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Deficiências na formação do conhecimento matemático dos alunos ingressantes da graduação do curso de Administração.

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dc.creator.ID LIMA, G. G. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8498135849585320 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVERA, Marcos Macri.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, M. M. pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Orlando Gomes da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, O. G. pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Valterlin da Silva.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, V. S. pt_BR
dc.description.resumo A matemática é um dos principais meios para obter respostas, ao utilizar sua objetividade para solução de problemas nas empresas e organizações. Ela está presente em boa parte das disciplinas que integra a estrutura curricular do curso de administração, tendo em vista que a estrutura desenvolvida para formulação dos conteúdos e matérias que compõem o currículo é fundamental para o desenvolvimento de um profissional capacitado, desenvolvendo a concepção do conhecimento, raciocínio lógico e dedutivo do discente. Diante o exposto, esse trabalho teve como objetivo geral identificar as deficiências na formação do conhecimento matemático dos alunos ingressantes no curso de Administração, período 2017.1 da Universidade Federal de Campina Grande- UACC/CCJS/UFCG, campus Sousa-PB. O estudo se constitui de uma pesquisa de campo qualitativa e quantitativa, de natureza exploratória e descritiva, e utilizou-se como ferramenta de coleta de dados um questionário composto por questões objetivas, de múltiplas escolhas de acordo com a percepção dos alunos sobre o seu nível de conhecimento evidenciado. O questionário, evidenciou correlação com as deficiências na formação do conhecimento matemático dos alunos ingressantes do supracitado curso. Percebeu-se que existe inquietações acerca da autoconfiança do aluno, as suas habilidades e interesses em relação a matemática. As questões do teste apresentaram uma possível relação às deficiências, onde foi possível identificar as áreas matemáticas com maiores deficiências: Em termos numéricos, as questões problema relacionados aos assuntos do ensino fundamental apresentou um nível de acertos baixo em relação às questões diretas dos assuntos abordados. Ainda com base no teste, relacionado aos assuntos do ensino médio,em termos numéricos os erros se sobressaíram aos acertos. Diante do cenário apresentado e tendo em vista a importância de desenvolver um profissional capacitado na área de administração, o mapeamento dessas demandas é fundamental para que soluções sejam sugeridas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Deficiências na formação do conhecimento matemático dos alunos ingressantes da graduação do curso de Administração. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract Mathematics is one of the main ways to get answers by using your objectivity to solve problems in companies and organizations. It is present in most of the disciplines that integrate the curricular structure of the administration course, considering that the structure developed to formulate the contents and materials that compose curriculum is fundamental for the development of a qualified professional, developing the conception of knowledge, Logical and deductive reasoning. In view of the above, this work had as general objective to identify the deficiencies in the formation of mathematical knowledge of students entering the Administration course, period 2017.1, Federal University of Campina Grande - UACC / CCJS / UFCG, Sousa-PB campus. The study consisted of qualitative and quantitative field research, of an exploratory and descriptive nature, and a questionnaire composed of objective questions was used as a data collection tool, with multiple choices according to the students' perception of their level Of evidenced knowledge. The questionnaire, evidenced a correlation with the deficiencies in the formation of the mathematical knowledge of the incoming students of the above mentioned course. It has been noticed that there is concern about the student's selfconfidence, his abilities and interests in relation to mathematics. The questions of the test presented a possible relation to the deficiencies, where it was possible to identify the mathematical areas with the greatest deficiencies: In numerical terms, the problem questions related to the subjects of the elementary school presented a low level of correct answers in relation to the direct subjects of the subjects approached. Still based on the test, related to the subjects of high school, in numerical terms the errors excelled to the correct ones. Considering the scenario presented and considering the importance of developing a qualified professional in the area of administration, the mapping of these demands is fundamental for solutions to be suggested. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14874
dc.date.accessioned 2020-09-02T19:42:33Z
dc.date.available 2020-09-02
dc.date.available 2020-09-02T19:42:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Deficiências pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Aluno ingressante pt_BR
dc.subject Administração pt_BR
dc.subject Disabilities pt_BR
dc.subject Mathematics pt_BR
dc.subject New student pt_BR
dc.subject Administration pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Gécia Gabriela de Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Deficiencies in the formation of mathematical knowledge of students entering the undergraduate course of Administration. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Gécia Gabriela de Araújo. Deficiências na formação do conhecimento matemático dos alunos ingressantes da graduação do curso de Administração. 2017. 60fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017. pt_BR


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