão homogênea, cuja origem estava ligada às coroações de reis e rainhas congo. Propõe-se a analisar como as produções acadêmicas, a agência dos grupos e o poder público contribuíram para a construção de representações do maracatu, e, mais especificamente, do Maracatu Rural, pautadas num ideal de tradição. Até a obra de Guerra Peixe (1955), não se considerava que existiam grupos de maracatu com características distintas: o de baque virado (nação) e o de baque solto (rural); de maneira que o último fora considerado, por muito tempo, uma deturpação do primeiro. Por meio da abordagem qualitativa, recorreu-se ao uso do método da História Oral, com a realização de entrevistas com integrantes de grupos de Maracatu Rural de Pernambuco, além da análise de materiais produzidos pelo poder público, e dos estudos acadêmicos sobre o maracatu. A pesquisa possibilita compreender o Maracatu Rural enquanto tradição viva, ao colocar em questão conceitos como o de “identidade”, “tradição” e “autenticidade”, ao mesmo tempo em que dá voz aos representantes dos grupos, percorrendo os significados por eles atribuídos às suas práticas culturais e problematizando as relações entre os grupos e demais agentes culturais, considerando, sobretudo, as políticas públicas culturais no período de 2000 à 2014. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title “Maracatu não é par, é ímpar”: práticas culturais, representações e identidades no maracatu rural de Pernambuco (2000-2014). pt_BR
dc.date.issued 2020-06-15
dc.description.abstract Maracatu is a cultural expression with a significant presence in the state of Pernambuco. For a long time, productions about maracatu saw it as a homogeneous expression, whose origin was linked to the coronations of kings and queens congo. It is proposed to analyze how academic productions, group agency and public authorities contributed to the construction of representations of maracatu, and, more specifically, of Maracatu Rural, guided by an ideal of tradition. Until the work of Guerra Peixe (1955), groups of maracatu with different characteristics were not considered to exist: that of the baque virado (nation) and that of the loose baque (rural); so that the latter had long been considered a misrepresentation of the former. Through the qualitative approach, the use of the Oral History method was used, with interviews with members of Maracatu Rural groups from Pernambuco, in addition to the analysis of materials produced by the government, and academic studies on maracatu. The research makes it possible to understand Maracatu Rural as a living tradition, by calling into question concepts such as “identity”, “tradition” and “authenticity”, while giving voice to the representatives of the groups, covering the meanings attributed by them to the their cultural practices and problematizing the relations between groups and other cultural agents, considering, above all, public cultural policies in the period from 2000 to 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13915
dc.date.accessioned 2020-08-10T22:21:33Z
dc.date.available 2020-08-10
dc.date.available 2020-08-10T22:21:33Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject História Cultural pt_BR
dc.subject Maracatu Rural - Pernambuco - Brasil pt_BR
dc.subject Identidades pt_BR
dc.subject Representações pt_BR
dc.subject História e Tradição pt_BR
dc.subject Cultural History pt_BR
dc.subject Maracatu Rural - Pernambuco - Brazil pt_BR
dc.subject Identities pt_BR
dc.subject Representations pt_BR
dc.subject History and Tradition pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Fabelly Marry Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “Maracatu is not even, it is unique”: cultural practices, representations and identities in the rural maracatu of Pernambuco (2000-2014). pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, F. M. S. “Maracatu não é par, é ímpar”: práticas culturais, representações e identidades no maracatu rural de Pernambuco (2000-2014). 2020. 121 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13915 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta