DSpace/Manakin Repository

Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Alves de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, Maria Alves de Souza. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9319537531410742 pt_BR
dc.description.resumo Esta monografia tem como objetivo orientar os supervisores das cidades de Sousa e Cajazeiras no seu trabalho educacional com a preocupação de formar cidadãos politicamente conscientes de suas atribuições, descobrindo que tipo de sociedade e de homem se quer formar e que tipo de ação educacional é necessária para isso. O tema em estudo e pertinente porque mediante o resultado da pesquisa feita pelas alunas concluintes do curso de pedagogia, períodos 92.1e 93.1, junto aos supervisores que atuam nas secretarias municipais de educação de Sousa e Cajazeiras e 9º Regiões de ensino das mesmas cidades, foi detectados vários problemas dentre eles a forma de como é trabalhada currículo e planejamento no âmbito das escolas. De fato, o planejamento escolar não mudou quase nada em suas três décadas de existência no Brasil, pois, permanecem as mesmas características autoritárias e manipuladoras. Sabemos que o currículo é a base vital de todo o trabalho escolar, e que o planejamento contribui para a melhoria através de uma prática coletiva. Esse e o ponto de partida da proposta de ação pedagógica. A referida proposta tem a pretensão de vir a ser um piano de intervenção na realidade das cidades de onde originava-se a pesquisa, como também servir de base para o trabalho de currículo e planejamento em qualquer outra localidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras. pt_BR
dc.date.issued 1994-02
dc.description.abstract This monograph aims to guide the supervisors of the cities of Sousa and Cajazeiras in their educational work with the concern of forming citizens politically aware of their duties, discovering what type of society and man one wants to form and what type of educational action is necessary to that. The subject under study is pertinent because, as a result of the research carried out by the graduating students of the pedagogy course, periods 92.1 and 93.1, together with supervisors working in the municipal departments of education of Sousa and Cajazeiras and 9th teaching regions of the same cities, it was Several problems were detected, among them the way in which curriculum and planning is worked within schools. In fact, school planning has hardly changed in its three decades of existence in Brazil, as the same authoritarian and manipulative characteristics remain. We know that the curriculum is the vital basis of all school work, and that planning contributes to improvement through collective practice. This is the starting point of the proposed pedagogical action. This proposal is intended to become an intervention piano in the reality of the cities from which the research originated, as well as serving as a basis for curriculum and planning work in any other location. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14275
dc.date.accessioned 2020-08-18T19:26:48Z
dc.date.available 2020-08-18
dc.date.available 2020-08-18T19:26:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Supervisão Escolar pt_BR
dc.subject Planejamento - Currículo pt_BR
dc.subject Visão crítica - educação pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject School Supervision pt_BR
dc.subject Planning - Curriculum pt_BR
dc.subject Critical View - Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABREU, Valdirene Clementino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Curricular planning: a study proposal with the Educational Supervisors of the cities of Sousa and Cajazeiras. pt_BR
dc.identifier.citation ABREU, Valdirene Clementino de. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras. 1994. 62f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta