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Estratégias de ensino e desenvolvimento de competências em um curso de administração.

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dc.creator.ID SILVA, J. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5757081801858621 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DELFINO, Islania Andrade de Lira.
dc.contributor.advisor1ID DELFINO, I. A. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0993777333130230 pt_BR
dc.description.resumo Os constructos Estratégias de Ensino e Competências constituem as duas bases norteadoras desta pesquisa, que teve como objetivo principal avaliar o papel das estratégias de ensino do curso de Administração do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais-CCJS da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG no desenvolvimento das competências discentes, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais-DCN’s. Como métodos para a investigação adotou-se uma abordagem quantitativa, com finalidade exploratória e descritiva. O estudo foi de natureza aplicada, utilizando-se o estudo de caso como estratégia de pesquisa. Quanto aos procedimentos, optou-se pela pesquisa documental e a pesquisa survey. Como instrumentos para a coleta de dados foram utilizados dois questionários: 1) o de Estratégias de Ensino adaptado de Wollinger (2017), para verificar na percepção dos discentes, o nível de utilização e de contribuição das estratégias adotadas pelos docentes para sua aprendizagem; e 2) o questionário de Godoy et al. (2005), para identificar o nível de domínio das competências pelos discentes e o nível de contribuição do curso para o desenvolvimento de competências. A população do estudo foi composta por 149 alunos matriculados nos semestres 2017.1 e 2017.2 no curso de bacharelado em Administração do CCJS-UFCG. A amostra resultou em 108 questionários respondidos e válidos. Quanto à análise dos dados, a partir da pesquisa documental identificou-se nos planos de ensino das disciplinas dos referidos semestres, as estratégias de ensino utilizadas pelos professores do curso de Administração do CCJS .Condensou-se as estratégias que mais se repetiram nos planos de ensino sendo elas: Aula Expositiva, Estudo Dirigido, Estudo de Caso, Oficina (laboratório ou workshop), Resolução de exercícios, Discussão e Debate, Exposições, Excursões e Visitas, Jogos de Empresas,Ensino Individualizado, Aprendizagem Baseada em Problemas, Mapa Conceitual, Seminário, Painel, Fórum, Ensino em Pequenos Grupos, Palestras e Tempestade Cerebral (Brainstorm).Na segunda parte, por meio de análise descritiva de frequência, constatou-se que as estratégias com maior índice de utilização foram aula expositiva, seminário, discussão e debate. Quanto a contribuição das estratégias para a aprendizagem dos discentes, na percepção deles, as que se destacaram foram: aula expositiva, resolução de exercícios e palestras. Por fim, também por meio de análise descritiva, constatou-se que as competências: respeitar o próximo, ter autocrítica e levar em conta os valores éticos na minha atuação profissional obtiveram os maiores percentuais quanto ao nível de domínio. Quanto ao nível de contribuição do curso para o desenvolvimento das competências, destacaram-se: respeitar o próximo, ter autocrítica e levar em conta os valores éticos na minha atuação profissional. Conclui-se que as estratégias de ensino utilizadas pelos docentes estão, na percepção dos alunos, desenvolvendo as competências requeridas ao Administrador de acordo com as DCN’s. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Estratégias de ensino e desenvolvimento de competências em um curso de administração. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The Teaching and Skills Strategies constructs are the two guiding bases of this research, whose main objective was to evaluate the role of teaching strategies of the Administration course of the Center for Juridical and Social Sciences - CCJS of the Federal University of Campina Grande in the development of competences, according to the National Curricular Guidelines. As methods for the research, a quantitative approach was adopted, with an exploratory and descriptive purpose. The study was of an applied nature, using the case study as a research strategy. As for the procedures, we opted for documentary research and survey. As data collection instruments, two questionnaires were used: 1) the Teaching Strategies adapted from Wollinger (2017), to verify in students' perception the level of utilization and contribution of the strategies adopted by teachers for their learning; and 2) the questionnaire of Godoy et al. (2005), to identify the level of competency domain by the students and the level of contribution of the course to the development of competences. The study population consisted of 149 students enrolled in the 2017.1 and 2017.2 semesters in the baccalaureate course in Administration of CCJS-UFCG. A sample resulted in 108 questionnaires answered and valid. As for the data analysis, documentary research was identified in the teaching plans of the teaching disciplines, such as the teaching strategies used by the teachers of the CCJS Business Administration course. The most repetitive strategies were condensed in the teaching plans which are: Expository Class, Directed Study, Case Study, Workshop, Exercise Resolution, Discussion and Debate, Exhibitions, Excursions and Visits, Business Gaming, Individual Education, Problem Based Learning, Conceptual Map, Seminar, Panel, Forum, Teaching in Children Groups, Lectures and Brainstorm. In the second part, through a descriptive analysis of frequency, it was verified that the strategies with the highest index of utilization were expository class, seminar, discussion and debate. As for the contribution of the strategies to the students' learning, in their perception, those that stood out were: lectures, resolution of exercises and lectures. Finally, also through descriptive analysis, it was verified that the competences: respecting the neighbor, having self-criticism and considering the ethical values in my professional performance obtained the highest percentages regarding the domain level. Regarding the level of contribution of the course to the development of competences, the following stand out: respecting the neighbor, having self-criticism and considering the ethical values in my professional performance. It is concluded that the teaching strategies used by the teachers are, in the perception of students, developing the skills required to the Administrator according to the National Curricular Guidelines of the Brazil. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14677
dc.date.accessioned 2020-08-30T20:50:04Z
dc.date.available 2020-08-30
dc.date.available 2020-08-30T20:50:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Administração pt_BR
dc.subject Estratégias de Ensino pt_BR
dc.subject Competências pt_BR
dc.subject Desenvolvimento de Competências pt_BR
dc.subject Administration pt_BR
dc.subject Teaching Strategies pt_BR
dc.subject Skills pt_BR
dc.subject Skills Development pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Janielly Lustosa da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching strategies and skills development in an administration course. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Janielly Lustosa da. Estratégias de ensino e desenvolvimento de competências em um curso de administração. 2018. 77fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB –Brasil, 2018. pt_BR


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