DSpace/Manakin Repository

A Triste Partida e O Quinze: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário, em turmas do 9º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PARNAÍBA, J. Q. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8942572215464166 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Elri Bandeira de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, E. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6780232680640790 pt_BR
dc.contributor.referee1 QUEIROZ, Maria Eliete de.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Ligia Regina Calado de.
dc.description.resumo A presente dissertação desenvolveu uma proposta para a leitura literária na sala de aula, com turmas do 9º ano do ensino fundamental, como meio para a promoção do letramento literário e, consequentemente, a formação do leitor. Neste sentido, as atividades são realizadas por sequências didáticas, com foco nos gêneros o poema A Triste Partida, de Patativa do Assaré, e o romance O Quinze, da escritora cearense Rachel de Queiroz. Estes autores tratam de temas sociais tais como: desigualdade social, fé e religiosidade, o sofrimento e a resistência do sertanejo, o movimento migratório, dentre outros. Por abordarem temáticas próximas à realidade do estudante, esses textos estão carregados de significação e sentidos. É importante que o leitor encontre significado e função social nos textos a serem lidos, para que a leitura não se torne mera decodificação. Utilizamos a metodologia de pesquisa, com revisão bibliográfica, buscando embasamento teórico nos seguintes estudiosos: Bordini e Aguiar (1993), Cândido (2005), Colomer (2007), Cosson (2014), Dolz (2004), Kleiman (2013), Soares (2005), Solé (1998) e outros, além de consulta a documentos oficiais como os PCN (1997) e a BNCC (2017). Após apresentarmos a fundamentação teórica, apresentamos o plano de intervenção, que está dividido em dois momentos: a sequência didática básica, que tem como texto gerador o poema, e a sequência expandida, que tem como foco o romance. Com esse projeto de intervenção, esperamos despertar o hábito da leitura, que terá como resultado a formação aluno-leitor sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, estaremos permitindo que o educando utilize seu o conhecimento de mundo para estabelecer relações dentro e fora do texto, em um espaço de interlocução mediado pela estrutura textual. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title A Triste Partida e O Quinze: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário, em turmas do 9º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2018-02-22
dc.description.abstract The present dissertation developed a proposal for the literary reading in the classroom, with classes of the 9th grade of elementary school, as a means for the promotion of literary literacy and, consequently, the formation of the reader. In this sense, the activities are carried out by didactic sequences, focusing on the genres the poem A Triste Partida, from Patativa do Assaré, and the novel O Quinze, from the Ceará writer Rachel de Queiroz. These authors deal with social issues such as: social inequality, faith and religiosity, the suffering and resistance of the sertanejo, the migratory movement, among others. By approaching themes close to the student's reality, these texts are loaded with meaning and meaning. It is important that the reader finds meaning and social function in the texts to be read, so that reading does not become mere decoding. We used the research methodology, with a bibliographical review, seeking theoretical background in the following scholars: Bordini and Aguiar (1993), Candido (2005), Colomer (2007), Cosson (2014), Dolz (2004), Kleiman (2005), Solé (1998) and others, besides consulting official documents such as NCPs (1997) and BNCC (2017). After presenting the theoretical basis, we present the intervention plan, which is divided into two moments: the basic didactic sequence, which has as its generating text the poem, and the expanded sequence, which focuses on the novel. With this intervention project, we hope to awaken the habit of reading, which will result in active student-reader training in the teaching and learning process. In this way, we will be allowing the learner to use his / her world knowledge to establish relationships within and outside the text, in a space of interlocution mediated by the textual structure. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1428
dc.date.accessioned 2018-08-13T19:20:18Z
dc.date.available 2018-08-13
dc.date.available 2018-08-13T19:20:18Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Letramento Literário pt_BR
dc.subject Formação do leitor pt_BR
dc.subject Sequência Didática pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Literary literacy pt_BR
dc.subject Formation of the reader pt_BR
dc.subject Sequence Didactics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PARNAIBA, José Quaresma.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Sad Departure and The Fifteen: a reading proposal from the perspective of literary literacy, in 9th grade classes. pt_BR
dc.identifier.citation PARNAÍBA, José Quaresma. A Triste Partida e O Quinze: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário, em turmas do 9º ano do ensino fundamental. 2018. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras: PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta