DSpace/Manakin Repository

Analisando as percepções e atitudes do consumidor no varejo supermercadista: um estudo em mercadinhos de bairro.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CAMELO, T. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1 AGUIAR, Edvan Cruz.
dc.contributor.advisor1ID AGUIAR, E.C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 pt_BR
dc.description.resumo O setor varejista tem protagonizado um papel de grande importância para a economia nacional, assim, diversos estudos têm sido realizados nas últimas quatro décadas, buscando evidenciar a influência de diferentes fatores constituintes do ambiente da loja, no comportamento do consumidor, à partir de uma visão holística. Nesse sentido, a presente pesquisa se propõe a analisar as percepções e as atitudes do consumidor para com os elementos do ambiente de varejo supermercadista. Assumindo uma abordagem quantitativa de caráter descritivo, aplicou-se um survey com 246 consumidores. Os resultados evidenciam que os fatores mais apontados pelo consumidor, como bem avaliados, fazem referência à satisfação geral de consumo, à qualidade no atendimento, ao ambiente de loja e ao preço, enquanto os fatores mais mal avaliados dizem respeito à percepção de crowding, rapidez dos caixas e ambiente de loja, indicando que o consumidor classifica sua experiência de compra como positiva, entendendo que é bem atendido e percebendo preços de acordo com suas expectativas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Analisando as percepções e atitudes do consumidor no varejo supermercadista: um estudo em mercadinhos de bairro. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The retail sector has played a role of great importance for the national economy, so several studies have been carried out in the last four decades, seeking to evidence the influence of different constituent factors of the store environment on consumer behavior, from a holistic vision. In this sense, the present research proposes to analyze the perceptions and attitudes of the consumer towards the elements of the retail supermarket environment. Assuming a quantitative approach of descriptive character, a survey was applied with 246 consumers. The results show that the factors most pointed by the consumer, as well evaluated, refer to general satisfaction of consumption, quality of service, store environment and price, while the most poorly evaluated factors concern the perception of crowding, speed of retail cashier and store environment, indicating that the consumer classifies his shopping experience as positive, understanding that he is well attended and perceiving prices according to his expectations. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14255
dc.date.accessioned 2020-08-18T16:17:10Z
dc.date.available 2020-08-18
dc.date.available 2020-08-18T16:17:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Varejo pt_BR
dc.subject composto varejista pt_BR
dc.subject ambiente varejista pt_BR
dc.subject crowding pt_BR
dc.subject satisfação pt_BR
dc.subject Retail pt_BR
dc.subject retail composite pt_BR
dc.subject retail environment pt_BR
dc.subject crowding pt_BR
dc.subject satisfaction pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAMELO, Tales Noberto.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analyzing consumer perceptions and attitudes in supermarket retail: a study in neighborhood markets. pt_BR
dc.identifier.citation CAMELO, Tales Noberto. Analisando as percepções e atitudes do consumidor no varejo supermercadista: um estudo em mercadinhos de bairro. 2018. 27 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14255 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta