dc.creator.ID |
SOARES, M. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9048246079047178 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARNEIRO, Virginia Teles. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CARNEIRO, V. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9632590679008170 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MORAES, Maristela de Melo. |
|
dc.contributor.referee2 |
LIMA, Flávio Lúcio Almeida. |
|
dc.description.resumo |
A entrada na universidade provoca rupturas na vida afetiva, familiar e acadêmica dos estudantes.
Pesquisas realizadas nos últimos três anos sobre aspectos da afiliação estudantil apontaram para a
necessidade de uma intervenção. O estudo se orientou pela metodologia da pesquisa-ação, a partir da
criação de um grupo de apoio acadêmico, utilizando a Oficina de Criatividade como ferramenta de
intervenção e entrevistas semiestruturadas para avaliação do grupo. Os resultados obtidos através da
Análise Temática, geraram temas e categorias que revelaram ameaças à afiliação, bem como
denotaram a oficina como facilitadora para permanência. O grupo foi descrito como local de
acolhimento, escuta e autonomia, permitindo expressão subjetiva, percepção do coletivo e incentivo à
afiliação. Conclui-se que o grupo de apoio é uma ferramenta necessária para as políticas institucionais
de assistência estudantil. Foi possível observar a relevância da pesquisa-ação e das oficinas para um
aprofundamento nas formas de intervenção junto aos estudantes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Psicologia. |
|
dc.title |
Oficina de criatividade como recurso para permanência: uma pesquisa-ação com estudantes universitários. |
pt_BR |
dc.advisor1 |
Intervención - permanencia de estudiantes universitarios |
|
dc.date.issued |
2018-03-16 |
|
dc.description.abstract |
The entrance in the university causes ruptures in the affective, familiar and academic life. Initiation
researches in the last three years about aspects of affiliation pointed to the need for an intervention.
The research was guided by the action-research methodology, from the creation of an academic
support group, using Creativity Workshops as an intervention tool and semistructured interviews for
group evaluation. The results obtained through the Thematic Analysis, generated themes and
categories that revealed threats to the affiliation, as well as denoting the workshop workshop as a
facilitador for permanence. The group was described as a place of welcome, listening and autonomy,
allowing subjective expression, perception of collective and incentive to affiliation. It is concluded that
the support group is a necessary tool for the institutional politics of student assistance. It was possible
to observe the relevance of action-research and workshops for a deepening of the forms of intervention
with the students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14928 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-03T18:55:23Z |
|
dc.date.available |
2020-09-03 |
|
dc.date.available |
2020-09-03T18:55:23Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Oficina de criatividade - estudantes universitários |
|
dc.subject |
Permanência na universidade - estudantes |
|
dc.subject |
Pesquisa-ação |
|
dc.subject |
Afiliação universitária |
|
dc.subject |
Evasão universitária |
|
dc.subject |
Assistência estudantil universitária - permanência |
|
dc.subject |
Intervenção - permanência estudantil universitária |
|
dc.subject |
University stay - students |
|
dc.subject |
Action research |
|
dc.subject |
University affiliation |
|
dc.subject |
University dropout |
|
dc.subject |
University student assistance - permanence |
|
dc.subject |
Intervention - university student stay |
|
dc.subject |
Ensino superior |
|
dc.subject |
Estilo pedagógico - professores universitários |
|
dc.subject |
Motivação no ambiente acadêmico - estudantes |
|
dc.subject |
University education |
|
dc.subject |
Pedagogical style - university professors |
|
dc.subject |
Motivation in the academic environment - students |
|
dc.subject |
Taller de creatividad - estudiantes universitarios |
|
dc.subject |
Estancia en la universidad - estudiantes |
|
dc.subject |
Investigación para la acción |
|
dc.subject |
Afiliación universitaria |
|
dc.subject |
Abandono universitario |
|
dc.subject |
Asistencia a estudiantes universitarios - permanencia |
|
dc.subject |
Enseñanza superior |
|
dc.subject |
Motivación en el ambiente académico - estudiantes |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOARES, Monalisa Peixoto. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Creativity workshop as a resource for permanence: an action research with university students. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Taller de creatividad como recurso para la permanencia: una investigación acción con estudiantes universitarios. |
|
dc.identifier.citation |
SOARES, Monalisa Peixoto. Oficina de criatividade como recurso para permanência: uma pesquisa-ação com estudantes universitários. 2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14928 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La entrada en la universidad provoca rupturas en la vida afectiva, familiar y académica. Las
investigaciones de iniciación científica realizadas en los últimos tres años sobre aspectos de la
afiliación apunta a la necesidad de una intervención. La investigación se orientó por la metodología de
la investigación-acción, a partir de la creación de un grupo de apoyo académico, utilizando los Talleres
de Creatividad como herramienta de intervención y entrevistas semiestructuradas para evaluación del
grupo. Los resultados obtenidos a través del Análisis Temático, generaron temas y categorías que
revelaron amenazas a la afiliación, así como denotaron el taller como facilitador de permanencia. El
grupo fue descrito como lugar de acogida, escucha y autonomía, permitiendo expresión subjetiva,
percepción del colectivo e incentivo a la afiliación. Se concluye que el grupo de apoyo es una
herramienta necesaria para las políticas institucionales de asistencia estudiantil. Fue posible observar
la relevancia de la investigación-acción y de los talleres para una profundización en las formas de
intervención junto a los estudiantes. |
pt_BR |