DSpace/Manakin Repository

As tecnologias da informação e comunicação no ensino e aprendizagem de modelos aleatórios: percolação e modelo de ising.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, D. M. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9502411491585338 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.
dc.contributor.advisor1ID ATAÍDE, J. S. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 pt_BR
dc.contributor.advisor2 SOARES, Danyel Judson Bezerra.
dc.contributor.advisor2ID SOARES, D.J.B. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/2250817078366801 pt_BR
dc.contributor.referee3 NETO, Jose de Miranda Henriques.
dc.contributor.referee4 FREITAS, Heron Neves de.
dc.description.resumo Muitas das maneiras de ensinar atualmente não se justificam mais, pois perde-se muito tempo, aprende-se muito pouco e desmotiva-se continuamente. Ensinar e aprender exige muito mais flexibilidade de espaço, tempo, pessoal, grupos e de processos mais abertos de pesquisa e de comunicação. A educação de qualidade e o mais novo desafio, pois tem como meta a formação de um cidadão crítico e reflexivo. Diante desses espaços mais abertos, apresentamos as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, permitindo a realização de atividades inovadoras na educação. No meio das TICs, abordaremos de maneira mais intensa a utilização das simulações computacionais em linguagem JAVA como ferramenta de mediação do processo de ensino e aprendizagem de Modelos Aleatórios: percolação e modelo de Ising. Para a compreensão desses modelos, abordamos a teoria, evidenciando os conceitos e comportamentos. As simulações utilizadas neste trabalho são essenciais para compreensão de percolação e modelo de Ising, uma vez que não se tem soluções analíticas. Baseado nestes aspectos e ainda no interesse de utilizarmos uma ferramenta das TICs, apropriamos e utilizamos as simulações como "experimentos", visando comparar os valores teóricos com os obtidos nas simulações, bem como o seu comportamento, frisando de maneira mais intensa que sem as simulações computacionais não obtém-se resultados. Antes da utilização deste "experimento", os conhecimentos sobre percolação e modelo de Ising eram simples e teóricos, não conseguindo assegurar o processo de ensino e aprendizagem da teoria como caráter isolado deste processo. Assim, a união de teoria e pratica "experimental" puderam proporcionar através deste trabalho, aspectos relevantes na construção do conhecimento e de um processos de ensino e aprendizagem eficiente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física pt_BR
dc.title As tecnologias da informação e comunicação no ensino e aprendizagem de modelos aleatórios: percolação e modelo de ising. pt_BR
dc.date.issued 2011-12-06
dc.description.abstract Many ways to teach today are no longer justified. This is because a long time is wasted, one learns very little, and people are continuously discouraged. Teaching and learning demands much more flexibility of space, time, personnel, groups and a more opened process of research and communication. Quality education is the newest challenge; it has as its goal the formation of a critical and reflective citizen. Within these more opened spaces, we present the Information and Communication Technologies (ICTs) as tools to support the teaching and learning process, allowing innovative activities in education. In the ICTs we approach more intensively the use of computer simulations in the Java language as a tool to mediate the process of teaching and learning of Random Models: percolation and Ising model. To understand these models, we discuss the theory, showing the concepts and behavior. The simulations used in this work are essential to the comprehension of percolation and Ising model, since there are no analytical solutions. Based on these aspects and also in the interest of using an ICT tool, we appropriate and use the simulations as "experiments" in order to compare the theoretical values with those obtained in the simulations, as well as their behavior, emphasizing that without the computational simulations, results are not obtained. Before using this "experiment", the knowledge of percolation and Ising model were simple and theoretical, failing to ensure the process of teaching and learning of this theory as an isolated character of this process. Thus, the union of theory and 'experimental' practice were able to provide through this work relevant aspects in the construction of knowledge and of a process of effective teaching and learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14073
dc.date.accessioned 2020-08-13T16:51:35Z
dc.date.available 2020-08-13
dc.date.available 2020-08-13T16:51:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Simulação pt_BR
dc.subject Percolação pt_BR
dc.subject Modelo de Ising pt_BR
dc.subject Teaching and learning pt_BR
dc.subject Simulation pt_BR
dc.subject Percolation pt_BR
dc.subject Ising model pt_BR
dc.subject Enseñanza y aprendizaje
dc.subject Simulación
dc.subject Percolación
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Desiane Maiara Gomes dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Information and communication technologies in the teaching and learning of random models: percolation and ising model. pt_BR
dc.title.alternative Las tecnologías de la información y la comunicación en la enseñanza y el aprendizaje de modelos aleatorios: modelo de percolación y ising.
dc.identifier.citation SANTOS, Desiane Maiara Gomes dos. As tecnologias da informação e comunicação no ensino e aprendizagem de modelos aleatórios: percolação e modelo de ising. 2011. 77 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. pt_BR
dc.description.resumen Muchas de las formas de enseñar hoy en día ya no se justifican, porque se pierde mucho tiempo, se aprende muy poco y la gente se desalienta continuamente. La enseñanza y el aprendizaje requieren mucha más flexibilidad en términos de espacio, tiempo, personal, grupos y procesos de investigación y comunicación más abiertos. La educación de calidad es el reto más nuevo, pues tiene como meta la formación de un ciudadano crítico y reflexivo. Ante estos espacios más abiertos, presentamos las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) como herramientas de apoyo al proceso de enseñanza y aprendizaje, que permitan realizar actividades innovadoras en la educación. En medio de las TIC, abordaremos con mayor intensidad el uso de simulaciones informáticas en lenguaje JAVA como herramienta de mediación en el proceso de enseñanza y aprendizaje de los Modelos Aleatorios: percolación y modelo Ising. Para comprender estos modelos, nos acercamos a la teoría, destacando los conceptos y comportamientos. Las simulaciones utilizadas en este trabajo son fundamentales para comprender la percolación y el modelo de Ising, ya que no existen soluciones analíticas. Con base en estos aspectos y aún en el interés de utilizar una herramienta TIC, nos apropiamos y utilizamos las simulaciones como "experimentos", con el objetivo de comparar los valores teóricos con los obtenidos en las simulaciones, así como su comportamiento, enfatizando en un manera más intensa que sin las simulaciones, no se obtienen resultados computacionales. Antes de utilizar este “experimento”, el conocimiento sobre la percolación y el modelo de Ising era simple y teórico, no pudiendo garantizar el proceso de enseñanza y aprendizaje de la teoría como carácter aislado de este proceso. Así, la unión de la teoría y la práctica “experimental” podría brindar, a través de este trabajo, aspectos relevantes en la construcción del conocimiento y un proceso de enseñanza y aprendizaje eficiente.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta