DSpace/Manakin Repository

A questão agrária no Município de Monteiro – PB: problematizações no ensino de Sociologia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARBOSA, D. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9838142675592188 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTE NETO, F. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4641855432861816 pt_BR
dc.contributor.referee1 SÁ, Carolina Figueiredo de.
dc.contributor.referee2 DINIZ, Paulo César Oliveira.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.barbosa
dc.description.resumo Partimos da premissa que discutir a questão agrária é um elemento central para entendermos muitas das nossas desigualdades econômicas e sociais, e que o Ensino de Sociologia é potencialmente um campo que possibilita esta discussão. Neste trabalho, buscamos a partir da concepção materialista dialética marxista, problematizarmos o ensino de Sociologia em Monteiro-PB no sentido de compreendermos como nele se configura a questão agrária tão presente nesse município. Se a mesma é contemplada nos currículos dos cursos que formam professores para atuarem na região, como também nos planejamentos dos professores que lecionam a Sociologia no Ensino Médio do referido município. Para tanto, buscamos investigar quatro escolas da rede pública de ensino, sendo elas: o Instituto Federal de Educação da Paraíba – Campus Monteiro, Escola Cidadã Integral Técnica “José Leite de Souza”, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Miguel Santa Cruz” e Escola Estadual de Ensino Médio “Bento Tenório de Sousa” - Escola do Campo. Nas considerações finais pudemos apontar nossos resultados, os quais indicam que a presença da questão agrária não tem sido levada em consideração em nenhuma esfera do planejamento, tanto dos documentos escolares, como na elaboração das aulas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A questão agrária no Município de Monteiro – PB: problematizações no ensino de Sociologia. pt_BR
dc.date.issued 2020-07-17
dc.description.abstract The discussion about the agrarian issue is a central point to understand many of our economic and social differences and, the Sociology teaching is, potentially, an open area to bring this subject up for discussion. This capstone, from the Marxism dialectical materialist conception, discusses the Sociology teaching in Monteiro-PB, focusing on understanding how the agrarian issue happens there once it is a big deal in the area. If there is Sociology in the curriculum on the training that the teachers need to complete to be able to work in this area and also if it is on the Sociology teacher’s planning in the High School in this town. Therefore, we sought to inquire about four public schools, they are: Federal Institute of Education in Paraíba, in Monteiro, Integral Technical Citizen School José Leite de Souza, Public High School Miguel Santa Cruz and Public High School Bento Tenório de Sousa – Field School. As final consideration we pointed out our outcome, showing the agrarian issue is not being considered at any level of the planning, even on the school’s documents as on the class’s planning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14177
dc.date.accessioned 2020-08-17T13:32:23Z
dc.date.available 2020-08-17
dc.date.available 2020-08-17T13:32:23Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Questão agrária - Monteiro - PB pt_BR
dc.subject Materialismo dialético - Karl Marx pt_BR
dc.subject Sociologia rural pt_BR
dc.subject Transposição do Rio São Francisco pt_BR
dc.subject Sesmarias - Paraíba pt_BR
dc.subject Povoamento da Paraíba pt_BR
dc.subject Sociology teaching pt_BR
dc.subject Agrarian issue pt_BR
dc.subject Cuestión agraria pt_BR
dc.subject Enseñanza de La Sociología pt_BR
dc.subject Antônio de Oliveira Ledo - História da Paraíba pt_BR
dc.subject Povos originários - Cariri Paraibano pt_BR
dc.subject História do Cariri Paraibano pt_BR
dc.subject Cariri Paraibano - povos originários pt_BR
dc.subject Educação agrária pt_BR
dc.subject Ocupação do Cariri pt_BR
dc.subject Colonização da Paraíba pt_BR
dc.subject MOnteiro - PB - Povoamento pt_BR
dc.subject Sociología rural pt_BR
dc.subject Rural sociology pt_BR
dc.subject Transposition of the São Francisco River pt_BR
dc.subject Transposición del río São Francisco pt_BR
dc.subject Original peoples - Cariri Paraibano pt_BR
dc.subject Pueblos originarios - Cariri Paraibano pt_BR
dc.subject Asentamiento del Estado de Paraíba - Brasil pt_BR
dc.subject Settlement of the State of Paraíba - Brazil pt_BR
dc.subject Agrarian education pt_BR
dc.subject Educación agraria pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Dione Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The agrarian issue in the Municipality of Monteiro - PB: problematization in the teaching of Sociology. pt_BR
dc.title.alternative El tema agrario en el Municipio de Monteiro - PB: problematización en la enseñanza de la Sociología. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, Dione Pereira. A questão agrária no Município de Monteiro – PB: problematizações no ensino de Sociologia. 2020. 249f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14177 pt_BR
dc.description.resumen Comenzamos de la premisa que discutir la cuestión agraria es un elemento central para entender muchas de nuestras desigualdades económicas y sociales, que la enseñanza de la sociología es potencialmente un campo que posibilita esta discusión. En este trabajo buscamos desde la concepción materialista dialéctica marxista cuestionarnos la enseñanza de la Sociología en Monteiro-PB, en el sentido de comprender como en él se configura la cuestión agraria tan presente en este municipio. Si la misma está presente en los planes de estudio de los cursos que forman profesores para trabajar en la región y también en la planificación de profesores que imparten sociología en la enseñanza media de este municipio. Por tanto, buscamos investigar cuatro escuelas del sistema público, siendo ellas; el Instituto Federal de Educación de Paraíba - Campus Monteiro, Escuela Técnica Integral Ciudadana “José Leite de Souza”, Escuela Estatal de Enseñanza Básica y Media "Miguel Santa Cruz" y Escuela Estatal de Enseñanza Media "Bento Tenório de Sousa" - Escuela del Campo. En las consideraciones finales pudimos señalar nuestros resultados, los cuales indican que la presencia de la cuestión agraria no se ha tenido en cuenta en ninguna esfera de la planificación, tanto de los documentos escolares como en la preparación de las clases. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta