dc.creator.ID |
ARRUDA, T. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8404999743836886 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Severino José de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, S. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6473536082145901 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PAULO, Maria De Assunção Lima de. |
|
dc.contributor.referee2 |
MEUCCI, Simone. |
|
dc.description.resumo |
Esta dissertação tem por objetivo analisar as representações sociais de juventude presentes nos livros didáticos de Sociologia aprovados no PNLD 2018, problematizando como o jovem da zona rural ou de pequenas cidades, especificamente do semiárido brasileiro, é, ou não, representado nestes materiais. Dessa forma, o que chama a atenção no momento é o tratamento que os autores dos livros didáticos (e as editoras responsáveis por estes livros) dão às diferentes representações, ou mesmo aos diferentes tipos de jovens e expressões da juventude, reforçando posições sociais e mecanismos simbólicos de exclusão. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Sociologia |
pt_BR |
dc.title |
Análise das representações sociais dos jovens nos livros didáticos de sociologia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-03-10 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation aims to analyze the social representations of youth present in the Sociology textbooks approved in PNLD 2018, questioning how young people from rural areas or small cities, specifically from the Brazilian semiarid region, are or are not represented in these materials. Thus, what calls our attention at the moment is the treatment that textbook authors (and the publishers responsible for these books) give to different representations, or eve n todifferent types of young people and youth expressions, reinforcing social positi ons andsymbolic mechanisms of exclusion |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14878 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-02T22:20:59Z |
|
dc.date.available |
2020-09-02 |
|
dc.date.available |
2020-09-02T22:20:59Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Representação Social |
pt_BR |
dc.subject |
Social Representation |
pt_BR |
dc.subject |
Representacion Social |
pt_BR |
dc.subject |
Jovens |
pt_BR |
dc.subject |
Joven |
pt_BR |
dc.subject |
Young |
pt_BR |
dc.subject |
Livro Didático |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARRUDA, Tiago de Melo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of social representations of young people in sociology textbooks |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARRUDA, T. de M. Análise das representações sociais dos jovens nos livros didáticos de sociologia. 2020. 98 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. |
pt_BR |