DSpace/Manakin Repository

Caracterização dos encerramentos dos atendimentos realizados no serviço escola de psicologia da Universidade Federal de Campina Grande.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA FILHO, J. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1775171762852603 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARNEIRO, Virginia Teles.
dc.contributor.advisor1ID CARNEIRO, V. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9632590679008170 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Flávio Lúcio Almeida.
dc.contributor.referee2 GUSMÃO, Elaine Custódio Rodrigues.
dc.description.resumo O presente estudo objetiva caracterizar o perfil dos encerramentos dos atendimentos realizados no Serviço-Escola da Universidade Federal de Campina Grande – Campus I. A avaliação deste contexto tem como objetivo traçar perfis e caracterizar como têm se dado esses encerramentos, as motivações que tem levado ao fim do atendimento dos usuários, que possuem profundo significado para os sujeitos envolvidos no contexto da clínica psicológica. A pesquisa se deu por meio do levantamento e análise das variáveis contidas nas fichas de triagem e de encerramento arquivadas no acervo documental da instituição, no período de novembro de 2014 (início de funcionamento do Serviço) a dezembro de 2017 (fim do período letivo 2017.2). O resultado obtido aponta para um alto índice de pessoas que realiza o processo de triagem, porém que não entra em processo de terapia no serviço. Além disso, a grande maioria dos encerramentos dos atendimentos no Serviço-Escola da UFCG são oriundos da desistência dos usuários, que difere do encerramento por faltas não justificadas. Em 40% dos casos encerrados no período de 2014 até o fim do período letivo de 2017.2, os usuários do serviço informaram que não iriam mais comparecer a terapia, que ainda não havia sido dada como encerrada. A pesquisa demonstrou que, o índice de desistência por parte do usuário do Serviço-Escola da UFCG é elevado. Embora isso implique numa problemática, este índice pode ser reduzido. Estudos sobre a temática são necessários para promover continuamente melhor adequação dos serviços propiciando ampliação dos conhecimentos e das necessidades e contribuir para maior inserção social da Psicologia, além de contribuir para a formação dos universitários. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia.
dc.title Caracterização dos encerramentos dos atendimentos realizados no serviço escola de psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. pt_BR
dc.date.issued 2018-11-28
dc.description.abstract The objective of this study is to characterize the profile of the closures of the services rendered at the Federal University of Campina Grande - Campus I. The objective of this study is to draw profiles and characterize how these closures have occurred, the motivations that have led to the end users, which have deep meaning for the subjects involved in the context of the psychological clinic. The research was carried out by means of the survey and analysis of the variables contained in the screening and closure sheets filed in the documentary collection of the institution, in the period from November 2014 (beginning of operation of the Service) to December 2017 (end of the 2017.2 school year). The result obtained points to a high rate of people who carry out the screening process, but who do not enter the therapy process in the service. In addition, the vast majority of terminations at the UFCG School Service come from user withdrawal, which differs from termination due to unjustified absences. In 40% of the cases concluded in the period from 2014 to the end of the academic year 2017.2, service users reported that they would no longer attend the therapy, which had not yet been closed. The research has shown that the UFCG Service-School dropout rate is high. Although this implies a problem, this index can be reduced. Studies on the subject are necessary to continuously promote a better adaptation of services by increasing knowledge and needs and contributing to a greater social insertion of Psychology, besides contributing to the training of university students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14917
dc.date.accessioned 2020-09-03T16:05:00Z
dc.date.available 2020-09-03
dc.date.available 2020-09-03T16:05:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação do psicólogo
dc.subject Psicologia clínica
dc.subject Serviço escola de psicologia - UFCG
dc.subject Atendimentos psicológicos - encerramento
dc.subject Clínica de psicologia - UFCG
dc.subject Psychologist training
dc.subject Clinical psychology
dc.subject Psychological assistance - closure
dc.subject Desistência em terapia psicológica
dc.subject Withdrawal from psychological therapy
dc.subject Formación de psicólogos
dc.subject Servicio facultad de psicología - UFCG
dc.subject Servicios psicológicos - cierre
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA FILHO, José Patrício da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Characterization of the closure of consultations performed at the School of Psychology service at the Federal University of Campina Grande. pt_BR
dc.title.alternative Caracterización del cierre de la atención brindada en la Facultad de Psicología de la Universidad Federal de Campina Grande.
dc.identifier.citation SILVA FILHO, José Patrício da. Caracterização dos encerramento dos atendimentos realizados no serviço escola de psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. 2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14917 pt_BR
dc.description.resumen El presente estudio tiene como objetivo caracterizar el perfil de los cierres de las consultas realizadas en el Servicio Escolar de la Universidad Federal de Campina Grande - Campus I. La evaluación de este contexto tiene como objetivo perfilar perfiles y caracterizar cómo se han producido estos cierres, la motivaciones que han llevado al término de la atención al usuario, las cuales tienen profundo significado para los sujetos involucrados en el contexto de la clínica psicológica. La investigación se llevó a cabo a través del levantamiento y análisis de las variables contenidas en los formularios de selección y cierre archivados en el acervo documental de la institución, desde noviembre de 2014 (inicio de funcionamiento del Servicio) hasta diciembre de 2017 (finalización del curso escolar 2017.2). ). El resultado obtenido apunta a una alta tasa de personas que pasan por el proceso de tamizaje, pero que no ingresan al proceso de terapia en el servicio. Además, la gran mayoría de las bajas de atención en el Servicio-Escuela de la UFCG se deben a la baja de los usuarios, lo que difiere de la baja por ausencias injustificadas. En el 40% de los casos cerrados en el período de 2014 al cierre del año escolar 2017,2 los usuarios del servicio informaron que ya no asistirían a la terapia, que aún no había concluido. La investigación mostró que la tasa de retiro por parte del usuario del Servicio-Escuela de la UFCG es alta. Aunque esto implica un problema, este índice puede reducirse. Los estudios sobre el tema son necesarios para promover continuamente una mejor adecuación de los servicios, proporcionando ampliación de conocimientos y necesidades y contribuyendo para una mayor inserción social de la Psicología, además de contribuir a la formación de estudiantes universitarios.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta