DSpace/Manakin Repository

Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LIMA, Idelsuite de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, I. S.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5231433017552287
dc.description.resumo A educação em toda trajetória tem sofrido influências político-econômico-ideológicas centralizando as decisões educacionais nas mãos de poucos, para satisfazer tais interesses desenvolveu durante muito tempo uma prática voltada para os aspectos técnicos – burocráticos em que o controle era a principal estratégia assegurado assim o papel reprodutor da sociedade brasileira. Sendo assim, fica fácil entender por que a Supervisão a nível local também tem seguido o caminho de reprodutora do sistema. Podemos confirmar tal afirmação através das monografias produzidas pelas alunas concluintes dos períodos 92.1 e 93.1 da UFCG - V - Cajazeiras/PB, onde demostram que os supervisores entrevistados declaram exercer múltiplas funções, tendo o trabalho da Supervisão um caráter fiscalizador. A referida pesquisa realizada com os Supervisores que atuam na 9° e 10° Regiões de Ensino da Paraíba e nas Secretarias Municipais da Educação e Sousa e Cajazeiras, configurou a ação supervisora e indicou pontos que podem ser objeto de um plano de intervenção na busca coletiva para superação de alguns problemas que atingem a educação e que podem ser trabalhados pelo Supervisor. Dentre vários pontos existentes na prática cotidiano a da Supervisão, destaca-se a forma como é trabalhado Currículo e por extenso e Planejamento de Ensino no âmbito da escolas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. pt_BR
dc.date.issued 1994-03
dc.description.abstract Education throughout its trajectory has suffered political-economic-ideological influences, centralizing educational decisions in the hands of a few, in order to satisfy such interests it has for a long time developed a practice focused on technical aspects - bureaucratic in which control was the main strategy ensured thus reproductive role of Brazilian society. Therefore, it is easy to understand why Supervision at the local level has also followed the path of reproducing the system. We can confirm this statement through the monographs produced by the concluding students of periods 92.1 and 93.1 of UFCG - V - Cajazeiras / PB, where they demonstrate that the interviewed supervisors declare to exercise multiple functions, with the work of Supervision having a supervisory character. The aforementioned research carried out with the Supervisors working in the 9th and 10th Teaching Regions of Paraíba and in the Municipal Secretariats of Education and Sousa and Cajazeiras, configured the supervisory action and indicated points that can be the object of an intervention plan in the collective search to overcome some problems that affect education and that can be addressed by the Supervisor. Among several points that exist in everyday practice, that of Supervision, the way the Curriculum is worked out and in full and Teaching Planning within schools is highlighted. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14033
dc.date.accessioned 2020-08-12T20:31:56Z
dc.date.available 2020-08-12
dc.date.available 2020-08-12T20:31:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Supervisão Escolar pt_BR
dc.subject Supervisores pt_BR
dc.subject Planejamento de ensino pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject School Supervision pt_BR
dc.subject Supervisors pt_BR
dc.subject Teaching Planning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEIXOTO, Cláudia Katiany de Alencar Brasil.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Curricular planning: a study proposal with the supervisors of Sousa and Cajazeiras. pt_BR
dc.identifier.citation PEIXOTO, Cláudia Katiany de Alencar Brasil. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. 1994. 31f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta