dc.creator.ID |
SOUZA, L. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8423177873759892 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BARBOSA, M. F. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8262057016878547 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Problemas atuais e futuros de saúde exigem novas competências, para a formação e o planejamento da força de trabalho, ou seja, com conhecimentos, habilidades e capacidades para traduzir políticas públicas e pesquisas em ação efetiva, para o crescimento e desenvolvimento da promoção de saúde. Este estudo buscou investigar a percepção dos servidores da secretaria municipal de saúde de Aparecida/PB, relativa as competências diante do serviço público prestado à população através de uma amostra, entrevistou-se 38 servidores em caráter voluntário. O desenvolvimento do trabalho contou com uma pesquisa exploratória e outra pesquisa descritiva, as quais permitiram aprofundar o conhecimento sobre a gestão por competências e acerca da realidade das políticas públicas de saúde dentro deste município. O destaque nas competências técnicas, foi o quesito conhecimento sobre a legislação relativa ao trabalho, foi percebida como de “extremamente importante” para 63% dos entrevistados.
Dentro dos resultados das competências comportamentais, princípios morais como ética, credibilidade, comprometimento e transparência,tiveram maior destaque “extremamente importante” e “muito importante” para mais de 50% dos entrevistados. Também nas competências comportamentais, que envolvem relacionamento interpessoal de trabalho de grupo foram avaliados, como “extremamente importante” e “muito importante”, comunicação, integração, articulação de relacionamento e delegação, para mais de 50% dos entrevistados. Nas competências pessoais como iniciativa e integração para o
desenvolvimento pessoal, mais de 50% dos entrevistados destacaram como“extremamente importante” e “muito importante”. Assim através desta pesquisa pode se identificar que competências devem ser estimuladas como política pública de saúde. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Gestão por competências no serviço de saúde da Prefeitura Municipal de Aparecida-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
Current and future health problemsrequire new skills, for training and planning, of the
workforce, that is, with knowledge, skills and abilities, to translate public policies and
researchinto effective action for the growth and development of health promotion. This study
sought to investigate the perception of the employees of the municipal health department of
Aparecida/PB regarding the competencies before the public service provided to the
population, through a sample, he interviewed 38 servers on a voluntary basis. The
development of the work counted on an exploratory researchand another descriptive research,
which allowed deepening the knowledge on the management by competencesand about the
reality of public health policies within this municipality.The emphasis in the technical
competences was the knowledge about legislation related to work,was perceived as
"extremely important" for 63% of respondents.Within the results of the behavioral
competences, moral principles such as ethics, credibility, commitment and transparency, had
greater prominence "extremely important" and "very important" for more than 50% of
respondents.In personal skills such as initiative and integration for personal
development,more than 50% of the interviewees highlighted as "extremely important" and
"very important".Thus through this research can identifyskillswhich should be stimulated as a
public health policy. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14672 |
|
dc.date.accessioned |
2020-08-29T00:58:38Z |
|
dc.date.available |
2020-08-28 |
|
dc.date.available |
2020-08-29T00:58:38Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Competência |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão por competência |
pt_BR |
dc.subject |
Política pública |
pt_BR |
dc.subject |
Competence |
pt_BR |
dc.subject |
Competency-based management |
pt_BR |
dc.subject |
Public policy |
pt_BR |
dc.subject |
Serviço de saúde |
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dc.subject |
Conhecimentos - habilidades - capacidades |
|
dc.subject |
Health Service |
|
dc.subject |
Knowledge - skills - capabilities |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Luiz Claudio de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Competency management in the health service of the Municipality of Aparecida-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Luiz Claudio de. Gestão por competências no serviço de saúde da Prefeitura Municipal de Aparecida-PB. 2018. 62fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB –Brasil, 2018. |
pt_BR |