dc.creator.ID |
BARBOSA, D. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9838142675592188 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAVALCANTE NETO, F. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4641855432861816 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SÁ, Carolina Figueiredo de. |
|
dc.contributor.referee2 |
DINIZ, Paulo César Oliveira. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.barbosa |
|
dc.description.resumo |
Partimos da premissa que discutir a questão agrária é um elemento central para entendermos muitas das nossas desigualdades econômicas e sociais, e que o Ensino de Sociologia é potencialmente um campo que possibilita esta discussão. Neste trabalho, buscamos a partir da concepção materialista dialética marxista, problematizarmos o ensino de Sociologia em Monteiro-PB no sentido de compreendermos como nele se configura a questão agrária tão presente nesse município. Se a mesma é contemplada nos currículos dos cursos que formam professores para atuarem na região, como também nos planejamentos dos professores que lecionam a Sociologia no Ensino Médio do referido município. Para tanto, buscamos investigar quatro escolas da rede pública de ensino, sendo elas: o Instituto Federal de Educação da Paraíba – Campus Monteiro, Escola Cidadã Integral Técnica “José Leite de Souza”, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Miguel Santa Cruz” e Escola Estadual de Ensino Médio “Bento Tenório de Sousa” - Escola do Campo. Nas considerações finais pudemos apontar nossos resultados, os quais indicam que a presença da questão agrária não tem sido levada em consideração em nenhuma esfera do planejamento, tanto dos documentos escolares, como na elaboração das aulas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.program |
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Sociologia. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A questão agrária no Município de Monteiro – PB: problematizações no ensino de Sociologia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-07-17 |
|
dc.description.abstract |
The discussion about the agrarian issue is a central point to understand many of our
economic and social differences and, the Sociology teaching is, potentially, an open
area to bring this subject up for discussion. This capstone, from the Marxism dialectical
materialist conception, discusses the Sociology teaching in Monteiro-PB, focusing on
understanding how the agrarian issue happens there once it is a big deal in the area.
If there is Sociology in the curriculum on the training that the teachers need to complete
to be able to work in this area and also if it is on the Sociology teacher’s planning in
the High School in this town. Therefore, we sought to inquire about four public schools,
they are: Federal Institute of Education in Paraíba, in Monteiro, Integral Technical
Citizen School José Leite de Souza, Public High School Miguel Santa Cruz and Public
High School Bento Tenório de Sousa – Field School. As final consideration we pointed
out our outcome, showing the agrarian issue is not being considered at any level of the
planning, even on the school’s documents as on the class’s planning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14177 |
|
dc.date.accessioned |
2020-08-17T13:32:23Z |
|
dc.date.available |
2020-08-17 |
|
dc.date.available |
2020-08-17T13:32:23Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Questão agrária - Monteiro - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Materialismo dialético - Karl Marx |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia rural |
pt_BR |
dc.subject |
Transposição do Rio São Francisco |
pt_BR |
dc.subject |
Sesmarias - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Povoamento da Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Agrarian issue |
pt_BR |
dc.subject |
Cuestión agraria |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de La Sociología |
pt_BR |
dc.subject |
Antônio de Oliveira Ledo - História da Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Povos originários - Cariri Paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
História do Cariri Paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Paraibano - povos originários |
pt_BR |
dc.subject |
Educação agrária |
pt_BR |
dc.subject |
Ocupação do Cariri |
pt_BR |
dc.subject |
Colonização da Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
MOnteiro - PB - Povoamento |
pt_BR |
dc.subject |
Sociología rural |
pt_BR |
dc.subject |
Rural sociology |
pt_BR |
dc.subject |
Transposition of the São Francisco River |
pt_BR |
dc.subject |
Transposición del río São Francisco |
pt_BR |
dc.subject |
Original peoples - Cariri Paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
Pueblos originarios - Cariri Paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
Asentamiento del Estado de Paraíba - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Settlement of the State of Paraíba - Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Agrarian education |
pt_BR |
dc.subject |
Educación agraria |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARBOSA, Dione Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The agrarian issue in the Municipality of Monteiro - PB: problematization in the teaching of Sociology. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
El tema agrario en el Municipio de Monteiro - PB: problematización en la enseñanza de la Sociología. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARBOSA, Dione Pereira. A questão agrária no Município de Monteiro – PB: problematizações no ensino de Sociologia. 2020. 249f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14177 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Comenzamos de la premisa que discutir la cuestión agraria es un elemento central
para entender muchas de nuestras desigualdades económicas y sociales, que la
enseñanza de la sociología es potencialmente un campo que posibilita esta discusión.
En este trabajo buscamos desde la concepción materialista dialéctica marxista
cuestionarnos la enseñanza de la Sociología en Monteiro-PB, en el sentido de
comprender como en él se configura la cuestión agraria tan presente en este
municipio. Si la misma está presente en los planes de estudio de los cursos que
forman profesores para trabajar en la región y también en la planificación de
profesores que imparten sociología en la enseñanza media de este municipio. Por
tanto, buscamos investigar cuatro escuelas del sistema público, siendo ellas; el
Instituto Federal de Educación de Paraíba - Campus Monteiro, Escuela Técnica
Integral Ciudadana “José Leite de Souza”, Escuela Estatal de Enseñanza Básica y
Media "Miguel Santa Cruz" y Escuela Estatal de Enseñanza Media "Bento Tenório de
Sousa" - Escuela del Campo. En las consideraciones finales pudimos señalar nuestros
resultados, los cuales indican que la presencia de la cuestión agraria no se ha tenido
en cuenta en ninguna esfera de la planificación, tanto de los documentos escolares
como en la preparación de las clases. |
pt_BR |