DSpace/Manakin Repository

Cenário da educação ambiental segundo os agricultores familiares do DPIVAS em Sousa (PB).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FIGUEIREDO, E. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MELO, Wellington Ferreira de.
dc.contributor.advisor1ID MELO, W. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3396550972394218 pt_BR
dc.contributor.referee1 LEMENHE, Flávio.
dc.contributor.referee1ID LEMENHE, F. pt_BR
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Alexandre Wallace Ramos.
dc.contributor.referee2ID PEREIRA, A. W. R. pt_BR
dc.description.resumo No Brasil, o modelo de desenvolvimento rural predominante ainda é baseado no uso extensivo de terras; na monocultura; na exportação; no uso intensivo de máquinas, adubos químicos e agrotóxicos. Face invisível da realidade sustentável e da segurança alimentar, sobretudo para o setor produtivo, é a educação ambiental. A educação ambiental deve ser o primeiro passo para instigar a consciência crítica sobre as questões ambientais. Área temática pouco explorada pela academia local na região de Sousa-PB, as inquietudes com as questões ambientais moveram esta pesquisa com o objetivo de conhecer a percepção dos agricultores familiares do Distrito de Irrigação Perímetro Irrigado Várzeas de Sousa (DPIVAS) quanto ao cenário da educação ambiental naquele distrito de irrigação. A revisão de literatura explorou o debate sobre a Educação Ambiental; o cenário dos distritos de irrigação no Brasil; e os sistemas agroindustriais e a agricultura familiar. Quanto à metodologia, esta pesquisa é delineada como exploratória, descritiva e de campo. Conclui-se que a matéria ambiental nas Várzeas de Sousa está à mercê da iniciativa do pequeno produtor rural – conquanto ações relativas a palestras ou cursos sobre as temáticas atinentes ao meio ambiente ou à educação ambiental sejam citadas. Fato é que inúmeras instituições poderiam contribuir substancialmente com pesquisas e/ou com a consequente extensão técnica relacionada a educação ambiental. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Cenário da educação ambiental segundo os agricultores familiares do DPIVAS em Sousa (PB). pt_BR
dc.date.issued 2018-12-18
dc.description.abstract In Brasil, the predominant rural development model is still based on extensive land use; in monoculture; on export; in the intensive use of machines, chemical fertilizers and agrochemicals. The invisible face of sustainable reality and food security, especially for the productive sector, is environmental education. Environmental education should be the first step in instigating critical awareness of environmental issues. A thematic area little explored by the local academy in the Sousa-PB region, concerns with environmental issues moved this research with the objective of knowing the perception of the family farmers of the Irrigated Irrigation District Várzeas de Sousa (DPIVAS) regarding the scenario of education environment in that irrigation district. The literature review explored the debate on Environmental Education; the scenario of irrigation districts in Brazil; and agro-industrial systems and family farming. As for the methodology, this research is delineated as exploratory, descriptive and field. It is concluded that the environmental matter in the Várzeas de Sousa is at the mercy of the initiative of the small rural producer – although actions related to lectures or courses on the themes related to the environment or environmental education are cited. It is a fact that many institutions could contribute substantially with research and / or with the consequent technical extension related to environmental education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14711
dc.date.accessioned 2020-08-31T18:02:22Z
dc.date.available 2020-08-31
dc.date.available 2020-08-31T18:02:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Agricultura familiar pt_BR
dc.subject Sustentabilidade rural pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Family farming pt_BR
dc.subject Rural sustainability pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Monocultura
dc.subject Adubos químicos e agrotóxicos
dc.subject Sistemas agroindustriais
dc.subject Monoculture
dc.subject Chemical and pesticide fertilizers
dc.subject Agro-industrial systems
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FIGUEIREDO, Edglênio Moreira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education scenario according to DPIVAS family farmers in Sousa (PB). pt_BR
dc.identifier.citation FIGUEIREDO, Edglênio Moreira de. Cenário da educação ambiental segundo os agricultores familiares do DPIVAS em Sousa (PB). 2018. 51fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro e Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB –Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta