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Leitura escolar: uma proposta de ensino que prioriza as práticas sociais.

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dc.creator.ID SOUZA, L. K. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8715229447627569 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Hérica Paiva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 pt_BR
dc.contributor.referee1 BESSA, Clécida Maria Bezerra.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.description.resumo A escola tem o dever de ofertar um ensino que possibilite aos alunos reconhecerem, lerem, compreenderem e produzirem textos pertencentes a gêneros diversos. Nessa perspectiva, o desenvolvimento da competência leitora, foco do nosso trabalho, pode possibilitar aos sujeitos/alunos uma atuação mais autônoma e crítica no contexto em que estão inseridos. Para isso, é importante que o docente, ao realizar seu planejamento, selecione os textos, considerando os objetivos pretendidos para a turma e defina estratégias necessárias para o desenvolvimento de atividades de leitura, com vistas a auxiliar o aluno na construção de uma compreensão para o texto. Diante de tudo isso, desenvolvemos uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa e descritiva, que partiu da inquietação de querer conhecer a rotina das aulas de leitura em duas turmas de oitavo ano, em uma Escola Pública Estadual, localizada na cidade de Petrolina- PE, a fim de entender se os direcionamentos, aplicados pelo professor, oferecem as condições necessárias para a concretização de um trabalho produtivo e relevante com a leitura. A análise dos dados coletados nos fez concluir que o docente colaborador demonstra ter consciência do seu papel de mediador no processo de ensino-aprendizagem, porém não consegue desempenhá-lo em sua prática, que ainda está bastante arraigada ao método tradicional. De acordo com os estudos bibliográficos, que serviram de aporte para este trabalho, principalmente, os que se referem às ideias defendidas por Solé (1998), Kleiman (1993,1995) e Marcuschi (2002, 2005, 2008), a eficiência no ensino de leitura só é possível por meio da aplicação de uma prática docente que considere, entre outras coisas, os conhecimentos prévios do aluno, o contexto social e cultural no qual estão inseridos e os anseios desses sujeitos por leituras que sejam significativas para eles. Assim, com a pretensão de contribuirmos, de forma positiva, para uma possível mudança na realidade escolar, estabelecemos como objetivo geral desta pesquisa: analisar a prática docente com vistas a produzir um material de apoio didático para o professor, apresentando uma proposta de ensino de leitura voltada para as práticas sociais do aluno. Essa proposta é estruturada em quatro oficinas, facilmente aplicáveis e que trazem como objeto de estudo textos, que possuem um alinhamento com a vida social dos discentes para os quais a sua aplicação é destinada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Leitura escolar: uma proposta de ensino que prioriza as práticas sociais. pt_BR
dc.date.issued 2018-02-28
dc.description.abstract Offering a teaching that provides to the students the reconnaissance, reading, comprehension and writing of texts belonging to the different genres is the function of the school. From that point of view, the development of reading competence, the focus of our work, aims empower the subjects/students to act with an autonomous and critical performance in the context where they are inserted. This way, when carrying out the planning, it is necessary that the professor selects the texts considering the intended goals to the group and he defines the needed strategies to the development of reading activities with a view to assist the student in production of a comprehension for the text. Therefore, we develop a research-action with an qualitative and descriptive approach that started from the concern to know the routine of reading classes in two groups of eighth grader of elementary school at a State Public School located on Petrolina city-PE, in order to understand if the applied directions by the professor offer the necessary conditions to the achievement of a productive and relevant action with the reading. The analyses of the collected data make us concluded us that the collaborator professor demonstrates the sense of his function to mediate the teaching-learning process, however he cannot performance it in his action that is still considerable rooted to the traditional method. According to the bibliographic studies that were the theoretical basis for this work, mainly those that refer to the ideas defended by Solé (1998), Kleiman (1993,1995) and Marcuschi (2002, 2005, 2008), the efficiency in teaching reading is only possible through applicability of a teaching practice that considers the students’ previous knowledge, the social and cultural context where they are inserted and their wishes for readings that are meaningful for them. Thus, with the pretension to contribute positively for a possible change in the school reality and according to the analyses of detected data, we establish as general objective of this research: to analyze the teaching practice in order to produce a teaching support material for the professor. It will be possible with the presentation of a teaching of reading proposal focused on the social practices of student. This proposal is organized by four workshops easily applied and they involve texts as object of study that have a concordance with the students’ social life whose application is destined. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1426
dc.date.accessioned 2018-08-13T18:47:07Z
dc.date.available 2018-08-13
dc.date.available 2018-08-13T18:47:07Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Estratégias de leitura pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Práticas sociais pt_BR
dc.subject Reading Strategies pt_BR
dc.subject Textual Genres pt_BR
dc.subject Social Practices pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Leila Kaline Silva de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School reading: a teaching proposal that prioritizes social practices. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Leila Kaline Silva de. Leitura escolar: uma proposta de ensino que prioriza as práticas sociais. 2018. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018. pt_BR


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