dc.creator.ID |
COSTA, D. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7318258036928996 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVERA, Marcos Macri. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVERA, M. M. |
|
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Orlando Gomes da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, O. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ALVES, Vorster Queiroga. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ALVES, V. Q. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A construção de uma pesquisa de satisfação é importante para o desenvolvimento de um ensino de qualidade, a noção da concepção dos estudantes no que diz respeito à instituição de ensino a qual escolheu para seguir sua carreira acadêmica é suprimento essencial para a edificação de uma educação superior sólida. O objetivo deste trabalho foi investigar as
características do estado de satisfação dos alunos do curso de Administração da UFCG/CCJS. Para isso foi utilizado um questionário com 35 questões sobre satisfação dos alunos referente
a diversos aspectos relacionados à vida acadêmica dos mesmos, tendo cinco opções de satisfação entre nada satisfeito e totalmente satisfeito utilizando a escala likert, foi aplicado
com 134 alunos do curso de Administração do CCJS/UFCG, a pesquisa é de caráter quantitativo e qualitativo, de natureza exploratória e descritiva. Após coletados os dados
foram dispostos em tabelas usando tabelas dinâmicas que auxiliou a criação dos gráficos para análise dos dados, os resultados obtidos apontam os principais elementos relevantes para satisfação e também a insatisfação com o curso e todos os aspectos que o envolve. Com maior
índice de satisfação perante os alunos está para a segurança oferecida pela instituição (portaria, seguranças) com 83% e diversidade das atividades extracurriculares oferecidas pela
instituição que apresentou o maior índice de insatisfação dos alunos com 40%, assim evidenciando de forma positiva a satisfação dos acadêmicos deste curso, os resultados obtidos
por este estudo podem ser útil à instituição em condutas a serem adotadas com os alunos e na
efetividade educacional ofertado pela instituição, pretendendo mudanças viáveis para o curso, criando novas técnicas de ensino e aprendizagem e estabelecer melhorias nas instalações de ensino do curso de Administração do CCJS/UFCG. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Estudo sobre satisfação acadêmica no curso de Administração da UFCG/CCJS/UACC. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-08-23 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14854 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-02T17:47:18Z |
|
dc.date.available |
2020-09-02 |
|
dc.date.available |
2020-09-02T17:47:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Superior |
pt_BR |
dc.subject |
Instituição e qualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfacción |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza superior |
pt_BR |
dc.subject |
Institución y calidad |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades extracurriculares |
|
dc.subject |
Actividades extracurriculares |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Dalieva Fernandes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Study on academic satisfaction in the UFCG/ CCJS/UACC Administration course. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Dalieva Fernandes. Estudo sobre satisfação acadêmica no curso de Administração da UFCG/CCJS/UACC. - PB. 2017. 80fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La construcción de una investigación de satisfacción es importante para el desarrollo de una
enseñanza de calidad, la noción de la concepción de los estudiantes en lo que se refiere a la
institución de enseñanza a la que eligió para seguir su carrera académica es el suministro
esencial para la edificación de una educación superior Sólida. El objetivo de este trabajo fue
investigar las características del estado de satisfacción de los alumnos del curso de
Administración de la UFCG / CCJS. Para ello se utilizó un cuestionario con 35 preguntas
sobre satisfacción de los alumnos referente a diversos aspectos relacionados a la vida
académica de los mismos, teniendo cinco opciones de satisfacción entre nada satisfecho y
totalmente satisfecho utilizando la escala likert, fue aplicado con 134 alumnos del curso de
Administración del Estado CCJS / UFCG, la investigación es de carácter cuantitativo y
cualitativo, de naturaleza exploratoria y descriptiva. Después de recolectados los datos fueron
dispuestos en tablas usando tablas dinámicas que ayudaron a la creación de los gráficos para
análisis de los datos, los resultados obtenidos apuntan los principales elementos relevantes,
para satisfacción y también la insatisfacción con el curso y todos los aspectos que lo
envuelven. Con mayor índice de satisfacción ante los alumnos está para la seguridad ofrecida
por la institución (portería, seguridades) con 83% y diversidad de las actividades
extracurriculares ofrecidas por la institución que presentó el mayor índice de insatisfacción de
los alumnos con el 40%, los resultados obtenidos por este estudio Pueden ser de gran valor a
la institución en conductas a ser adoptadas con los alumnos y en la efectividad educativa
ofrecida por la institución. |
pt_BR |