DSpace/Manakin Repository

Treinamento, desenvolvimento de educação de professores no Município de São Francisco - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VIEIRA, F. R. Q. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3392269231876191 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MELO, Wellington Ferreira de.
dc.contributor.advisor1ID MELO, W. F.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3396550972394218 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
dc.contributor.referee1ID BARBOSA, M. F. N. pt_BR
dc.contributor.referee2 DELFINO, Islania Andrade de Lira.
dc.contributor.referee2ID DELFINO, I. A. L. pt_BR
dc.description.resumo Desde os primeiros passos do período republicano no Brasil, as questões relacionadas à educação pública nasceram com a força opressora da elite dominante sobre a massa de trabalhadores. Nos dias atuais, embora com avanços significativos dos direitos constitucionais, temas relacionados a educação, a exemplo da capacitação continuada de professores, ainda é gerador de controvérsias e discussões. Esta pesquisa teve como objetivo geral conhecer as percepções dos professores da rede municipal de ensino do município de São Francisco - PB em relação às políticas de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) de pessoas. A revisão bibliográfica tratou da evolução da Administração de Recursos Humanos, dos processos de TD&E e ainda da Gestão de Pessoas no Serviço Público. Os procedimentos metodológicos foram classificados em exploratório, descritivo, quantitativo, de campo e documental. Os dados foram coletados em junho de 2017 através de um questionário adaptado do INEP, com 30 questões de múltipla escolha, escalonado e dividido em seis dimensões. Dentre as principais conclusões, destaca-se que a maioria dos professores declarou necessidade de especializações, principalmente na área de estudantes com deficiências e necessidades especiais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Treinamento, desenvolvimento de educação de professores no Município de São Francisco - PB. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract From the earliest steps of the republican period in Brasil, issues related to public education were born with the oppressive force of the ruling elite over the mass of workers. Nowadays, although with significant advances in constitutional rights, issues related to education, such as continuing teacher training, still generate controversy and discussion. This research had as general objective to know the perceptions of the teachers of the municipal network of education of the municipality of São Francisco-PB in relation to the policies of training, development and education (TD & E) of people. The bibliographic review dealt with the evolution of the Human Resources Administration, the TD & E processes and the People Management in the Public Service. The methodological procedures were classified in exploratory, descriptive, quantitative, field and documentary. Data were collected in June 2017 through a questionnaire adapted from the INEP, with 30 multiple choice questions, scaled and divided into six dimensions. Among the main conclusions, it is highlighted that the majority of teachers declared a need for specializations, especially in the area of students with disabilities and special needs. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14869
dc.date.accessioned 2020-09-02T19:11:19Z
dc.date.available 2020-09-02
dc.date.available 2020-09-02T19:11:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação continuada pt_BR
dc.subject Gestão de pessoas pt_BR
dc.subject Capacitação profissional pt_BR
dc.subject Continuing education pt_BR
dc.subject People management pt_BR
dc.subject Professional training pt_BR
dc.subject Especialização
dc.subject Specialization
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA, Francisca Regina Queiroga.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Training, development of teacher education in the city of São Francisco - PB. pt_BR
dc.identifier.citation VIEIRA, Francisca Regina Queiroga. Treinamento, desenvolvimento de educação de professores no Município de São Francisco - PB. 2017. 60fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta