dc.creator.ID |
LIMA, G. G. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8498135849585320 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVERA, Marcos Macri. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Orlando Gomes da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, O. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Valterlin da Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, V. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A matemática é um dos principais meios para obter respostas, ao utilizar sua objetividade para solução de problemas nas empresas e organizações. Ela está presente em boa parte das disciplinas que integra a estrutura curricular do curso de administração, tendo em vista que a estrutura desenvolvida para formulação dos conteúdos e matérias que compõem o currículo é fundamental para o desenvolvimento de um profissional capacitado, desenvolvendo a concepção do conhecimento, raciocínio lógico e dedutivo do discente. Diante o exposto, esse trabalho teve como objetivo geral identificar as deficiências na formação do conhecimento matemático dos alunos ingressantes no curso de Administração, período 2017.1 da Universidade Federal de Campina Grande- UACC/CCJS/UFCG, campus Sousa-PB. O estudo se constitui de uma pesquisa de campo qualitativa e quantitativa, de natureza exploratória e descritiva, e utilizou-se como ferramenta de coleta de dados um questionário composto por questões objetivas, de múltiplas escolhas de acordo com a percepção dos alunos sobre o seu
nível de conhecimento evidenciado. O questionário, evidenciou correlação com as deficiências na formação do conhecimento matemático dos alunos ingressantes do supracitado curso. Percebeu-se que existe inquietações acerca da autoconfiança do aluno, as suas habilidades e interesses em relação a matemática. As questões do teste apresentaram uma possível relação às deficiências, onde foi possível identificar as áreas matemáticas com maiores deficiências: Em termos numéricos, as questões problema relacionados aos assuntos do ensino fundamental apresentou um nível de acertos baixo em relação às questões diretas dos assuntos abordados. Ainda com base no teste, relacionado aos assuntos do ensino médio,em termos numéricos os erros se sobressaíram aos acertos. Diante do cenário apresentado e tendo em vista a importância de desenvolver um profissional capacitado na área de administração, o mapeamento dessas demandas é fundamental para que soluções sejam sugeridas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Deficiências na formação do conhecimento matemático dos alunos ingressantes da graduação do curso de Administração. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
Mathematics is one of the main ways to get answers by using your objectivity to solve
problems in companies and organizations. It is present in most of the disciplines that integrate
the curricular structure of the administration course, considering that the structure developed
to formulate the contents and materials that compose curriculum is fundamental for the
development of a qualified professional, developing the conception of knowledge, Logical
and deductive reasoning. In view of the above, this work had as general objective to identify
the deficiencies in the formation of mathematical knowledge of students entering the
Administration course, period 2017.1, Federal University of Campina Grande - UACC / CCJS
/ UFCG, Sousa-PB campus. The study consisted of qualitative and quantitative field research,
of an exploratory and descriptive nature, and a questionnaire composed of objective questions
was used as a data collection tool, with multiple choices according to the students' perception
of their level Of evidenced knowledge. The questionnaire, evidenced a correlation with the
deficiencies in the formation of the mathematical knowledge of the incoming students of the
above mentioned course. It has been noticed that there is concern about the student's selfconfidence, his abilities and interests in relation to mathematics. The questions of the test
presented a possible relation to the deficiencies, where it was possible to identify the
mathematical areas with the greatest deficiencies: In numerical terms, the problem questions
related to the subjects of the elementary school presented a low level of correct answers in
relation to the direct subjects of the subjects approached. Still based on the test, related to the
subjects of high school, in numerical terms the errors excelled to the correct ones.
Considering the scenario presented and considering the importance of developing a qualified
professional in the area of administration, the mapping of these demands is fundamental for
solutions to be suggested. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14874 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-02T19:42:33Z |
|
dc.date.available |
2020-09-02 |
|
dc.date.available |
2020-09-02T19:42:33Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Deficiências |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Aluno ingressante |
pt_BR |
dc.subject |
Administração |
pt_BR |
dc.subject |
Disabilities |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
New student |
pt_BR |
dc.subject |
Administration |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Gécia Gabriela de Araújo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Deficiencies in the formation of mathematical knowledge of students entering the undergraduate course of Administration. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Gécia Gabriela de Araújo. Deficiências na formação do conhecimento matemático dos alunos ingressantes da graduação do curso de Administração. 2017. 60fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017. |
pt_BR |