dc.creator.ID |
SILVA, G. M. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8474926657950406 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AZEVEDO, Regina Lígia Wanderlei de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AZEVEDO, R. L. W. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0219739155714055 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Flávio Lúcio Almeida. |
|
dc.contributor.referee2 |
GUSMÃO, Elaine Custódio Rodrigues. |
|
dc.description.resumo |
A moda está diretamente ligada ao autoconceito pela forma como se expressa,
de modo que você é o que você veste, a vestimenta traz desejos
subconscientes, é uma forma de linguagem que revela nossos anseios e nos
posiciona frente a eles, assim pode surgir como uma interface frente à
psicologia. Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo realizar uma pesquisa
bibliográfica narrativa acerca da Moda, do Autoconceito, bem como da
interseção entre ambas as áreas. A pesquisa teve como base de investigação
as plataformas científicas Scielo e Lillacs. Sendo assim, a literatura aponta que
a partir do presente estudo, percebeu-se que moda pode surgir como uma
interface da Psicologia, na busca pela melhoria da qualidade de vida através do
autoconceito e consequentemente da autoestima. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Psicologia |
|
dc.title |
Moda e psicologia: uma interseção possível? |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-11-21 |
|
dc.description.abstract |
Fashion is directly linked to self-concept by the way it is expressed, so that you
are what you wear, the clothing brings subconscious desires, it is a form of
language that reveals our urges and positions us in front of them, so it may
appear as an interface with psychology. Thus, the research had the objective of
carrying out a narrative bibliographical research about Fashion, Self-concept, as
well as the intersection between both areas. The research was based on the
scientific platforms Scielo and Lillacs. Thus, the literature indicates that from the
present study, it has been realized that fashion can emerge as an interface of
Psychology, in the quest for improving the quality of life through self-concept
and consequently self-esteem. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14870 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-02T19:15:38Z |
|
dc.date.available |
2020-09-02 |
|
dc.date.available |
2020-09-02T19:15:38Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Moda e Psicologia |
|
dc.subject |
Autoconceito |
|
dc.subject |
Vestimenta e Psicologia |
|
dc.subject |
Vestir - autoconceito |
|
dc.subject |
Interseção Moda e Psicologia |
|
dc.subject |
Autoestima |
|
dc.subject |
Fashion and Psychology |
|
dc.subject |
Self-concept |
|
dc.subject |
Self-esteem |
|
dc.subject |
Clothing and Psychology |
|
dc.subject |
Dressing - self-concept |
|
dc.subject |
Autoconcepto |
|
dc.subject |
Vestuario y Psicología |
|
dc.subject |
Vestirse - autoconcepto |
|
dc.subject |
Intersección Moda y Psicología |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Geyza Mércia de Medeiros. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Fashion and psychology: a possible intersection? |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Moda y psicología: ¿una posible intersección? |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Geyza Mércia de Medeiros. Moda e psicologia: uma interseção possível? 2018. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14870 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La moda está directamente ligada al autoconcepto por la forma en que se expresa, de modo que eres lo que vistes, la ropa trae deseos subconscientes, es una forma de lenguaje que revela nuestros deseos y nos posiciona frente a ellos, por lo que puede aparecen como una interfaz con la psicología. Así, la investigación tuvo como objetivo realizar una investigación bibliográfica narrativa sobre Moda, Autoconcepto, así como la intersección entre ambas áreas. La investigación se basó en las plataformas científicas Scielo y Lillacs. Así, la literatura apunta que a partir del presente estudio, se percibió que la moda puede emerger como interfaz de la Psicología, en la búsqueda de mejorar la calidad de vida a través del autoconcepto y, consecuentemente, la autoestima. |
|