Dépôt DSpace/Manakin

Trabalho docente no ensino superior privado em Campina Grande/PB: controle, resistência e formação de consentimento.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID AGRA, N. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1441776379458437 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Roberto Veras de.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3105734658276566 pt_BR
dc.contributor.referee1 RODRIGUES, Daniel Alvares.
dc.contributor.referee2 CORTELETTO, Roseli de Fátima.
dc.contributor.referee3 SILVA, Andréia Ferreira da.
dc.contributor.referee4 BATISTA
dc.contributor.referee4Lattes Mércia Rangel pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa tem como foco de análise o trabalho docente no ensino superior privado inserido no contexto de transformações no modo de regulamentação do capitalismo mundial a partir dos anos 1970. Notadamente, volta-se para observar o processo de empresariamento do ensino superior atrelado às mudanças no mundo do trabalho, que induzem a busca por maior qualificação profissional. Seu objetivo é apreender como vêm se configurando as formas de controle, resistência e consentimento docente nas instituições privadas de ensino superior de Campina Grande/PB. Como metodologia de pesquisa, além do levantamento bibliográfico, foram realizadas entrevistas com docentes em atividade e egressos do setor, bem como pesquisa na Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e Sindicato Docente, além de levantamento dos dados do Censo do Ensino Superior junto ao Portal de Acesso à Informação do Governo Federal. Diante da pesquisa realizada, pôde-se perceber um processo de consolidação de um novo ramo de atuação do capital comandado pelo Estado, a partir do qual o ensino superior assumiu caráter de mercadoria e o trabalho docente adotou a natureza de trabalho proletarizado e produtivo, atrelado ao processo de subsunção real da vida social ao capital. Como tal, este nível de ensino está submetido às técnicas da gerência moderna de captura da subjetividade do trabalho, que induzem a formação de consentimento e conformismo entre os docentes, alimentados pela disciplina do medo. Consequentemente, a resistência docente fica restrita a debates afastados da base sindical e, em Campina Grande/PB, ocorrendo pela via de reclamações trabalhistas e denúncias nos órgãos de regulamentação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências sociais pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Trabalho docente no ensino superior privado em Campina Grande/PB: controle, resistência e formação de consentimento. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This research improves professors‟ work analysis focused on private higher education establishments placed in capitalism regulation mode changes from the 1970‟s. Notably, this study investigates higher education entrepreneurship process linked to world work changes, inducing people to search for higher professional qualification. The goal is to understand how the ways of control, resistance and professor consent are being developed in higher education private institutions from Campina Grande (Paraíba, Brazil). As a research methodology, in addition to literature review, interviews were conducted with actual and former professors. In addition, research in labor courts, Ministry of Labor and Union Lecturer was conducted. Besides, Higher Education Census data were raised through Federal Information Access website. This survey revealed a consolidation process of new branch capital operations commanded by the state. So, higher education takes merchandise character and teaching profession adopted a proletarianised and productive work nature, tied to the social life‟s real subsumption process to the capital. Thus, private higher education is subjected to modern techniques of labor subjective management, which induce consent and conformity among professors, fueled by fear discipline. As a result, teaching resistance is restricted to debates away from the union base. At Campina Grande, this occurs by labor claims and complaints in regulatory agencies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/145
dc.date.accessioned 2017-11-27T19:21:57Z
dc.date.available 2017-11-27
dc.date.available 2017-11-27T19:21:57Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Ensino Superior Privado pt_BR
dc.subject Faculdades Particulares pt_BR
dc.subject TrabalhoDdocente pt_BR
dc.subject Higher Education pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AGRA, Nadine Gualberto.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.identifier.citation AGRA, Nadine Gualberto. Trabalho docente no ensino superior privado em Campina Grande/PB: controle, resistência e formação de consentimento. 2015. 332f. (Tese de Doutorado em Ciências Sociais). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/145 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte