DSpace/Manakin Repository

Possibilidade de atuação do psicólogo na assistência estudantil universitária: interface entre as ações afirmativas e a promoção da permanência dos estudantes.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, L. A. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1818680782230239 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARNEIRO, Virginia Teles.
dc.contributor.advisor1ID CARNEIRO, V. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9632590679008170 pt_BR
dc.description.resumo Os desafios da vida universitária estão para além do ingresso nas universidades. Não apenas a passagem do ensino médio para o ensino superior, como também a permanência e conclusão bem-sucedida na graduação constam entre os principais desafios que o estudante universitário pode vir a enfrentar. No caso de estudantes de origem popular, os desafios são ainda maiores. Para eles, a adaptação e permanência no Ensino Superior dependem não apenas da oferta de bolsas, do acesso à moradia, alimentação e transporte, por exemplo, mas também de acesso a apoio psicopedagógico e psicológico que contemplem as dimensões subjetiva, interpessoal, educacional, institucional e de carreira. Objetiva-se, assim, compreender as possibilidades de inserção da psicologia na assistência estudantil universitária procurando identificar se essa atuação dialoga com as ações afirmativas que visam promover a permanência dos estudantes cotistas. Trata-se de um estudo explicativo, pois intenciona explicar a ocorrência de um fenômeno e qualitativo porque se propõe a alcançar um levantamento mais denso dos dados do problema que objetiva investigar. Para tanto, optou-se pela revisão sistemática da literatura intencionando-se investigar o que vem sendo feito e/ou estudado por psicólogos que trabalham no contexto da assistência estudantil universitária. A interpretação dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo. Merece destaque a baixa quantidade de estudos que focalizaram este tema, bem como a prevalência de atuações pautadas em práticas individualizantes, em especial, voltadas para a clínica e a psicologia escolar e educacional focando a atuação apenas nos alunos de modo a isentar outros atores sociais envolvidos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia.
dc.title Possibilidade de atuação do psicólogo na assistência estudantil universitária: interface entre as ações afirmativas e a promoção da permanência dos estudantes. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The challenges of university life are beyond entry into universities. Not only the transition from high school to higher education, but also the permanence and successful completion of graduation are among the main challenges the university student can face. In the case of students of popular origin, the challenges are even greater. For them, adaptation and permanence in Higher Education depend not only on the provision of scholarships, access to housing, food and transportation, for example, but also of support psycho-pedagogic and psychological access that encompassing dimensions subjective interpersonal, educational, institutional dimensions. and of career. The objective is to understand the possibilities of insertion of psychology in the social assistance to the university student, trying to identify if this action dialogues with the affirmative actions that aim to promote the permanence of the quotaholders. This is an explanatory study, because it intends to explain the occurrence of a phenomenon and qualitative, since it proposes to carry out a denser survey of the data of the problem that is intended to investigate. Therefore, we opted for the systematic review of the literature in order to investigate what was done and / or studied by psychologists working in the context of the assistance of university students. The interpretation of the data was done through Content Analysis. It is worth noting the low number of studies found that focus on this theme, as well as the prevalence of actions based on individualizing practices, especially focused on clinical, school and educational psychology, focusing only on students,exemptingother social actors involved. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14927
dc.date.accessioned 2020-09-03T18:47:34Z
dc.date.available 2020-09-03
dc.date.available 2020-09-03T18:47:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Assistência estudantil - psicologia
dc.subject Psicologia - assistência estudantil universitária
dc.subject Ações afirmativas
dc.subject Permanência de estudantes - universidade
dc.subject Assistência psicológica - estudantes
dc.subject Psicólogo e assistência estudantil
dc.subject Atuação do Psicólogo - assistência estudantil
dc.subject Estudantes cotistas
dc.subject Assistência estudantil universitária
dc.subject Análise de Conteúdo - Bardin
dc.subject Educação superior - assistência estudantil - psicologia
dc.subject Estudantes universitários - assistência psicológica
dc.subject Student assistance - psychology
dc.subject Student attendance
dc.subject Practice of psychologist
dc.subject Psychology - university student assistance
dc.subject Affirmative actions - college students
dc.subject Student residence - university
dc.subject Psychological assistance - students
dc.subject Psychological support - students
dc.subject Psychologist and student assistance
dc.subject Psychologist performance - student assistance
dc.subject Quota students
dc.subject University student assistance
dc.subject Content Analysis - Bardin
dc.subject Psicología - atención al estudiante universitario
dc.subject Acciones afirmativas
dc.subject Estancia de estudiantes - universidad
dc.subject Psicólogo y asistencia al estudiante
dc.subject Rol del psicólogo - asistencia al estudiante
dc.subject Estudiantes cuota
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Leonídia Aparecida Pereira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Possibility of the psychologist's performance in university student assistance: interface between affirmative actions and the promotion of students' permanence.   pt_BR
dc.title.alternative Posibilidad de actuación del psicólogo en la asistencia a estudiantes universitarios: interfaz entre las acciones afirmativas y la promoción de la permanencia estudiantil.
dc.identifier.citation SILVA, Leonídia Aparecida Pereira da. Possibilidade de atuação do psicólogo na assistência estudantil universitária: interface entre as ações afirmativas e a promoção da permanência dos estudantes. 2018. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14927 pt_BR
dc.description.resumen Los retos de la vida universitaria van más allá de ingresar a las universidades. No solo el paso del bachillerato a la educación superior, sino también la permanencia y culminación exitosa de la graduación se encuentran entre los principales desafíos que pueden enfrentar los estudiantes universitarios. En el caso de los estudiantes de origen popular, los desafíos son aún mayores. Para ellos, la adaptación y permanencia en la Educación Superior depende no solo de la oferta de becas, acceso a vivienda, alimentación y transporte, por ejemplo, sino también del acceso a apoyos psicopedagógicos y psicológicos que aborden las dimensiones subjetiva, interpersonal, educativa, institucional. y carrera Por lo tanto, el objetivo es comprender las posibilidades de incluir la psicología en la atención de estudiantes universitarios, buscando identificar si esta acción dialoga con acciones afirmativas que tienen como objetivo promover la permanencia de los estudiantes de cuota. Este es un estudio explicativo, ya que pretende explicar la ocurrencia de un fenómeno y cualitativo, ya que se propone lograr un levantamiento más denso de los datos del problema que pretende investigar. Por lo tanto, optamos por una revisión sistemática de la literatura, con la intención de investigar lo que ha sido hecho y/o estudiado por psicólogos que actúan en el contexto de la asistencia a estudiantes universitarios. La interpretación de los datos se realizó a través del Análisis de Contenido. Vale la pena mencionar el bajo número de estudios que se centraron en este tema, así como la prevalencia de acciones basadas en prácticas individualizadoras, en particular, centradas en la psicología clínica y escolar y educativa, centrándose solo en los estudiantes con el fin de eximir a otros actores sociales. involucrado. .


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta