DSpace/Manakin Repository

Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 GOMES, Maria Ilbaniza.
dc.description.resumo A Educação Brasileira passa por uma fase precária e porque não dizer caótica, haja visto o descaso com que nossos governantes a tratam. Sabemos, pois, que num país onde o povo não se educa, torna-se difícil e lento o seu desenvolvimento, por isto nós, enquanto educadores, não podemos ficar alheios a tudo, precisamos noa movimentar, denunciar os erros, apontar os culpados e, acima de tudo, tentar fazer algo para mudar, o atual sistema de ensino. Na escola em que atuei, a situação não é muito diferente, principalmente no que se refere à atualização de conhecimentos por parte do corpo docente afetando, mais ainda, a carência advinda do processo ensino-aprendizagem. Como proposta de trabalho julguei ser necessário que se atenda às necessidades básicas das professoras em Comunicação e Expressão, assim sendo, trabalhos através de sessão de estudo, fixas de leitura, especificamente em alfabetização no pré-escolar visando a melhoria da orientação pedagógica a ser desenvolvida de acordo com às necessidades do educando adequando, assim, as tarefas ao objetivo previsto. Deste modo, o trabalho revesteu-se de esforço no sentido de transmitir uma realidade sócio-cultural e educacional vivenciada por nós. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar. pt_BR
dc.date.issued 1988-01
dc.description.abstract Brazilian education is going through a precarious phase and why not say chaotic, having seen the disregard with which our leaders treat it. We know, therefore, that in a country where the people are not educated, their development becomes difficult and slow, that is why we, as educators, cannot be oblivious to everything, we need to move, denounce mistakes, point out the culprits and above all, try to do something to change the current education system. In the school where I worked, the situation is not very different, especially with regard to the updating of knowledge on the part of the teaching staff, affecting even more the lack arising from the teaching-learning process. As a work proposal, I found it necessary to meet the basic needs of teachers in Communication and Expression, therefore, work through study session, fixed reading, specifically in pre-school literacy aimed at improving the pedagogical orientation to be developed according to the needs of the student, thus adapting the tasks to the intended objective. In this way, the work took on an effort to convey a socio-cultural and educational reality experienced by us. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14811
dc.date.accessioned 2020-09-01T18:46:36Z
dc.date.available 2020-09-01
dc.date.available 2020-09-01T18:46:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Supervisão Escolar pt_BR
dc.subject Ensino - aprendizagem pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Pré-escolar pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject School Supervision pt_BR
dc.subject Teaching - Learning pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Preschool pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOBRAL, Maria Iva Vieira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Final Document of the School Supervision Internship. pt_BR
dc.identifier.citation SOBRAL, Maria Iva Vieira. Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.1988. 19f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1988. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta