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Terapia cognitivo-comportamental para o transtorno de ansiedade generalizada: o caso Beth.

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dc.creator.ID MORAIS, D. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9565471099829851 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AZEVEDO, Regina Lígia Wanderlei de.
dc.contributor.advisor1ID AZEVEDO, R. L. W. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0219739155714055 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Flávio Lúcio Almeida.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Jacqueline Matias dos.
dc.description.resumo O presente trabalho teve como objetivo apresentar um caso clínico de uma paciente do sexo feminino que foi diagnosticada com Transtorno de Ansiedade Generalizada, tendo como base a abordagem cognitivo-comportamental. A paciente Beth (nome fictício) é uma jovem de 25 anos de idade, estudante de pós-graduação de uma universidade pública localizada no interior da Paraíba e esteve em acompanhamento psicoterápico individual, tendo vivenciado 15 sessões. Os atendimentos ocorreram no Serviço Escola de uma Universidade Federal do Estado supracitado, tendo como responsável uma estagiária de Psicologia que era semanalmente orientada por uma professora com formação em terapia cognitivo-comportamental. Como técnicas interventivas foram utilizadas a Psicoeducação do modelo cognitivo, da ansiedade e dos transtornos de ansiedade, construção da relação terapêutica, empirismo colaborativo, reestruturação/ressignificação cognitiva, evocação de pensamentos automáticos através do questionamento socrático, dessensibilização sistemática, Registro Diário de Pensamentos, exames de evidências, torta da responsabilidade, conceitualização cognitiva, dentre outras. Percebeu-se que em 15 sessões a paciente evoluiu no que se refere a lidar com os sintomas fisiológicos da ansiedade, a compreender seu modelo cognitivo e a ressignificação das suas crenças centrais. Tal percepção foi possível pelo discurso da paciente assim como pela observação de comportamentos assertivos que antes não existiam. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia
dc.title Terapia cognitivo-comportamental para o transtorno de ansiedade generalizada: o caso Beth. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-12
dc.description.abstract The present study aimed to present a clinical case of a female patient who was diagnosed with Generalized Anxiety Disorder, based on the cognitive-behavioral approach. The patient Beth (fictitious name) is a 25-year-old female graduate student from a public university located in the interior of Paraíba/Brazil and was undergoing individual psychotherapy, having had 15 sessions. Attendance occurred at the School Service of a Federal University of the State mentioned above, with a psychology trainee who was weekly guided by a teacher with training in cognitive-behavioral therapy. Interventional techniques included psychoeducation of the cognitive model, anxiety and anxiety disorders, construction of an therapeutic relationship, collaborative empiricism, cognitive restructuring/resignification, evocation of automatic thoughts through socratic questioning, systematic desensitization, Daily Record of Thoughts, evidence exams, Responsibility Pie, cognitive conceptualization, among others. It was noticed that in 15 sessions the patient evolved to deal with the physiological symptoms of anxiety, to understand her cognitive model and the resignification of her central beliefs. Such perception was made possible by the patient's discourse as well as the observation of assertive behaviors that did not exist before. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14847
dc.date.accessioned 2020-09-02T16:44:03Z
dc.date.available 2020-09-02
dc.date.available 2020-09-02T16:44:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Terapia cognitivo-comportamental
dc.subject Transtorno de Ansiedade Generalizada
dc.subject Psicologia clínica
dc.subject Psicoeducação do modelo cognitivo
dc.subject Empirismo colaborativo - Psicologia
dc.subject Transtornos de ansiedade
dc.subject Conceituação cognitiva
dc.subject Torta da responsabilidade - Psicologia
dc.subject Questionário Socrático
dc.subject Reestruturação cognitiva
dc.subject Ressignificação cognitiva
dc.subject Evocação de pensamentos automáticos
dc.subject Dessensibilização sistemática
dc.subject Cognitive-behavioral therapy
dc.subject Psychoeducation of the cognitive model
dc.subject Anxiety disorders
dc.subject Construction of an therapeutic relationship
dc.subject Collaborative empiricism
dc.subject Cognitive restructuring
dc.subject Cognitive resignification
dc.subject Evocation of automatic thoughts
dc.subject Socratic questioning
dc.subject Systematic desensitization
dc.subject Daily Record of Thoughts
dc.subject Evidence exams
dc.subject Responsibility Pie
dc.subject Cognitive conceptualization
dc.subject Clinical psychology
dc.subject Terapia de conducta cognitiva
dc.subject Psicoeducación del modelo cognitivo
dc.subject Desórdenes de ansiedad
dc.subject Conceptualización cognitiva
dc.subject Pastel de responsabilidad - Psicología
dc.subject Cuestionario socrático
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MORAIS, Daniela de Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cognitive-behavioral therapy for generalized anxiety disorder: the Beth case. pt_BR
dc.title.alternative Terapia cognitivo-conductual para el trastorno de ansiedad generalizada: el caso de Beth.
dc.identifier.citation MORAIS, Daniela de Almeida. Terapia cognitivo-comportamental para o transtorno de ansiedade generalizada: o caso Beth. 2018. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14847 pt_BR
dc.description.resumen El presente trabajo tuvo como objetivo presentar un caso clínico de una paciente a quien se le diagnosticó Trastorno de Ansiedad Generalizada, basado en el enfoque cognitivo-conductual. La paciente Beth (nombre ficticio) es una estudiante de posgrado de una universidad pública ubicada en el interior de Paraíba, de 25 años, que se sometió a un seguimiento psicoterapéutico individual, habiendo experimentado 15 sesiones. Las consultas se realizaron en el Servicio Escolar de una Universidad Federal del mencionado Estado, con un interno a cargo de Psicología quien semanalmente era guiado por un docente capacitado en terapia cognitivo-conductual. Se utilizaron como técnicas de intervención psicoeducación del modelo cognitivo, ansiedad y trastornos de ansiedad, construcción de la relación terapéutica, empirismo colaborativo, reestructuración/resignificación cognitiva, evocación de pensamientos automáticos a través del cuestionamiento socrático, desensibilización sistemática, Registro Diario de Pensamientos, exámenes. , pastel de responsabilidad, conceptualización cognitiva, entre otros. Se notó que en 15 sesiones la paciente evolucionó en el manejo de los síntomas fisiológicos de la ansiedad, comprendiendo su modelo cognitivo y redefiniendo sus creencias fundamentales. Esta percepción fue posible tanto por el habla del paciente como por la observación de comportamientos asertivos que antes no existían.


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