DSpace/Manakin Repository

Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais de Sousa e Cajazeiras.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Alves de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, Maria Alves de Souza. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9319537531410742 pt_BR
dc.description.resumo O presente documento tem como objetivo desenvolver um estudo sobre planejamento curricular, com o intuito de montar uma proposta de trabalho para ser executado com os supervisores que atuam na 9° e 10º Regiões de Ensino das cidades de Cajazeiras e Sousa. Pretende-se de alguma forma que este trabalho contribua para o avanço dos conhecimentos, na área de supervisão com relação a currículo e planejamento. Tendo em vista que, turmas anteriores ao realizar uma pesquisa com os supervisores nas referidas cidades, constataram que, dos problemas existentes o que mais atinge esses profissionais é a questão da elaboração do planejamento curricular. Escolhemos o referido tema para objeto de estudo. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras. O currículo no Brasil, originou-se na década de vinte na Bahia, em Minas Gerais e no Distrito Federal, foi inspirado no modelo americano direcionado pelo tecnicismo para promover uma formação voltada aos interesses do sistema vigente. Para que se realize a montagem de um currículo é necessário planejar. Entende-se por planejamento um processo de racionalização organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais de Sousa e Cajazeiras. pt_BR
dc.date.issued 1994
dc.description.abstract This document aims to develop a study on curriculum planning, with the aim of putting together a work proposal to be carried out with the supervisors who work in the 9th and 10th Teaching Regions of the cities of Cajazeiras and Sousa. It is intended in some way that this work contributes to the advancement of knowledge, in the area of ​​supervision in relation to curriculum and planning. Bearing in mind that, previous classes when conducting a survey with the supervisors in the mentioned cities, they found that, of the existing problems, the one that most affects these professionals is the issue of the elaboration of the curricular planning. We chose this subject for the object of study. Curricular planning: a study proposal with the Educational Supervisors of the cities of Sousa and Cajazeiras. The curriculum in Brazil, originated in the twenties in Bahia, Minas Gerais and the Federal District, was inspired by the American model guided by technicality to promote training geared to the interests of the current system. In order to carry out the assembly of a curriculum, it is necessary to plan. Planning is understood as a process of rationalizing the organization and coordination of teaching action, articulating school activity and the problems of the social context. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14186
dc.date.accessioned 2020-08-17T15:53:34Z
dc.date.available 2020-08-17
dc.date.available 2020-08-17T15:53:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Supervisão Escolar pt_BR
dc.subject Planejamento - Currículo pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject School Supervision pt_BR
dc.subject Planning - Curriculum pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARRUDA, Nadja Sandra Martins de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Curricular planning: a study proposal with the educational supervisors of Sousa and Cajazeiras. pt_BR
dc.identifier.citation ARRUDA, Nadja Sandra Martins de. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras. 1994. 51f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta