DSpace/Manakin Repository

Diagnóstico sobre o sistema de serviços do Cartório Almeida Barros.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, P. R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Verônica Macário de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, V. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5942955873045875 pt_BR
dc.contributor.referee1 FREITAS, Lúcia Santana de.
dc.contributor.referee1ID FREITAS, L. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 pt_BR
dc.contributor.referee2 CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
dc.contributor.referee2ID CORREIA, S. É. N. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 pt_BR
dc.description.resumo As organizações de serviços vêm passando por diversas transformações, devido ao crescimento da importância desse setor para a economia dos países, obrigando essas organizações buscarem a agilidade e a melhoria contínua na execução dos seus serviços. Inserindo-se nesse contexto estão os Cartórios Extrajudiciais, que são organizações de serviços destinadas a garantir publicidade, autenticidade, eficácia e segurança aos negócios. Neste sentido buscou-se, através deste relatório diagnosticar o sistema de serviços do Cartório Almeida Barros, no intuito de verificar os pontos fortes do seu processo e as falhas, possibilitando sugerir mudanças que possam otimizar os serviços oferecidos, tanto na perspectiva de atendimento aos clientes, como na perspectiva da eficiência na utilização dos recursos organizacionais. A pesquisa teve como objetivo geral fazer um diagnóstico sobre o sistema de serviços no Cartório de Registro de Títulos, Documentos, Pessoas Jurídicas e Notas Almeida Barros. Quanto à metodologia utilizada, foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva. O tratamento dos dados foi realizado de forma qualitativa, analisandoos e relacionando-os a teoria estudada. Os resultados do diagnóstico evidenciaram que o cartório apresenta uma localização privilegiada e funcionários experientes, porém, a empresa em estudo apresenta problemas no layout que foi projetado de forma errada, inexistência de planejamento da capacidade, utilização de recursos e tecnologia arcaica nos processos. Para a resolução desses problemas foram feitas as seguintes sugestões: a adoção da manutenção preventiva, comprar mais um computador e utilização de um software, usar etiquetas adesivas nas autenticações e, por último, inserir no conceito do serviço a busca constante pela melhoria e agilidade nos processos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Diagnóstico sobre o sistema de serviços do Cartório Almeida Barros. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.description.abstract The services organizations have been going through many changes, due to the increasingly higher importance of this section to the economy of countries, forcing these organizations to seek agility and continuous improvement in the performance of their services. Facing this context are the Extrajudicial Registries, which are service organizations designed to ensure publicity, authenticity, efficacy and safety to business. Bearing this in mind, it was sought through this report to diagnose the system of services of the Almeida Barros Registry, in order to ascertain the strengths and and weak points of this process, enabling the suggestion of changes that might improve the services offered, both from the perspective of service to customers, and the prospect of efficiency in the use of organizational resources. The research aimed to make a general diagnosis on the system of services in the Almeida Barros Registry office for registration of Titles, Documents, Legal Persons, and Notes. As for methodology, a qualitative research of descriptive nature was conducted. The processing of data was performed on a qualitative basis, being them analyzed and related to the theory under study. The results of the diagnosis showed that the office offers a vantage location and experienced staff, however, the company under study presents layout problems (design project problems), lack of capacity planning, use of archaic resources and technology in the procedures. In order to solve these problems, the following suggestions were made: the adoption of preventive maintenance, acquisition of one other computer and use of proper software, using stickers for endorsements and, finally, becoming the concept of the service to search for constant improvement and agility in processes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14239
dc.date.accessioned 2020-08-18T14:38:50Z
dc.date.available 2020-08-18
dc.date.available 2020-08-18T14:38:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Serviços pt_BR
dc.subject Cartórios pt_BR
dc.subject Sistemas de Serviços pt_BR
dc.subject Services pt_BR
dc.subject Registry pt_BR
dc.subject Services System pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Paulo Rangel Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Diagnosis of the Almeida Barros registry system. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Paulo Rangel Almeida. Diagnóstico sobre o sistema de serviços do Cartório Almeida Barros. 2008. 62 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14239 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta