Mostrar registro simples

dc.creator.ID MEDEIROS, C. Q. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5149119221547614 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PAULO, Maria de Assunção Lima de.
dc.contributor.advisor1ID PAULO, Maria de Assunçao Lima de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8362829612160567 pt_BR
dc.contributor.referee1 BODART, Cristiano das Neves.
dc.contributor.referee2 BARBOSA, José Luciano Albino.
dc.contributor.referee3 VILLOTTA, José Maria de Jesus Izquierdo.
dc.description.resumo Este trabalho, que adentra no universo do ensino-aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio Regular (EMR), foi construído como uma intervenção pedagógica, intitulada “Prefácio: o alunado como protagonista na construção de uma nova realidade social com base no desenvolvimento sustentável”, cujo objetivo geral foi construir e efetivar o processo de ensino-aprendizagem de Sociologia no EMR, mediado por um projeto de intervenção social com base no desenvolvimento sustentável. Realizado com os estudantes da Escola Estadual João Alencar de Medeiros (EEJAM) e com parcela da comunidade do município de Ipueira-RN, a construção do trabalho se deu a partir das categorias ensino-aprendizagem, Sociologia, projeto de intervenção social e desenvolvimento sustentável. Para tanto, refletiu-se a partir do referencial: Giddens (1991, 2009, 2012), Giddens, Lash e Beck (2012) e Paulo Freire (2016, 2018). Ainda no que tange o seu desenvolvimento, foi utilizada a pesquisa-ação. Quanto aos procedimentos de ação, houve intervenção social por meio da produção, bonificação e venda de sabões, contando com a participação de grupos sociais, intercalada por uma constante vinculação a temas, conceitos e teorias sociológicas, os quais foram debatidos e trabalhados dentro e fora da escola através de aulas dialogadas, mesa redonda, jogos, seminários, visitas e comunicações junto à comunidade, coletas de matéria-prima, produção de sabão e elaboração de artigos. Quanto à metodologia de avaliação, utilizou-se a observação participante e a observação sistemática com técnicas de entrevistas estruturadas e questionários. Mediante um processo dialógico e reflexivo de ensino-aprendizagem, como resultado identificou-se que os discentes foram constantemente estimulados a refletirem sobre o meio e a se reconhecerem como agentes capazes de transformar a realidade social, uma vez que aproximaram a si e a EEJAM da comunidade; passaram a conhecer melhor a realidade comunitária local; conseguiram estabelecer vinculações entre os temas, conceitos e teorias sociológicas às vivências experimentadas por intermédio do Prefácio; apropriaram-se de conhecimento sociológico; desenvolveram estímulo ao pensamento crítico; produziram um livro; interagiram mais entre si e com pessoas de outras gerações; trabalharam em equipe; contribuíram para a construção de um aplicativo; desenvolveram consciência da necessidade da preservação da natureza, assim como o meio ambiente passou a ser menos degradado. Portanto, contribuíram para a mudança da realidade local. Apesar de algumas dificuldades, vale destacar que o objetivo geral foi alcançado. Espera-se que essa intervenção sirva como um guia imperfeito que possa subsidiar análises de todos que queiram adentrar aos estudos a ela relacionados. Em especial, que seja utilizado por professores que se interessam pela aplicação cotidiana, de maneira prática, dos temas, conceitos e teorias sociológicas. É, ainda, um estímulo para que as práticas metodológicas vinculadas ao ensino de Sociologia sejam ininterruptamente repensadas e compartilhadas, além de ser um documento que endossa a luta pela continuidade e legitimação da Sociologia como disciplina da educação básica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Aprendendo sociologia no fazer sustentável. pt_BR
dc.date.issued 2020-07-24
dc.description.abstract This work dives into the universe of teaching-learning Sociology in “Regular High School” (RHS), it was built as a pedagogical intervention entitled “Prefácio: o alunado como protagonista na construção de uma nova realidade social com base no desenvolvimento sustentável”, that translates into: “Preface: the student body as protagonist in the construction of a new social reality based on sustainable development”, with the main objective to build and implement the teaching-learning process of Sociology at RHS, mediated by a social intervention project based on sustainable development. It was carried out with students from the João Alencar de Medeiros State School (EEJAM) and with a portion of the community of the town of Ipueira-RN. The project took place from the categories teaching-learning, sociology, social intervention and sustainable development, for that, it was reflected from the framework: Giddens (1991, 2009, 2012), Giddens, Lash e Beck (2012), Paulo Freire (2016,2018). Action research was used for its development. As for action procedures, there was social intervention through the production, share and sale of soaps with the participation of social groups, interspersed by a constant link to sociological themes, concepts and theories that were discussed and worked on inside and outside the school through classes, round table, games, seminars, visits and discussions in the community, collections of raw materials and supplies, soap production and preparation of products. As for the evaluation methodology, participant observation and systematic observation with structured interview techniques and questionnaires were used. Through a dialogical and reflective teaching-learning process, it was identified that students were constantly encouraged to reflect and to recognize themselves as agents capable of transforming social reality, brought themselves and EEJAM closer to the community; they learn more about the local community; they managed to establish links among the themes, concepts and sociological theories to the experiences experienced through the Preface; they acquired sociological knowledge; developed a stimulus to critical thinking; wrote and produced a book; interacted more with each other and with other generations; they worked as a team; contributed to the construction of an application; they developed awareness of the need to preserve nature, as well as the environment became less degraded. Therefore, they contributed to changing the local reality. Despite some difficulties, the overall objective was achieved. It is hoped that this intervention will serve as an imperfect guide that can support the analysis of everyone who wants to enter the studies related to it. In particular, it should be used by teachers who are interested in the practical application of sociological themes, concepts and theories on a daily basis. It is an incentive for methodological practices linked to the teaching of Sociology to be continually rethought and shared. It is yet another document that endorses the struggle for the continuity and legitimation of Sociology as a discipline of basic education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14698
dc.date.accessioned 2020-08-31T16:56:07Z
dc.date.available 2020-08-31
dc.date.available 2020-08-31T16:56:07Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.subject Teaching-Learning pt_BR
dc.subject Enseñanza-Aprendizaje pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject Sociology pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Intervenção Social pt_BR
dc.subject Social Intervention pt_BR
dc.subject Intervención Social pt_BR
dc.subject Pesquisa-Ação pt_BR
dc.subject Investigación para la Acción pt_BR
dc.subject Action Research pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FIGUEIRÊDO, Cassiano Quinino de Medeiros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Learning sociology in sustainable making. pt_BR
dc.identifier.citation FIGUEIRÊDO, C. Q. de M. Aprendendo sociologia no fazer sustentável. 173 f. (Dissertação de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta