DSpace/Manakin Repository

Avaliação do funcionamento adaptativo em pessoas com autismo: uma revisão sistemática com metanálise.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CABRAL, D. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8897491533981968 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MELO, Monilly Ramos Araújo.
dc.contributor.advisor1ID MELO, M. R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3029090915971102 pt_BR
dc.contributor.referee1 AZEVEDO, Regina Lígia Wanderlei de.
dc.contributor.referee2 GAUDÊNCIO, Edmundo de Oliveira.
dc.description.resumo O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se pela existência de uma dificuldade na comunicação e interação social, acompanhada de padrões restritos e repetitivos de comportamento. Dentro desses padrões, sugere-se que seja realizada a análise do funcionamento adaptativo. Tal funcionamento se refere às habilidades adaptativas em três domínios: conceitual, social e prático. Entretanto, mesmo após a definição da deficiência intelectual pela American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD) e das disposições sobre saúde e incapacidade dispostos na Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF), as avaliações do funcionamento adaptativo em pessoas com autismo, que não apresentam concomitantemente deficiência intelectual, ainda são escassas. Dessa forma, a presente pesquisa tem por objetivo fornecer um panorama dos estudos brasileiros acerca da avaliação do funcionamento adaptativo em pessoas com autismo, através da realização de uma revisão sistemática com metanálise. Para tanto, nos meses de agosto e setembro de 2018, foram realizadas buscas nas bases de dados SciELO, PePSIC, BVS Brasil e nos periódicos disponíveis na CAPES e na BDTD. Foram analisados 27 estudos e realizados testes de normalidade da amostra. Dentre os estudos, apenas 7 avaliam os três domínios das habilidades adaptativas expressas no funcionamento adaptativo, e nenhum tinha como objetivo a construção de instrumentos para tal. Considerando a relevância da identificação do funcionamento adaptativo para a promoção da autonomia, acredita-se ser essencial que estudos acerca das habilidades adaptativas em pessoas com TEA, com ou sem deficiência intelectual, sejam realizados no país. No que se refere às limitações da revisão, destaca-se a amostra reduzida de estudos, devido também à restrição de critérios pré-estabelecidos para os mecanismos de busca utilizados e a inclusão única de textos disponíveis gratuitamente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia
dc.title Avaliação do funcionamento adaptativo em pessoas com autismo: uma revisão sistemática com metanálise. pt_BR
dc.date.issued 2018-11-28
dc.description.abstract Autism Spectrum Disorder (ASD) is characterized by the existence of a difficulty in communication and social interaction, accompanied by restricted and repetitive patterns of behavior. Within these patterns it is suggested that the analysis of the adaptive functioning be performed. Such functioning refers to adaptive skills in three domains: conceptual, social and practical. However, even after the definition of intellectual disability by the American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD) and the health and disability provisions set forth in the International Classification of Functioning (CIF) assessments of adaptive functioning in people with autism, who do not have concomitant intellectual impairment, are still scarce. Thus, the present research aims to provide an overview of the Brazilian studies about the evaluation of the adaptive functioning in people with autism, through the accomplishment of a systematic review with meta-analysis. For that, in August and September of 2018, searches were made in the SciELO, PePSIC, BVS Brasil databases and in the periodicals available in CAPES and BDTD. We analyzed 27 studies and performed normality tests of the sample. Among the studies, only 7 evaluated the three domains of adaptive abilities expressed in adaptive functioning, and none had as objective the construction of instruments for such. Considering the relevance of identifying adaptive functioning for the promotion of autonomy, it is believed to be essential that studies on adaptive skills in people with ASD, with or without intellectual disability, be carried out in the country. With regard to the limitations of the review, the small sample of studies is highlighted, due also to the restriction of pre-established criteria for the search engines used and the unique inclusion of freely available texts. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14850
dc.date.accessioned 2020-09-02T16:53:59Z
dc.date.available 2020-09-02
dc.date.available 2020-09-02T16:53:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista
dc.subject Funcionamento adaptativo - Psicologia
dc.subject Habilidades adaptativas - Psicologia
dc.subject Revisão sistemática - Psicologia
dc.subject Autismo
dc.subject Deficiência intelectual
dc.subject Avaliação do funcionamento adaptativo - Autismo
dc.subject Metanálise - Psicologia
dc.subject Autistic Spectrum Disorder
dc.subject Adaptive functioning - Psychology
dc.subject Adaptive skills - Psychology
dc.subject Systematic review - Psychology
dc.subject Systematic review - Psychology
dc.subject Autism
dc.subject Desorden del espectro autista
dc.subject Funcionamiento adaptativo - Psicología
dc.subject Revisión sistemática - Psicología
dc.subject Evaluación del Funcionamiento Adaptativo - Autismo
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CABRAL, Danielle Gonçalves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assessment of adaptive functioning in people with autism: a systematic review with meta-analysis. pt_BR
dc.title.alternative Evaluación del funcionamiento adaptativo en personas con autismo: una revisión sistemática con metanálisis.
dc.identifier.citation CABRAL, Danielle Gonçalves. Avaliação do funcionamento adaptativo em pessoas com autismo: uma revisão sistemática com metanálise. 2018. 27 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14850 pt_BR
dc.description.resumen El Trastorno del Espectro Autista (TEA) se caracteriza por la existencia de una dificultad en la comunicación y la interacción social, acompañada de patrones de comportamiento restringidos y repetitivos. Dentro de estos estándares, se sugiere realizar el análisis del funcionamiento adaptativo. Tal funcionamiento se refiere a las habilidades adaptativas en tres dominios: conceptual, social y práctico. Sin embargo, incluso después de la definición de discapacidad intelectual de la Asociación Estadounidense de Discapacidades Intelectuales y del Desarrollo (AAIDD) y las disposiciones sobre salud y discapacidad establecidas en la Clasificación Internacional de Funcionamiento (ICF), las evaluaciones del funcionamiento adaptativo en personas con autismo, que no se presentan concomitantemente con discapacidad intelectual, son aún escasos. Por lo tanto, esta investigación tiene como objetivo proporcionar una visión general de los estudios brasileños sobre la evaluación del funcionamiento adaptativo en personas con autismo, a través de una revisión sistemática con metanálisis. Para ello, en agosto y septiembre de 2018, se realizaron búsquedas en las bases de datos SciELO, PePSIC, BVS Brasil y en las revistas disponibles en CAPES y BDTD. Se analizaron 27 estudios y se realizaron pruebas de normalidad de la muestra. Entre los estudios, solo 7 evaluaron los tres dominios de habilidades adaptativas expresadas en el funcionamiento adaptativo, y ninguno tuvo como objetivo construir instrumentos para este propósito. Considerando la relevancia de identificar el funcionamiento adaptativo para la promoción de la autonomía, se cree fundamental que se realicen en el país estudios sobre habilidades adaptativas en personas con TEA, con o sin discapacidad intelectual. En cuanto a las limitaciones de la revisión, destaca la reducida muestra de estudios, también por la restricción de criterios preestablecidos para los buscadores utilizados y la única inclusión de textos disponibles de forma gratuita.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta