dc.creator.ID |
VIEIRA, F. R. Q. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3392269231876191 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MELO, Wellington Ferreira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MELO, W. F. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3396550972394218 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BARBOSA, M. F. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
DELFINO, Islania Andrade de Lira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
DELFINO, I. A. L. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Desde os primeiros passos do período republicano no Brasil, as questões relacionadas à educação pública nasceram com a força opressora da elite dominante sobre a massa de
trabalhadores. Nos dias atuais, embora com avanços significativos dos direitos
constitucionais, temas relacionados a educação, a exemplo da capacitação continuada de professores, ainda é gerador de controvérsias e discussões. Esta pesquisa teve como objetivo geral conhecer as percepções dos professores da rede municipal de ensino do município de São Francisco - PB em relação às políticas de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) de pessoas. A revisão bibliográfica tratou da
evolução da Administração de Recursos Humanos, dos processos de TD&E e ainda da Gestão de Pessoas no Serviço Público. Os procedimentos metodológicos foram classificados em exploratório, descritivo, quantitativo, de campo e documental. Os dados foram coletados em junho de 2017 através de um questionário adaptado do INEP,
com 30 questões de múltipla escolha, escalonado e dividido em seis dimensões. Dentre as principais conclusões, destaca-se que a maioria dos professores declarou necessidade de especializações, principalmente na área de estudantes com deficiências e necessidades especiais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Treinamento, desenvolvimento de educação de professores no Município de São Francisco - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
From the earliest steps of the republican period in Brasil, issues related to public
education were born with the oppressive force of the ruling elite over the mass of
workers. Nowadays, although with significant advances in constitutional rights, issues
related to education, such as continuing teacher training, still generate controversy and
discussion. This research had as general objective to know the perceptions of the
teachers of the municipal network of education of the municipality of São Francisco-PB
in relation to the policies of training, development and education (TD & E) of people.
The bibliographic review dealt with the evolution of the Human Resources
Administration, the TD & E processes and the People Management in the Public
Service. The methodological procedures were classified in exploratory, descriptive,
quantitative, field and documentary. Data were collected in June 2017 through a
questionnaire adapted from the INEP, with 30 multiple choice questions, scaled and
divided into six dimensions. Among the main conclusions, it is highlighted that the
majority of teachers declared a need for specializations, especially in the area of
students with disabilities and special needs. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14869 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-02T19:11:19Z |
|
dc.date.available |
2020-09-02 |
|
dc.date.available |
2020-09-02T19:11:19Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão de pessoas |
pt_BR |
dc.subject |
Capacitação profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing education |
pt_BR |
dc.subject |
People management |
pt_BR |
dc.subject |
Professional training |
pt_BR |
dc.subject |
Especialização |
|
dc.subject |
Specialization |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIEIRA, Francisca Regina Queiroga. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Training, development of teacher education in the city of São Francisco - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VIEIRA, Francisca Regina Queiroga. Treinamento, desenvolvimento de educação de professores no Município de São Francisco - PB. 2017. 60fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017. |
pt_BR |