dc.creator.ID |
CAMELO, T. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AGUIAR, Edvan Cruz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AGUIAR, E.C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O setor varejista tem protagonizado um papel de grande importância para a economia
nacional, assim, diversos estudos têm sido realizados nas últimas quatro décadas, buscando
evidenciar a influência de diferentes fatores constituintes do ambiente da loja, no
comportamento do consumidor, à partir de uma visão holística. Nesse sentido, a presente
pesquisa se propõe a analisar as percepções e as atitudes do consumidor para com os
elementos do ambiente de varejo supermercadista. Assumindo uma abordagem quantitativa de
caráter descritivo, aplicou-se um survey com 246 consumidores. Os resultados evidenciam
que os fatores mais apontados pelo consumidor, como bem avaliados, fazem referência à
satisfação geral de consumo, à qualidade no atendimento, ao ambiente de loja e ao preço,
enquanto os fatores mais mal avaliados dizem respeito à percepção de crowding, rapidez dos
caixas e ambiente de loja, indicando que o consumidor classifica sua experiência de compra
como positiva, entendendo que é bem atendido e percebendo preços de acordo com suas
expectativas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Analisando as percepções e atitudes do consumidor no varejo supermercadista: um estudo em mercadinhos de bairro. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
The retail sector has played a role of great importance for the national economy, so several
studies have been carried out in the last four decades, seeking to evidence the influence of
different constituent factors of the store environment on consumer behavior, from a holistic
vision. In this sense, the present research proposes to analyze the perceptions and attitudes of
the consumer towards the elements of the retail supermarket environment. Assuming a
quantitative approach of descriptive character, a survey was applied with 246 consumers. The
results show that the factors most pointed by the consumer, as well evaluated, refer to general
satisfaction of consumption, quality of service, store environment and price, while the most
poorly evaluated factors concern the perception of crowding, speed of retail cashier and store
environment, indicating that the consumer classifies his shopping experience as positive,
understanding that he is well attended and perceiving prices according to his expectations. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14255 |
|
dc.date.accessioned |
2020-08-18T16:17:10Z |
|
dc.date.available |
2020-08-18 |
|
dc.date.available |
2020-08-18T16:17:10Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Varejo |
pt_BR |
dc.subject |
composto varejista |
pt_BR |
dc.subject |
ambiente varejista |
pt_BR |
dc.subject |
crowding |
pt_BR |
dc.subject |
satisfação |
pt_BR |
dc.subject |
Retail |
pt_BR |
dc.subject |
retail composite |
pt_BR |
dc.subject |
retail environment |
pt_BR |
dc.subject |
crowding |
pt_BR |
dc.subject |
satisfaction |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAMELO, Tales Noberto. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analyzing consumer perceptions and attitudes in supermarket retail: a study in neighborhood markets. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAMELO, Tales Noberto. Analisando as percepções e atitudes do consumidor no varejo supermercadista: um estudo em mercadinhos de bairro. 2018. 27 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14255 |
pt_BR |