DSpace/Manakin Repository

Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 VILGOLVINO, Marilene Dantas.
dc.contributor.advisor1ID VIGOLVINO, M. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4463332938472042 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem como temática Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série, objetivando-se na concretização de observações da prática docente do Ensino de História, bem como conhecer a realidade escolar desta prática. Para realizarmos tal feito, tornou-se necessário andarmos por dois caminhos: o primeiro ainda na Universidade, o qual foi dedicado a leituras, que ampliaram nossos conhecimentos sobre a temática, ao tempo em que subsidiaram a segunda fase do trabalho, o estudo de campo. Sendo assim, o estudo teórico norteou-se três pontos que acreditamos serem de total importância para compreensão de temática em questão. Os referidos pontos são os seguintes: a sociedade capitalista os AIE’S (Aparelhos Ideológicos do Estado) e os ARE’S (Aparelhos Repressivos do Estado); a escola e sua função enquanto AIE; e para finalizar estudamos com afinco conhecimento histórico no Brasil. A literatura por nós consultadas, ressalta uma gama de autores envolvidos nas problemáticas que o trabalho sugere. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série. pt_BR
dc.date.issued 1995
dc.description.abstract The present work has the theme Fairytale or Reality? a study of the History of Brazil in the 5th grade, aiming at the realization of observations of the teaching practice of History Teaching, as well as knowing the school reality of this practice. To accomplish this feat, it became necessary to take two paths: the first while still at the University, which was dedicated to readings, which broadened our knowledge of the subject, while subsidizing the second phase of the work, the field study . Thus, the theoretical study guided three points that we believe to be of utmost importance for understanding the subject in question. These points are as follows: the capitalist society the AIE’S (State Ideological Apparatus) and ARE’S (State Repressive Apparatus); the school and its role as an IEA; and to finish, we studied hard historical knowledge in Brazil. The literature we consulted highlights a range of authors involved in the problems that the work suggests. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14567
dc.date.accessioned 2020-08-26T20:02:11Z
dc.date.available 2020-08-26
dc.date.available 2020-08-26T20:02:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Supervisão Escolar pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Sociedade capitalista pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject School Supervision pt_BR
dc.subject Teaching Practice pt_BR
dc.subject Capitalist Society pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FIGUEIREDO, Marcia Oriana de.
dc.creator COSTA, Jacinta de Cassia.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Fairy Tale or Reality? a study of Brazilian history in the 5th grade. pt_BR
dc.identifier.citation FIGUEIREDO, Marcia Oriana; COSTA, Jacinta de Cassia. Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série. 1995. 44f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta