DSpace/Manakin Repository

Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Alves de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, Maria Alves de Souza.
dc.description.resumo Tendo em vista as dificuldades do trabalho do Supervisor, apresentadas pela pesquisa da turma concluinte período 93.1, considerando o currículo como base vital de todo trabalho e que o planejamento ajuda a alcançar a eficiência através da prática coletiva, apresentamos esta proposta sobre planejamento curricular. Tal proposta tem como objetivo subsidiar os supervisores no tocante a elaboração do planejamento curricular. Para tanto, e necessário uma análise profunda de forma como vem sendo realizado o planejamento das escolas de Sousa e Cajazeiras, Esse trabalho servirá também para subsidiar nossa prática enquanto profissionais da supervisão, bem como ao fazer pedagógico dos supervisores na prática do cotidiano. Nossa proposta justifica-se pela necessidade da escola pública assumir a escolarização do alunado com a participação de fazer uma escola verdadeiramente popular, evitando a formação de alienados e comprometendo-se com o processo de despertar a consciência e o conhecimento que possibilita, ao homem a capacidade de ser sujeito de sua história que possa intervir na realidade. Tal justificativa consiste na necessidade de pertencer, de realizar-se, libertar de suas inseguranças e a necessidade de compreensão e respeito de formar cidadão(praticamente) politicamente conscientes de suas atribuições, desenvolvendo a sua capacidade de criticar as injustiças e as desigualdades sociais existentes na nossa sociedade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. pt_BR
dc.contributor.advisor1ILattes http://lattes.cnpq.br/9319537531410742
dc.date.issued 1994
dc.description.abstract In view of the difficulties of the Supervisor's work, presented by the research of the concluding class period 93.1, considering the curriculum as the vital basis of all work and that planning helps to achieve efficiency through collective practice, we present this proposal on curriculum planning. This proposal aims to support supervisors with regard to the preparation of curriculum planning. Therefore, a deep analysis of how the planning of the Sousa and Cajazeiras schools has been carried out is necessary. This work will also serve to subsidize our practice as supervisory professionals, as well as when teaching supervisors in their daily practice. Our proposal is justified by the need for the public school to assume the student's schooling with the participation of making a truly popular school, avoiding the formation of the alienated and committing itself to the process of awakening the conscience and knowledge that enables man to ability to be the subject of its history that can intervene in reality. Such justification consists in the need to belong, to be fulfilled, to free themselves from their insecurities and the need to understand and respect to form citizens (practically) politically aware of their attributions, developing their capacity to criticize the injustices and social inequalities that exist in society. our society. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14197
dc.date.accessioned 2020-08-17T17:11:57Z
dc.date.available 2020-08-17
dc.date.available 2020-08-17T17:11:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Supervisão Escolar pt_BR
dc.subject Planejamento - Currículo pt_BR
dc.subject Origem - planejamento - currículo pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject School Supervision pt_BR
dc.subject Planning - Curriculum pt_BR
dc.subject Origin - Planning - Curriculum pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RICARTE, Regina Maria Holanda.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Curricular planning: a study proposal with the supervisors of Sousa and Cajazeiras. pt_BR
dc.identifier.citation RICARTE, Regina Maria Holanda. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores de Sousa e Cajazeiras. 1994. 32f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta