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O museu como ambiente educativo: um estudo em Campina Grande-PB.

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dc.creator.ID OLIVEIRA, R. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6003574708900577 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, André Augusto Diniz.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, A. A. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8891017471432810 pt_BR
dc.contributor.referee1 FIGUEIREDO JUNIOR, Paulo Matias de.
dc.contributor.referee2 RAMOS, Fabiana.
dc.contributor.referee3 ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão de.
dc.description.resumo O professor do Ensino Fundamental é uma peça-chave na transformação de ideias pedagógicas em ações concretas, cabendo-lhe a orientação da atividade aos seus alunos, inclusive fora do ambiente escolar, como na experiência museu-educação. Os funcionários, estagiários e gestores de museus lidam com um público mais amplo e diretamente com o patrimônio cultural. Esses educadores são fundamentais na construção de práticas didáticas alternativas. Esta pesquisa teve por objetivo principal analisar o lugar dos museus como ambientes educativos, a partir das perspectivas de professores do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) da Rede Municipal de ensino, de diretores, de funcionários e de estagiários de Museus na cidade de Campina Grande – PB. Para a produção de dados, foram realizadas observações em 5 museus selecionados nessa cidade partir de uma grelha de análise, aplicados questionários e uma Associação Livre de Palavras junto a 74 sujeitos, sendo 26 do Grupo Museu (GM) e 48 do Grupo Docente (GD). Foram realizadas, ainda, 10 entrevistas de aprofundamento com uma sub-amostra, sendo 5 para cada grupo. Os dados foram cotejados de acordo com a sua natureza dos dados, pela análise de conteúdo, estatística descritiva, frequência de evocações e análise de similitude. Verificamos diferenças substanciais entre as instituições museológicas relativas à estrutura organizacional e física. O GM o representa a partir das cognições Cultura e o Conhecimento como aspectos chaves, que se desdobram em uma compreensão da relação entre Museu-educação pautada na preservação cultural e na aprendizagem através da cultura. Essa representação está baseada na atividade de trabalho desses participantes que têm como lócus de trabalho um conjunto de museus que se pautam mais na cultura local. O GD representa o museu como um equipamento vinculado à história, associando a guarda da memória, disciplina do conhecimento, à arte e ao conhecimento, tendo seu fundamento na legitimidade de uma determinada visão hegemônica e simbólica desse objeto. Por outro lado, a visão dos docentes sobre a relação museu-educação pauta-se em uma perspectiva de conhecimento dinâmico, construtivo, com acepções no campo de conhecimento empírico e interativo. Porém, muitas questões dificultam essa aproximação da relação museu-escola. O distanciamento dos docentes para com o objeto influencia diretamente em relação às práticas educativas e se coloca como entrave para eles no âmbito profissional. As justificativas principais são a falta de formação, de apoio técnico-pedagógico por parte das instituições museológicas e do governo municipal, além da falta de tempo. Esses dados nos indicam a importância de se debater e incluir esse tema em nosso cotidiano. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title O museu como ambiente educativo: um estudo em Campina Grande-PB. pt_BR
dc.date.issued 2020-02-28
dc.description.abstract The elementary school teacher is a key player in transforming pedagogical ideas into concrete actions, and he/she is responsible for guiding the activity to his/her students, even outside the school environment, as in the museum- education experience. Museum employees, interns and managers deal with a wider audience and directly with cultural heritage. These educators are fundamental in the construction of alternative teaching practices. The main objective of this research was to analyze the place of museums as educational environments, from the perspectives of Elementary School teachers (6th to 9th grade) of the Municipal Education Network, of directors, employees and Museum interns in the city of Campina Grande - PB. For the production of data, observations were made in 5 selected museums in that city based on an analysis grid, questionnaires and a Free Word Association were applied to 74 subjects, 26 from the Museum Group (GM) and 48 from the Teaching Group (GD). There were also 10 in-depth interviews with a sub-sample, 5 for each group. The data were collated according to the nature of the data, by content analysis, descriptive statistics, frequency of evocations and similarity analysis. We found substantial differences amongstmuseological institutions regarding the organizational and physical structure. The GM represents it from the cognitions Culture and Knowledge as key aspects, which unfold in an understanding of the relationship between Museum-education based on cultural preservation and learning through culture. This representation is based on the work activity of these participants, whose work location is a set of museums that focus more on local culture. The GD represents the museum as an equipment linked to history, associating the custody of memory, discipline of knowledge, art and knowledge, having its foundation in the legitimacy of a certain hegemonic and symbolic vision of this object. On the other hand, the teachers' view of the museum-education relationship is based on a perspective of dynamic, constructive knowledge, with meanings in the field of empirical and interactive knowledge. However, many issues hinder this approximation of the museum-school relationship. The distance between teachers and the object directly influences educational practices and poses itself as an obstacle for them in the professional sphere. The main justifications are the lack of training; lack of technical and pedagogical support from museological institutions and the municipal government; lack of time. These data indicate the importance of debating and including this topic in our daily lives. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14875
dc.date.accessioned 2020-09-02T20:42:21Z
dc.date.available 2020-09-02
dc.date.available 2020-09-02T20:42:21Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Museu pt_BR
dc.subject Museum pt_BR
dc.subject Museo pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Representações sociais pt_BR
dc.subject Social representations pt_BR
dc.subject Representaciones sociales pt_BR
dc.subject Ambiente educativo pt_BR
dc.subject Entorno educativo pt_BR
dc.subject Educational environment pt_BR
dc.subject Educação patrimonial
dc.subject Educação museológica
dc.subject Heritage education
dc.subject Museum education
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GONÇALVES, Renata Carlos de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The museum as an educational environment: a study in Campina Grande-PB. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, R. C. de. O museu como ambiente educativo: um estudo em Campina Grande-PB. 2020. 160 f. (Dissertação de Mestrado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14875 pt_BR


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