dc.creator.ID |
GOUVEIA, D. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7025957672170501 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Iarley Pereira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, I. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4807084821322353 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho monográfico carrega como tema: “A Ideologia de Gênero e
sua Relação no Ensino Infantil do Município de Cajazeiras/PB”. A problemática
perquirida nesta monografia é a de saber quais os impactos sociais e legais para a
fomentação/inclusão da “Ideologia de Gênero” no ensino infantil, no município de
Cajazeiras/PB. Apresenta-se nesta problemática a importância de melhor discutir e
avaliar a inserção no ensino básico neste município, de diretrizes na perspectiva da
Identidade de Gênero, tendo em vista o conflito existente entre o direito subjetivo ao
ensino, garantido na Constituição Federal de 1988 e, também ao direito resguardado
pela mesma Carta Magna, às famílias na participação direta no ensino das crianças.
O objetivo geral é de analisar o processo Legal de implantação na Base Nacional
Comum Curricular – BNCC nas questões que envolvam a chamada “Ideologia de
Gênero” ou “Identidade de Gênero”, no município de Cajazeiras/PB. Por outro lado,
os objetivos específicos são: Identificar quais os impactos Legais que essa proposta
traz a luz da Constituição Federal de 1988; examinar o impacto Legal que isso traz na
sociedade de Cajazeiras diante da Lei municipal nº 2.329 de 2015 que regulamentou
o Plano Municipal de Educação – PME; entender a relação desta nova Lei com a
segurança jurídico social no ensino básico desta cidade. Ao desenvolver esta
pesquisa, optou-se pelo método de abordagem dialético. Quanto ao método de
procedimento, o método adotado é o comparativo e quanto à forma de abordagem do
problema a modalidade utilizada é a qualitativa. Quanto a natureza, esta pesquisa é
aplicada. Quanto aos objetivos gerais é explicativa. Quanto ao procedimento técnico,
adotou-se o bibliográfico-documental, com trato direto e indireto das fontes, pois
elaborado a partir de leis, livros, internet e artigos de periódicos, com análise de
conteúdo. Estruturalmente, a monografia está dividida em três capítulos. No capítulo
primeiro, estará em comento um levantamento histórico do surgimento do termo
“Identidade de Gênero” e “Ideologia de Gênero” desde as lutas feministas na década
de 1960, bem como do movimento LGBT, influenciadas por aquela, já na década de
1970. No segundo capítulo, será abordada uma análise das Ideologias de Gênero no
ordenamento pátrio do município de cajazeirense, tais como a própria Constituição
Federal de 1988 (como lei suprema), a BNCC e por fim o PME que foi fundamentada
sob a égide da lei municipal nº 2.329 de 2015. Finalmente, no terceiro capítulo,
buscará uma compreensão a luz do ordenamento pátrio no sentido de garantir ao
menor, através do ensino, o princípio do melhor interesse da criança. Perceber que,
uma inserção com esta magnitude no ensino básico, deve haver uma comprovação
científica e social, sob o aspecto de se projetar uma perspectiva do futuro, quanto aos
resultados advindo delas, sem a qual poderá acarretar um dano irreparável às
crianças a ela submetida. Não se trata, portanto, de uma oposição por si só, baseado
unicamente na intolerância, o que resta claramente refutado no objetivo desta
pesquisa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Direito |
|
dc.title |
A ideologia de gênero e a sua aplicação no ensino infantil no município de Cajazeiras-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14123 |
|
dc.date.accessioned |
2020-08-14T13:21:29Z |
|
dc.date.available |
2020-08-14 |
|
dc.date.available |
2020-08-14T13:21:29Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ideologia de Gênero |
|
dc.subject |
Implantação na Base Nacional Comum Curricular |
|
dc.subject |
Inserção no Ensino Médio |
|
dc.subject |
Críticas à Inserção |
|
dc.subject |
Município de Cajazeiras/PB |
|
dc.subject |
Idéologie de Genre |
|
dc.subject |
Mise en Ouvre à la Base Curriculaire Commune Nationale |
|
dc.subject |
Insertion au Lycée |
|
dc.subject |
Critique de l'Insertion |
|
dc.subject |
Commune de Cajazeiras/PB |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOUVEIA, Daniel Moura. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
L'idéologie du genre et son application dans l'éducation de la petite enfance dans la commune de Cajazeiras - PB |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOUVEIA, Daniel Moura. A ideologia de gênero e a sua aplicação no ensino infantil no município de Cajazeiras-PB. 2018 . 50fl. . – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito). Centro de Ciências Jurídicas Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2018. |
pt_BR |
dc.description.resume |
Ce mémoire présente comme sujet: “L’Idéologie du Genre et son Rapport dans
l’Enseignment Primaire dans la ville de Cajazeiras - Paraiba”. La problémátique
explorée dans ce mémoire est lié aux impactes sociaux et legaux issues de l’inclusion
de “L’idéologia du Genre” dans l’enseignement primaire, dans la ville de Cajazeiras -
Paraíba. Sur cette problématique est presenté l’importance d’une solide discussion et
la nécéssité d’évaluer l’insertion du sujet d’identité de genre dans l’enseignement
primaire, tout en tenant em compte le droit subjetif à l’enseignement, tout comme le
droit assuré, dans la Constitution Fédérale de 1988, aux familles de participer
directement en ce qui concern à l’enseignement de leurs enfants. L’objetif général de
ce mémoire consist à analyser le processus Légal de la mise en oeuvre de la Base
Nationale Curriculaire Commum – BNCC sur des questions concernantes à “l’idéolgie
du genre” ou “d’identité de genre” dans la ville de Cajazeiras. De l’autre côté, les
objectifs espéficiques consistent à: identifier les impactes Légaux que cette proposition
aporte à la lumière de la Constitution Fédérale de 1988; Examiner l’impact Légal
engendré dans la societé de Cajazeiras après la réglementation du Plan Municipal
d’Education – PME, selon la loi nº 2.329 de 2015; Comprendre la relation de cette
nouvelle loi avec la securité juridique social dans l’enseignement secondaire de cette
ville. Le dévélopment de cette recherche a été basé sur la méthode dialectique. Quant
à la méthode de procédure, la méthode comparative a été adopé. Quant à la forme
d’aborder le problème la méthode qualitative a été choisie. Quant à la nature, c’est de
la recherche appliquée. Quant aux objectifs generaux est explicative. Quanto aux
procédures téchniques la méthode bibliographique documentaire, en traitant direct et
indirectement les références/sources avec analyse de contenu, elaborées à partir des
lois, des livres, d’articles de revue e de l’internet. Estructuralement ce mémoire a été
divisé en trois chapitres. Dans le premier chapitre est presenté le contexte historique
de la naissance des termes “l’Identité de Genre” et “l’Idéologie du Genre” à partir des
luttes féministes des années 1960, tout comme du mouvement LGBT. Dans le
deuxiéme chapitre est presenté une analyse des Idéologies du Genre dans la ville de
Cajazeiras selon la Constitution Fédérale de 1988, la BNCC et, finalmente, la loi
municipale nº 2.329 de 2015.Finalement, dans le troisiéme chapitre est presenté un
raisonement à la lumière de la loi brésilienne en ce qui concern les droits de l’enfant
et, particulierement, dans l’enseignment primaire. L’impact de l’insertion de “l’Idéologie
du Genre” ou “d’Identité de Genre” sans une comprovation scientifique et social
répandue pourra engendrer des malefices démesurés dans l’avenir de ces enfants.
Par contre, il est impératif de refuser toute oposition au sujet basé uniquement sur des
prejugés – ce qui n’est clairement pas l’objet de ce travail. |
pt_BR |