DSpace/Manakin Repository

Lendo Isabel Minhós Martins para os pequenos: as contribuições das estratégias de leitura para formação do leitor literário.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, Risoneide Ribeiro do pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7517249174775411 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Márcia Tavares.
dc.contributor.advisor1ID TAVARES, M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1904168802083424 pt_BR
dc.contributor.referee1 WANDERLEY, Naelza de Araújo.
dc.contributor.referee2 RAMOS, Fabiana.
dc.description.resumo Este trabalho apresenta uma experiência de leitura literária, executada mediante as contribuições das estratégias de leitura. Vivenciada no âmbito de uma sala de aula, a experiência tem como sujeitos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, que se encontravam em processo de desenvolvimento do código escrito e leitor. A experiência aconteceu através da leitura dos livros Meu vizinho é um cão (2010) e A manta: uma história em quadrinhos (de tecido) (2011), ambos de autoria da portuguesa Isabel Minhós Martins. A seleção dos livros se deu em função da qualidade estética e da linguagem própria, original e afetiva, adequadas aos sujeitos da pesquisa. A pesquisa teve como objetivo geral: investigar as contribuições das estratégias de leitura para a formação do leitor literário infantil. Como objetivos específicos, tivemos: i) delimitar os aspectos temáticos das obras de Isabel Minhós Martins; ii) analisar a leitura realizada pelos sujeitos da pesquisa dos textos literários Meu vizinho é um cão (2010) e A manta: uma história em quadrinhos (de tecido) (2011), da autora estudada; e iii) verificar a utilização das estratégias de leitura para permanência dos dados estéticos no texto literário infantil. A intervenção aconteceu na Escola Municipal Raimundo Asfora, na cidade de Campina Grande-PB. Assim, este estudo constituiu-se em uma pesquisa ação e em uma pesquisa bibliográfica. Como referenciais teóricos para embasar nossas reflexões, recorremos às ideias de Aguiar (2001), Zilberman (2005), Solé (1998), Girotto e Sousa (2010), Souza e Cosson (2018), Moreira e Messias (2018), Cademartori (2012), Petit (2008), entre outros. Os resultados da pesquisa revelaram que a experiência de leitura literária realizada com o suporte das estratégias de leitura favoreceu para uma melhor compreensão das narrativas pelos alunos, principalmente quando as estratégias foram evidenciadas durante a leitura mediada. Sabido que os sujeitos da pesquisa se encontravam em processo de formação leitora, verificamos que durante a realização da leitura independente alguns alunos sentiram dificuldades para acionar as estratégias para entendimento do texto. Compreendemos que os aspectos temáticos presentes nas obras de Isabel Minhós Martins fazem parte do cotidiano infantil, além de acreditarmos que as temáticas abordadas nas obras selecionadas possibilitaram uma leitura atrativa, prazerosa e significativa. Nas análises dos dados coletados durante a intervenção, percebemos que a abordagem das estratégias de leitura, utilizada como suporte para a leitura literária em sala de aula, pode contribuir para a formação leitora dos alunos, promovendo o encontro dos leitores com o objeto livro e com o texto literário e favorecendo ainda a permanência dos aspectos estéticos das obras, o que certamente enriqueceu a compreensão e a interpretação das narrativas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Lendo Isabel Minhós Martins para os pequenos: as contribuições das estratégias de leitura para formação do leitor literário. pt_BR
dc.date.issued 2020-08-30
dc.description.abstract This study presents an experience of literary reading, performed with contributions from reading strategy. It was conducted in a classroom environment, having as subjects the students from the third grade of basic education, which were in process of development their reading and writing skills. The study was conducted as the reading of the books Meu vizinho é um cão (2010) and A manta: uma história em quadrinhos (de tecido) (2011), both from the portuguese author Isabel Minhós Martins. The criteria used for the selection of these books aesthetical quality and language that is appropriated, original, and afective, proper to the subjects of the study. The study has as general goal: to investigate the contributions of reading strategies to the development of the infant literary reader. As specific objectives, we had: i) to bound thematic aspects of the works of of Isabel Minhós Martins; ii) to analyse the reading performed by the subjects of the sutdy of literary texts Meu vizinho é um cão (2010) and A manta: uma história em quadrinhos (de tecido) (2011), of the same author; and iii) to verify the usage of reading strategies to the persistence of aestheticals aspects of the infant literary text. The intervention was performed in the Raimundo Asfora school, in Campina Grande city, state of Paraíba. Thus, this study is composed of an action research and a bibliographic research. As theoreticals references used as based of our discussions, we reached for the ideas of Aguiar (2001), Zilberman (2005), Solé (1998), Girotto and Sousa (2010), Souza and Cosson (2018), Moreira and Messias (2018), Cademartori (2012), Petit (2008), among others. The results of the study reveal that the literary reading experience performed with the support of reading strategies favored a better comprehension of the sutdents about the narratives, mainly when the strategies were highlighted during the mediated reading. From the knowledge that the subjects of the study were in process of reading development, we verified that during the realization of the independent reading some students felt difficulties to reach the strategies for text comprehension. We understand that thematic aspects present in the works of Isabel Minhós Martis are part of the infant daily life, besides, we believe that the approached thematics in the selected works make possible an attractive reading, pleasurable and meaningful. In the analysis of the colected data during the intervention, we noticed that the approach of the reading strategies, used as support to the literary reading in the classroom, may contribute to the reading development of the students, promoting the encounter of the readers with the book goal and with the literary text and favoring the persistency of the aesthetical aspects of the works, which certainly enriched their comprehension and narrative interpretations. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14877
dc.date.accessioned 2020-09-02T21:56:20Z
dc.date.available 2020-09-02
dc.date.available 2020-09-02T21:56:20Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Literatura Infantil pt_BR
dc.subject Children's Literature pt_BR
dc.subject Leitor pt_BR
dc.subject Lector pt_BR
dc.subject Reader pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Risoneide Ribeiro do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading Isabel Minhós Martins to the little ones: the contributions of reading strategies to the formation of the literary reader. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, R. R. do. Lendo Isabel Minhós Martins para os pequenos: as contribuições das estratégias de leitura para formação do leitor literário. 2020. 180 f. (Dissertação de Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14877 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta