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Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento.

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dc.creator.ID SILVA, C. M. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3536622085134473 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GALVÃO, Lilian Kelly de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID GALVÃO, L. K. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1813864142204954 pt_BR
dc.contributor.referee1 AMORIM, Betânia Maria Oliveira de.
dc.contributor.referee2 ALENCAR, Thalita Lays Fernandes de.
dc.description.resumo A compreensão e o reconhecimento das emoções são fundamentais para o aprimoramento de um harmonioso e saudável desenvolvimento infantil. Esse Relato de Experiência tem como objetivo principal discutir a inserção da educação emocional no contexto escolar durante o estágio em Psicologia do Desenvolvimento. O público alvo foram crianças entre 4 e 5 anos de idade, que, no decorrer de um semestre letivo, foram estimuladas a participar de vivências em grupo que tinham como foco principal a educação de competências emocionais. Mais precisamente, foram promovidas atividades voltadas para o reconhecimento das emoções e para o desenvolvimento de habilidades sociais (empatia, assertividade, resolução de conflitos). As experiências vividas foram registradas em um diário de campo e analisadas por meio de análises qualitativas de conteúdo. Depois da realização das intervenções, observou-se que foi construído um espaço de liberdade de expressão de emoções, bem como se constatou o desenvolvimento de diferentes habilidades sociais. Com base na experiência relatada, propõe-se que as escolas se apropriem de projetos como esse, não apenas de forma pontual e esporádica, mas, de modo contínuo e persistente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia.
dc.title Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento. pt_BR
dc.date.issued 2018-02-26
dc.description.abstract Emotional comprehension and recognition are prime understandings in the development of emotional competencies, for they are critical in ensuring a healthy and harmonious child development. It is through these competencies that a child percieves and evaluates experiences provided by their medium in a positive and autonomous manner. This article's goal is to report the importance of Emotional Education in the school context through intervention activities carried out during a Psychology of Socio-emotional Development internship by a group of Psychology students, in a Early Childhood Education facility. Thus, based on theorical and methodological assumptions of Emotional Education, activities aimed at socio-emotional development were carried out, promoting the formation of citizens with a critical and autonomous conscience, as well as emotional recognition faculty. As a result of the applied activities, it is intended to lead the children to: 1) Recognize emotions; 2) Develop social abilities; 3) Manage conflict scenarios. It is concluded that the promotion of these activities in the early childhood education efficiently promotes necessary changes in the emotional recognition of each child in the school environment. However, continuity of interventions based on Emotional Education is necessary in school environments so that it can promote children's emotional understanding and recognition in the face of the possibility of constructing positive strategies for conflict management. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14843
dc.date.accessioned 2020-09-02T16:18:39Z
dc.date.available 2020-09-02
dc.date.available 2020-09-02T16:18:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil - emoções
dc.subject Educação emocional - educação infantil
dc.subject Psicologia do desenvolvimento
dc.subject Competência emocional
dc.subject Desenvolvimento infantil
dc.subject Educação de competências emocionais
dc.subject Desenvolvimento de habilidades sociais - crianças
dc.subject Desenvolvimento da criança - psicologia
dc.subject Socialização infantil
dc.subject Early childhood education - emotions
dc.subject Emotional education - early childhood education
dc.subject Emotional comprehension and recognition
dc.subject Educación de la primera infancia - emociones
dc.subject Psicología del desarrollo
dc.subject Desarrollo infantil
dc.subject Educación en habilidades emocionales
dc.subject Desarrollo de habilidades sociales - niños
dc.subject Desarrollo Infantil -psicología
dc.subject Socialización infantil
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Camilla Mendes de Melo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Emotional education in early childhood education: developmental psychology stage. pt_BR
dc.title.alternative La educación emocional en la educación infantil: pasantía en psicología del desarrollo.
dc.identifier.citation SILVA, Camila Mendes de Melo. Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento. 2018. 23fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14843 pt_BR
dc.description.resumen La comprensión y el reconocimiento de las emociones son fundamentales para la mejora de un desarrollo infantil armónico y saludable. Este Informe de Experiencia tiene como principal objetivo discutir la inserción de la educación emocional en el contexto escolar durante la pasantía en Psicología del Desarrollo. El público objetivo fueron niños entre 4 y 5 años, quienes, durante un semestre escolar, fueron incentivados a participar de experiencias grupales que tuvieron como eje principal la educación de habilidades emocionales. En concreto, se impulsaron actividades dirigidas al reconocimiento de emociones y al desarrollo de habilidades sociales (empatía, asertividad, resolución de conflictos). Las experiencias vividas fueron registradas en un diario de campo y analizadas a través del análisis de contenido cualitativo. Luego de realizar las intervenciones se observó que se construyó un espacio para la libertad de expresión de las emociones, así como el desarrollo de diferentes habilidades sociales. Con base en la experiencia reportada, se propone que las escuelas se apropien de proyectos como este, no solo de manera puntual y esporádica, sino de manera continua y persistente.


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