dc.creator.ID |
SILVA, P. R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Verônica Macário de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, V. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5942955873045875 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FREITAS, Lúcia Santana de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
FREITAS, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CORREIA, S. É. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As organizações de serviços vêm passando por diversas transformações, devido ao
crescimento da importância desse setor para a economia dos países, obrigando essas
organizações buscarem a agilidade e a melhoria contínua na execução dos seus serviços.
Inserindo-se nesse contexto estão os Cartórios Extrajudiciais, que são organizações de
serviços destinadas a garantir publicidade, autenticidade, eficácia e segurança aos negócios.
Neste sentido buscou-se, através deste relatório diagnosticar o sistema de serviços do Cartório
Almeida Barros, no intuito de verificar os pontos fortes do seu processo e as falhas,
possibilitando sugerir mudanças que possam otimizar os serviços oferecidos, tanto na
perspectiva de atendimento aos clientes, como na perspectiva da eficiência na utilização dos
recursos organizacionais. A pesquisa teve como objetivo geral fazer um diagnóstico sobre o
sistema de serviços no Cartório de Registro de Títulos, Documentos, Pessoas Jurídicas e
Notas Almeida Barros. Quanto à metodologia utilizada, foi realizada uma pesquisa qualitativa
de natureza descritiva. O tratamento dos dados foi realizado de forma qualitativa, analisandoos e relacionando-os a teoria estudada. Os resultados do diagnóstico evidenciaram que o
cartório apresenta uma localização privilegiada e funcionários experientes, porém, a empresa
em estudo apresenta problemas no layout que foi projetado de forma errada, inexistência de
planejamento da capacidade, utilização de recursos e tecnologia arcaica nos processos. Para a
resolução desses problemas foram feitas as seguintes sugestões: a adoção da manutenção
preventiva, comprar mais um computador e utilização de um software, usar etiquetas adesivas
nas autenticações e, por último, inserir no conceito do serviço a busca constante pela melhoria
e agilidade nos processos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Diagnóstico sobre o sistema de serviços do Cartório Almeida Barros. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.description.abstract |
The services organizations have been going through many changes, due to the increasingly
higher importance of this section to the economy of countries, forcing these organizations to
seek agility and continuous improvement in the performance of their services. Facing this
context are the Extrajudicial Registries, which are service organizations designed to ensure
publicity, authenticity, efficacy and safety to business. Bearing this in mind, it was sought
through this report to diagnose the system of services of the Almeida Barros Registry, in order
to ascertain the strengths and and weak points of this process, enabling the suggestion of
changes that might improve the services offered, both from the perspective of service to
customers, and the prospect of efficiency in the use of organizational resources. The research
aimed to make a general diagnosis on the system of services in the Almeida Barros Registry
office for registration of Titles, Documents, Legal Persons, and Notes. As for methodology, a
qualitative research of descriptive nature was conducted. The processing of data was
performed on a qualitative basis, being them analyzed and related to the theory under study.
The results of the diagnosis showed that the office offers a vantage location and experienced
staff, however, the company under study presents layout problems (design project problems),
lack of capacity planning, use of archaic resources and technology in the procedures. In order
to solve these problems, the following suggestions were made: the adoption of preventive
maintenance, acquisition of one other computer and use of proper software, using stickers for
endorsements and, finally, becoming the concept of the service to search for constant
improvement and agility in processes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14239 |
|
dc.date.accessioned |
2020-08-18T14:38:50Z |
|
dc.date.available |
2020-08-18 |
|
dc.date.available |
2020-08-18T14:38:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Serviços |
pt_BR |
dc.subject |
Cartórios |
pt_BR |
dc.subject |
Sistemas de Serviços |
pt_BR |
dc.subject |
Services |
pt_BR |
dc.subject |
Registry |
pt_BR |
dc.subject |
Services System |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Paulo Rangel Almeida. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Diagnosis of the Almeida Barros registry system. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Paulo Rangel Almeida. Diagnóstico sobre o sistema de serviços do Cartório Almeida Barros. 2008. 62 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14239 |
pt_BR |