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Estudo sobre a evasão dos alunos no curso de Administração da UFCG/CCJS/UACC.

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dc.creator.ID ALVES, A. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0383928540998185 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVERA, Marcos Macri.
dc.contributor.advisor1ID OLIVERA, M. M. pt_BR
dc.contributor.referee1 DELFINO, Islania Andrade de Lira.
dc.contributor.referee1ID DELFINO, I. A. L. pt_BR
dc.contributor.referee2 LÔBO, Rodolfo Lakov Saraiva.
dc.contributor.referee2ID LÔBO, R. L. S. pt_BR
dc.description.resumo Nos últimos anos o ensino superior brasileiro tem se deparado com um grave problema, a elevação nos índices de evasão nas Instituições de Ensino Superior (IES), o abandono do curso sem a devida titulação tem por consequência graves problemas dentro e fora das instituições. Devido a esse cenário a presente pesquisa teve por objetivo identificar as taxas de evasão no curso de Administração da UFCG/CCJS/UACC assim como os seus fatores motivadores. A metodologia utilizada foi pesquisa descritiva exploratória de natureza qualitativa, por meio de levantamento de dados junto à universidade e aplicação de questionário aos alunos evadidos sem motivo definido pela instituição. O universo da pesquisa foram todos os alunos matriculados até o ano de 2016. Os dados foram organizados por meio de tabelas no programa Excel. Como resultado, o curso teve um total geral de evasão de 25%. O ano de 2013 teve o maior índice com 45% de evadidos, os homens tem um percentual de 10% a mais de evasão do que as mulheres, as mulheres tem maior média de permanência por semestre. Como fatores motivadores da evasão o abandono e a reprovação por falta tiveram os maiores percentuais em 3 anos dos 8 anos analisados, 56,82% abandonaram o curso para imediato ingresso em outro, 81,40% continuam no ensino superior e dos que não continuam 100% pretende voltar. Foi possível identificar que os casos de evasão são do tipo externo a instituição e por motivos individuais dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Estudo sobre a evasão dos alunos no curso de Administração da UFCG/CCJS/UACC. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-25
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14822
dc.date.accessioned 2020-09-02T02:08:35Z
dc.date.available 2020-09-02
dc.date.available 2020-09-02T02:08:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Administração pt_BR
dc.subject Evasão pt_BR
dc.subject Fatores motivacionais pt_BR
dc.subject Administración pt_BR
dc.subject Evasión pt_BR
dc.subject Factores motivacionales pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Aline Fernandes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study on student dropout in the UFCG/ CCJS/UACC Administration course. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Aline Fernandes. Estudo sobre a evasão dos alunos no curso de Administração da UFCG/CCJS/UACC. 2017. 46fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen En los últimos años la enseñanza superior brasileña se ha enfrentado a un grave problema, la elevación en los índices de evasión en las Instituciones de Enseñanza Superior (IES), el abandono del curso sin la debida titulación tiene por consecuencia graves problemas dentro y fuera de las instituciones. Debido a este escenario la presente investigación tuvo por objetivo identificar las tasas de evasión en el curso de Administración de la UFCG / CCJS / UACC así como sus factores motivadores. La metodología utilizada fue una investigación descriptiva exploratoria de naturaleza cualitativa, por medio de levantamiento de datos junto a la universidad y aplicación de cuestionario a los alumnos evadidos sin motivo definido por la institución. El universo de la investigación fueron todos los alumnos matriculados hasta el año 2016. Los datos fueron organizados por medio de tablas en el programa Excel. Como resultado de que el curso tuvo un total general de evasión del 25%, el año 2013 tuvo el mayor índice con un 45% de evadidos, los hombres tienen un porcentaje del 10% más de evasión que las mujeres, las mujeres tienen Mayor promedio de permanencia por semestre. Como un factor de motivación de la evasión el abandono y la reprobación por falta tuvieron los mayores porcentajes en 3 años de los 8 años analizados, 56,82% abandonaron el curso para inmediato ingreso en otro, 81,40% continúan en la enseñanza superior y de los que no continúan El 100% pretende volver. Es posible identificar que los casos de evasión son del tipo externo a la institución y por motivos individuales de los alumnos. pt_BR


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