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A ideologia de gênero e a sua aplicação no ensino infantil no município de Cajazeiras-PB.

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dc.creator.ID GOUVEIA, D. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7025957672170501 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Iarley Pereira de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, I. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4807084821322353 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho monográfico carrega como tema: “A Ideologia de Gênero e sua Relação no Ensino Infantil do Município de Cajazeiras/PB”. A problemática perquirida nesta monografia é a de saber quais os impactos sociais e legais para a fomentação/inclusão da “Ideologia de Gênero” no ensino infantil, no município de Cajazeiras/PB. Apresenta-se nesta problemática a importância de melhor discutir e avaliar a inserção no ensino básico neste município, de diretrizes na perspectiva da Identidade de Gênero, tendo em vista o conflito existente entre o direito subjetivo ao ensino, garantido na Constituição Federal de 1988 e, também ao direito resguardado pela mesma Carta Magna, às famílias na participação direta no ensino das crianças. O objetivo geral é de analisar o processo Legal de implantação na Base Nacional Comum Curricular – BNCC nas questões que envolvam a chamada “Ideologia de Gênero” ou “Identidade de Gênero”, no município de Cajazeiras/PB. Por outro lado, os objetivos específicos são: Identificar quais os impactos Legais que essa proposta traz a luz da Constituição Federal de 1988; examinar o impacto Legal que isso traz na sociedade de Cajazeiras diante da Lei municipal nº 2.329 de 2015 que regulamentou o Plano Municipal de Educação – PME; entender a relação desta nova Lei com a segurança jurídico social no ensino básico desta cidade. Ao desenvolver esta pesquisa, optou-se pelo método de abordagem dialético. Quanto ao método de procedimento, o método adotado é o comparativo e quanto à forma de abordagem do problema a modalidade utilizada é a qualitativa. Quanto a natureza, esta pesquisa é aplicada. Quanto aos objetivos gerais é explicativa. Quanto ao procedimento técnico, adotou-se o bibliográfico-documental, com trato direto e indireto das fontes, pois elaborado a partir de leis, livros, internet e artigos de periódicos, com análise de conteúdo. Estruturalmente, a monografia está dividida em três capítulos. No capítulo primeiro, estará em comento um levantamento histórico do surgimento do termo “Identidade de Gênero” e “Ideologia de Gênero” desde as lutas feministas na década de 1960, bem como do movimento LGBT, influenciadas por aquela, já na década de 1970. No segundo capítulo, será abordada uma análise das Ideologias de Gênero no ordenamento pátrio do município de cajazeirense, tais como a própria Constituição Federal de 1988 (como lei suprema), a BNCC e por fim o PME que foi fundamentada sob a égide da lei municipal nº 2.329 de 2015. Finalmente, no terceiro capítulo, buscará uma compreensão a luz do ordenamento pátrio no sentido de garantir ao menor, através do ensino, o princípio do melhor interesse da criança. Perceber que, uma inserção com esta magnitude no ensino básico, deve haver uma comprovação científica e social, sob o aspecto de se projetar uma perspectiva do futuro, quanto aos resultados advindo delas, sem a qual poderá acarretar um dano irreparável às crianças a ela submetida. Não se trata, portanto, de uma oposição por si só, baseado unicamente na intolerância, o que resta claramente refutado no objetivo desta pesquisa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Direito
dc.title A ideologia de gênero e a sua aplicação no ensino infantil no município de Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14123
dc.date.accessioned 2020-08-14T13:21:29Z
dc.date.available 2020-08-14
dc.date.available 2020-08-14T13:21:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ideologia de Gênero
dc.subject Implantação na Base Nacional Comum Curricular
dc.subject Inserção no Ensino Médio
dc.subject Críticas à Inserção
dc.subject Município de Cajazeiras/PB
dc.subject Idéologie de Genre
dc.subject Mise en Ouvre à la Base Curriculaire Commune Nationale
dc.subject Insertion au Lycée
dc.subject Critique de l'Insertion
dc.subject Commune de Cajazeiras/PB
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOUVEIA, Daniel Moura.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative L'idéologie du genre et son application dans l'éducation de la petite enfance dans la commune de Cajazeiras - PB pt_BR
dc.identifier.citation GOUVEIA, Daniel Moura. A ideologia de gênero e a sua aplicação no ensino infantil no município de Cajazeiras-PB. 2018 . 50fl. . – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito). Centro de Ciências Jurídicas Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resume Ce mémoire présente comme sujet: “L’Idéologie du Genre et son Rapport dans l’Enseignment Primaire dans la ville de Cajazeiras - Paraiba”. La problémátique explorée dans ce mémoire est lié aux impactes sociaux et legaux issues de l’inclusion de “L’idéologia du Genre” dans l’enseignement primaire, dans la ville de Cajazeiras - Paraíba. Sur cette problématique est presenté l’importance d’une solide discussion et la nécéssité d’évaluer l’insertion du sujet d’identité de genre dans l’enseignement primaire, tout en tenant em compte le droit subjetif à l’enseignement, tout comme le droit assuré, dans la Constitution Fédérale de 1988, aux familles de participer directement en ce qui concern à l’enseignement de leurs enfants. L’objetif général de ce mémoire consist à analyser le processus Légal de la mise en oeuvre de la Base Nationale Curriculaire Commum – BNCC sur des questions concernantes à “l’idéolgie du genre” ou “d’identité de genre” dans la ville de Cajazeiras. De l’autre côté, les objectifs espéficiques consistent à: identifier les impactes Légaux que cette proposition aporte à la lumière de la Constitution Fédérale de 1988; Examiner l’impact Légal engendré dans la societé de Cajazeiras après la réglementation du Plan Municipal d’Education – PME, selon la loi nº 2.329 de 2015; Comprendre la relation de cette nouvelle loi avec la securité juridique social dans l’enseignement secondaire de cette ville. Le dévélopment de cette recherche a été basé sur la méthode dialectique. Quant à la méthode de procédure, la méthode comparative a été adopé. Quant à la forme d’aborder le problème la méthode qualitative a été choisie. Quant à la nature, c’est de la recherche appliquée. Quant aux objectifs generaux est explicative. Quanto aux procédures téchniques la méthode bibliographique documentaire, en traitant direct et indirectement les références/sources avec analyse de contenu, elaborées à partir des lois, des livres, d’articles de revue e de l’internet. Estructuralement ce mémoire a été divisé en trois chapitres. Dans le premier chapitre est presenté le contexte historique de la naissance des termes “l’Identité de Genre” et “l’Idéologie du Genre” à partir des luttes féministes des années 1960, tout comme du mouvement LGBT. Dans le deuxiéme chapitre est presenté une analyse des Idéologies du Genre dans la ville de Cajazeiras selon la Constitution Fédérale de 1988, la BNCC et, finalmente, la loi municipale nº 2.329 de 2015.Finalement, dans le troisiéme chapitre est presenté un raisonement à la lumière de la loi brésilienne en ce qui concern les droits de l’enfant et, particulierement, dans l’enseignment primaire. L’impact de l’insertion de “l’Idéologie du Genre” ou “d’Identité de Genre” sans une comprovation scientifique et social répandue pourra engendrer des malefices démesurés dans l’avenir de ces enfants. Par contre, il est impératif de refuser toute oposition au sujet basé uniquement sur des prejugés – ce qui n’est clairement pas l’objet de ce travail. pt_BR


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