DSpace/Manakin Repository

A escrita escolar: aspectos envolvidos na construção do sujeito-autor nos anos finais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BRITO, I. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5351219813890609 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, R. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOURA, Ana Célia Clementino.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumo A presente pesquisa consiste em descrever e apresentar reflexões em torno do processo de produção do texto escrito pelo aluno, identificando possíveis aspectos que contribuem para práticas insuficientes com a escrita escolar e para o desenvolvimento da autoria textual na produção escrita. O lócus da investigação foram duas escolas públicas de ensino fundamental, em Assaré, no Ceará. Os principais objetivos foram, portanto, analisar os aspectos que envolvem o processo de escrita escolar e a construção do sujeito como autor de seus textos e identificar os fatores que contribuem para a complexidade da produção textual, evidenciando domínio sobre a competência discursiva textual. É uma pesquisa de natureza aplicada, abordagem qualitativa e caracterizada como um estudo de caso. A abordagem teórica baseia-se nas discussões de Antunes (2003, 2009), Bakhtin (1997), Geraldi (2012), Passareli (2012), Possenti (2002, 2013, 2014), entre outros, que defendem a contextualização e a escrita, sempre tendo em conta os contextos de produção e recepção destes textos. Partindo da problemática que permeou nosso objeto de estudo e análise de dados, confirmamos a necessidade de práticas significativas para trabalhar com a produção textual em sala de aula, como forma de contribuir para o desenvolvimento da escrita escolar, baseada principalmente na abordagem dos gêneros textuais. e colaborar para a formação de estudantes-autores interativos e, portanto, cidadãos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title A escrita escolar: aspectos envolvidos na construção do sujeito-autor nos anos finais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2018-02-26
dc.description.abstract The present research consists of describing and presenting reflections around the production process of the written text by the student, identifying possible aspects that contribute to insufficient practices with the school writing and for the development of textual authorship in written production. The locus of the investigation were two public elementary schools, in Assaré, Ceará. The main objectives were therefore to analyze the aspects that involve the process of school writing and the construction of the subject as author of their texts and identify the factors that contribute to the complexity of textual production, evidencing domain over textual discursive competence. It is a research of an applied nature, qualitative approach and characterized as a case study. The theoretical approach is based on the discussions of Antunes (2003, 2009), Bakhtin (1997), Geraldi (2012), Passareli (2012), Possenti (2002, 2013, 2014), among others, who defend contextualized and writing, always taking into account the contexts of production and reception of these texts. Starting from the problematic that permeated our object of study and data analysis, we confirm the need for meaningful practices for working with textual production in the classroom, as a way of contributing to the development of school writing, based mainly on the approach of textual genres and to collaborate for the formation of interactive student-authors and, therefore, citizens. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1467
dc.date.accessioned 2018-08-15T19:10:28Z
dc.date.available 2018-08-15
dc.date.available 2018-08-15T19:10:28Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Escrita escolar pt_BR
dc.subject Autoria textual pt_BR
dc.subject Contexto de produção escrita pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject School writing pt_BR
dc.subject Textual Authorship pt_BR
dc.subject Context of written production pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Ivaneide Gonçalves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School writing: aspects involved in the construction of the subject-author in the final years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Ivaneide Gonçalves de. A escrita escolar: aspectos envolvidos na construção do sujeito-autor nos anos finais do ensino fundamental. 2018. 141f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta