dc.creator.ID |
MIRANDA, R. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6241694191326185 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LUCENA NETO, Marciano Henrique de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LUCENA NETO, M. H. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4809804711785369 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.referee3 |
SILVA, Thiago Pereira da. |
|
dc.description.resumo |
Por muitos anos os pesquisadores da área de ensino de ciências tem se preocupado em como
contextualizar o ensino de Química com a finalidade de despertar o interesse dos discentes e
dar mais significado aos conceitos vistos em sala de aula. Tem se buscado trabalhar os
conceitos em articulação com a realidade dos alunos expandindo as fronteiras existentes entre
a sala de aula e o seu dia-a-dia. Além disso, o uso de situações problemas reais, contribui na
efetividade do processo de ensino-aprendizagem. Assim, através desta perspectiva a
elaboração desta pesquisa direcionou-se da tentativa de conhecer e entender as influências da
educação ambiental em turmas do ensino médio, utilizando o problema do esvaziamento do
açude do Boqueirão do Cais e dos conhecimentos Químicos como facilitadores no
desenvolvimento cognitivo dos alunos. O projeto destinou-se aos alunos das turmas do
segundo e terceiro ano do Ensino Médio de uma escola publica da cidade de Cuité-PB e
desenvolveu-se por meio da utilização de uma sequência didática que incluiu aulas
expositivas, pesquisas em grupo, confecções de cartazes, aulas experimentais e discussões
sobre as atividades realizadas. Todas estas atividades foram apresentadas aos alunos
trabalhando e relacionando os conceitos químicos aos temas água, seca e estiagem através da
observa9ao do efeito do esvaziamento do Açude Boqueirão do Cais. Trata-se de uma pesquisa
ação de natureza qualitativa, onde foram aplicados questionários ao longo do
desenvolvimento da pesquisa e verificou-se, por meio destes e das observações realizadas,
que o trabalho alcanç0u os objetivos esperados e contribuiu para o desenvolvimento dos
alunos, uma vez que houve uma resposta direta no interesse dos alunos pela proposta de
ensino apresentada a eles. As atividades utilizadas promoveram o interesse e despertaram a
curiosidade cientifica dos alunos, o que tornou o processo de ensino-aprendizagem mais
atraente, elevando o interesse dos discentes pela química. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Análise de Traços e Química Ambiental |
pt_BR |
dc.title |
Efeito do esvaziamento do açude Boqueirão do Cais na cidade de Cuité - PB: avaliação de uma proposta didática para o ensino de química no contexto da educação básica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
For many years researchers in the field of science education have been concerned with how to
contextualize the teaching of chemistry in order to arouse the interest of the students and give
more meaning to the concepts seen in the classroom. We have tried to work the concepts in
articulation with the reality of the students by expanding the existing boundaries between the
classroom and their daily life. In addition, the use of real problem situations contributes to the
effectiveness of the teaching-learning process. Thus, through this perspective the elaboration
of this research was directed to the attempt to know and understand the influences of
environmental education in high school classes, using the problem of emptying the reservoir
of the Boqueirao do Cais and the chemical knowledge as facilitators in the cognitive
development of Students. The project was aimed at the students of the second and third year
high school classes of a public school in the city of Cuite-PB and developed through the use
of a didactic sequence that included lectures, group research. Posters, experimental classes
and discussions about the activities carried out. All these activities were presented to the
students working and relating the chemical concepts to water, drought and drought topics
through the observation of the effect of the drainage of the Boqueirao do Cais Dam. It is an
action research of a qualitative nature, where questionnaires were applied throughout the
development of the research and it was verified, through these and the observations made, that
the work reached the expected objectives and contributed to the development of the students,
a There was a direct response in the students' interest in the teaching proposal presented to
them. The activities used promoted the interest and awakened the scientific curiosity of the
students, which made the teaching-learning process more attractive, raising students' interest
in chemistry. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13998 |
|
dc.date.accessioned |
2020-08-12T14:46:13Z |
|
dc.date.available |
2020-08-12 |
|
dc.date.available |
2020-08-12T14:46:13Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Proposta didática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Água |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching of Chemistry |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic Proposal |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject |
Water |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la química |
|
dc.subject |
Propuesta didáctica |
|
dc.subject |
Educación ambiental |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MIRANDA, Rafael Fonseca. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Effect of the emptying of the Boqueirão do Cais reservoir in the city of Cuité - PB: evaluation of a didactic proposal for teaching chemistry in the context of basic education. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Efecto del vaciado del embalse de Boqueirão do Cais en la ciudad de Cuité - PB: evaluación de una propuesta didáctica para la enseñanza de la química en el contexto de la educación básica. |
|
dc.identifier.citation |
MIRANDA, Rafael Fonseca. Efeito do esvaziamento do açude Boqueirão do Cais na cidade de Cuité - PB: avaliação de uma proposta didática para o ensino de química no contexto da educação básica. 2017. 80 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Durante muchos años, los investigadores en el campo de la enseñanza de las ciencias se han preocupado por cómo contextualizar la enseñanza de la química con el fin de despertar el interés de los estudiantes y dar más sentido a los conceptos vistos en el aula. Se ha buscado trabajar los conceptos en articulación con la realidad de los alumnos, ampliando las fronteras existentes entre el aula y su día a día. Además, el uso de situaciones problema reales contribuye a la eficacia del proceso de enseñanza-aprendizaje. Así, a través de esta perspectiva, la elaboración de esta investigación se dirigió a la tentativa de conocer y comprender las influencias de la educación ambiental en las clases de la enseñanza media, utilizando el problema del vaciado del embalse de Boqueirão do Cais y los conocimientos químicos como facilitadores en el desarrollo cognitivo de niños estudiantes El proyecto fue dirigido a estudiantes de segundo y tercer año de clases de bachillerato de una escuela pública de la ciudad de Cuité-PB y se desarrolló mediante el uso de una secuencia didáctica que incluyó conferencias, investigaciones grupales, carteles, clases experimentales y discusiones. sobre las actividades realizadas. Todas estas actividades fueron presentadas a los estudiantes trabajando y relacionando conceptos químicos con los temas de agua, sequía y sequía a través de la observación del efecto del vaciado del Embalse de Boqueirão do Cais. Se trata de una investigación acción de carácter cualitativo, donde se aplicaron cuestionarios a lo largo del desarrollo de la investigación y se comprobó, a través de estos y de las observaciones realizadas, que el trabajo logró los objetivos esperados y contribuyó al desarrollo de los estudiantes, ya que hubo una respuesta directa en el interés de los estudiantes por la propuesta didáctica que se les presentó. Las actividades utilizadas promovieron el interés de los estudiantes y despertaron la curiosidad científica, lo que hizo más atractivo el proceso de enseñanza-aprendizaje, aumentando el interés de los estudiantes por la química. |
|