DSpace/Manakin Repository

O livro-texto como recurso didático: potencialidades e limitações.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LIMA, Idelsuite de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5231433017552287 pt_BR
dc.description.resumo Neste trabalho procuraremos refletir sobre o livro-texto como recursos didáticos, suas potencialidades e limitações na tentativa de analisar até que ponto esse material didático constitui em um elemento de interferência positiva ou negativas no processo ensino-aprendizagem abordando a forma como esse recurso didático é utilizado em sala de aula pelo professor. A minha experiência realizou-se na Escola municipal de 1º Grau Crispim Coelho, onde pude constatar que o professor usa o livro didático como elemento decisivo em sala de aula. Tal postura confirmada nas palavras de MOLINA (1988). Desta forma, os estudos realizados com os professores acerca da questão tiveram como premissa básica levá-los a uma reflexão crítica referente a esta problemática. O primeiro momento vivenciado na escola, tive a sensação de que não seria aceita na escola dada a indiferença do corpo docente. Num segundo momento, fui percebendo um certo laço de amizade e apoio, em que, juntos na prática, fomos debatendo e refletindo sobre os sérios problemas que envolvem a questão do livro didático. Frente a essas constatações, encontra-se aí o nosso interesse em discutir essa questão por se tratar de um assunto polêmico que envolve o dia-a-dia da escola, dentro de seu contexto histórico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O livro-texto como recurso didático: potencialidades e limitações. pt_BR
dc.date.issued 1995-08
dc.description.abstract In this work we will try to reflect on the textbook as teaching resources, its potential and limitations in an attempt to analyze the extent to which this teaching material constitutes an element of positive or negative interference in the teaching-learning process, addressing the way in which this teaching resource is used. in the classroom by the teacher. My experience took place at the Municipal School of 1º Grau crispim Coelho, where I could see that the teacher uses the textbook as a decisive element in the classroom. This stance is confirmed in the words of MOLINA (1988). Thus, the studies carried out with teachers on the issue had as a basic premise to lead them to a critical reflection regarding this issue. The first moment I experienced at school, I had the feeling that I would not be accepted at school due to the indifference of the faculty. In a second moment, I noticed a certain bond of friendship and support, in which, together in practice, we were debating and reflecting on the serious problems that involve the issue of the textbook. Faced with these findings, we find our interest in discussing this issue because it is a controversial issue that involves the day-to-day activities of the school, within its historical context. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14375
dc.date.accessioned 2020-08-20T18:34:25Z
dc.date.available 2020-08-20
dc.date.available 2020-08-20T18:34:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Livro-texto pt_BR
dc.subject Ensino - aprendizagem pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Teaching - Learning pt_BR
dc.subject Didactic Resources pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BANDEIRA, Alciseuda Bezerra.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The textbook as a didactic resource: potential and limitations. pt_BR
dc.identifier.citation BANDEIRA, Alciseuda Bezerra. O livro-texto como recurso didático: potencialidades e limitações. 1995. 41f. Relatório de Estágio (Licenciatura Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta