Repositorio Dspace/Manakin

Critérios da hermenêutica ricoeuriana para aplicabilidade na interpretação de textos nas aulas de filosofia no ensino médio.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID SILVA, F. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1726351596284793 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Ricardo Leon.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, R. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1187815852022965 pt_BR
dc.contributor.referee1 GONZAGA, Solange Maria Norjosa.
dc.contributor.referee2 VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.
dc.description.resumo Como praticamente a aula de Filosofia no Ensino Médio consiste numa aula expositiva, a relação entre professor e o aluno, entre aquele que “explica” e aquele que “compreende” sugere a busca de algo em comum: interpretar o texto. Por certo, o primeiro e mais elementar trabalho de interpretação é captar aquilo que o autor se propôs ao escrever determinado texto. Por esta razão, buscamos investigar quais são as contribuições de uma hermenêutica no Ensino Médio, tendo como finalidade a busca dessa “ferramenta”, para auxiliar o professor de filosofia em sua prática pedagógica na sala de aula e que ele possa oferecê-la também para seu alunado, proporcionando-lhes um meio de compreender a eles mesmos e o mundo em que estão inseridos: pois o papel da hermenêutica e sua contribuição para a vida dos alunos é a de auxiliá-los na compreensão da realidade em que vivem, assim como, possam desenvolver uma melhor vivência em sociedade, ou seja, na construção de relações humanas que possibilitem valores de tolerância, justiça, solidariedade, respeito aos direitos humanos, a fim de promover a pluralidade de pensamentos e a cultura de paz. Sendo assim, nos ocuparemos como fundamento para nossa investigação do problema de interpretação e compreensão textual nas aulas de Filosofia, no Ensino Médio, na Escola Estadual Professora Herondina Caldas, localizada na cidade de Serra Caiada – RN. Para o desenvolvimento de nossa pesquisa, tomamos como referencial teórico a proposta hermenêutica do filósofo Paul Ricoeur, especificamente no capítulo 2 de sua obra Del Texto a la Accion: Ensayos de Hermeneutica II. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Filosofia pt_BR
dc.title Critérios da hermenêutica ricoeuriana para aplicabilidade na interpretação de textos nas aulas de filosofia no ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2019-10-31
dc.description.abstract As practically the High School Philosophy class consists of an expository class, the relationship between teacher and student, between the one who "explains" and the one who "understands" suggests the search for something in common: to interpret the text. To be sure, the first and most elementary work of interpretation is to grasp what the author proposed in writing a particular text. For this reason, we seek to investigate what are the contributions of a hermeneutic in high school, aiming at the search for this “tool”, to help the philosophy teacher in his pedagogical practice in the classroom and that he can also offer it to their students, providing them with a means of understanding themselves and the world in which they operate: because the role of hermeneutics and its contribution to the lives of students is to help them understand the reality in which they live, as well as to develop a better experience in society, that is, in the construction of human relationships that enable values of tolerance, justice, solidarity, respect for human rights, in order to promote plurality of thoughts and a culture of peace. Therefore, we will focus on our investigation of the problem of interpretation and textual comprehension in the Philosophy classes, in the High School, at the Professor Herondina Caldas State School, located in the city of Serra Caiada - RN. For the development of our research, we take as theoretical reference the hermeneutic proposal of the philosopher Paul Ricoeur, specifically in chapter 2 of his work Del Texto a la Accion: Ensayos de Hermeneutica II. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14147
dc.date.accessioned 2020-08-14T21:22:04Z
dc.date.available 2020-08-14
dc.date.available 2020-08-14T21:22:04Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Hermenêutica pt_BR
dc.subject Filosofia – Estudo e Ensino pt_BR
dc.subject Filosofia no Ensino Médio pt_BR
dc.subject Hermenêutica Ricoeuriana pt_BR
dc.subject Mundo do Texto pt_BR
dc.subject Hermeneutics pt_BR
dc.subject Philosophy - Study and Teaching pt_BR
dc.subject Philosophy in High School pt_BR
dc.subject Ricoeurian Hermeneutics pt_BR
dc.subject Text World pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Fagner Veloso da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Criteria of ricoeurian hermeneutics for applicability in the interpretation of texts in philosophy classes in high school. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, F. V. da. Critérios da hermenêutica ricoeuriana para aplicabilidade na interpretação de textos nas aulas de filosofia no ensino médio. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14147 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta