DSpace/Manakin Repository

Oficina de criatividade como recurso para permanência: uma pesquisa-ação com estudantes universitários.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOARES, M. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9048246079047178 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARNEIRO, Virginia Teles.
dc.contributor.advisor1ID CARNEIRO, V. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9632590679008170 pt_BR
dc.contributor.referee1 MORAES, Maristela de Melo.
dc.contributor.referee2 LIMA, Flávio Lúcio Almeida.
dc.description.resumo A entrada na universidade provoca rupturas na vida afetiva, familiar e acadêmica dos estudantes. Pesquisas realizadas nos últimos três anos sobre aspectos da afiliação estudantil apontaram para a necessidade de uma intervenção. O estudo se orientou pela metodologia da pesquisa-ação, a partir da criação de um grupo de apoio acadêmico, utilizando a Oficina de Criatividade como ferramenta de intervenção e entrevistas semiestruturadas para avaliação do grupo. Os resultados obtidos através da Análise Temática, geraram temas e categorias que revelaram ameaças à afiliação, bem como denotaram a oficina como facilitadora para permanência. O grupo foi descrito como local de acolhimento, escuta e autonomia, permitindo expressão subjetiva, percepção do coletivo e incentivo à afiliação. Conclui-se que o grupo de apoio é uma ferramenta necessária para as políticas institucionais de assistência estudantil. Foi possível observar a relevância da pesquisa-ação e das oficinas para um aprofundamento nas formas de intervenção junto aos estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia.
dc.title Oficina de criatividade como recurso para permanência: uma pesquisa-ação com estudantes universitários. pt_BR
dc.advisor1 Intervención - permanencia de estudiantes universitarios
dc.date.issued 2018-03-16
dc.description.abstract The entrance in the university causes ruptures in the affective, familiar and academic life. Initiation researches in the last three years about aspects of affiliation pointed to the need for an intervention. The research was guided by the action-research methodology, from the creation of an academic support group, using Creativity Workshops as an intervention tool and semistructured interviews for group evaluation. The results obtained through the Thematic Analysis, generated themes and categories that revealed threats to the affiliation, as well as denoting the workshop workshop as a facilitador for permanence. The group was described as a place of welcome, listening and autonomy, allowing subjective expression, perception of collective and incentive to affiliation. It is concluded that the support group is a necessary tool for the institutional politics of student assistance. It was possible to observe the relevance of action-research and workshops for a deepening of the forms of intervention with the students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14928
dc.date.accessioned 2020-09-03T18:55:23Z
dc.date.available 2020-09-03
dc.date.available 2020-09-03T18:55:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Oficina de criatividade - estudantes universitários
dc.subject Permanência na universidade - estudantes
dc.subject Pesquisa-ação
dc.subject Afiliação universitária
dc.subject Evasão universitária
dc.subject Assistência estudantil universitária - permanência
dc.subject Intervenção - permanência estudantil universitária
dc.subject University stay - students
dc.subject Action research
dc.subject University affiliation
dc.subject University dropout
dc.subject University student assistance - permanence
dc.subject Intervention - university student stay
dc.subject Ensino superior
dc.subject Estilo pedagógico - professores universitários
dc.subject Motivação no ambiente acadêmico - estudantes
dc.subject University education
dc.subject Pedagogical style - university professors
dc.subject Motivation in the academic environment - students
dc.subject Taller de creatividad - estudiantes universitarios
dc.subject Estancia en la universidad - estudiantes
dc.subject Investigación para la acción
dc.subject Afiliación universitaria
dc.subject Abandono universitario
dc.subject Asistencia a estudiantes universitarios - permanencia
dc.subject Enseñanza superior
dc.subject Motivación en el ambiente académico - estudiantes
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOARES, Monalisa Peixoto.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Creativity workshop as a resource for permanence: an action research with university students. pt_BR
dc.title.alternative Taller de creatividad como recurso para la permanencia: una investigación acción con estudiantes universitarios.
dc.identifier.citation SOARES, Monalisa Peixoto. Oficina de criatividade como recurso para permanência: uma pesquisa-ação com estudantes universitários. 2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14928 pt_BR
dc.description.resumen La entrada en la universidad provoca rupturas en la vida afectiva, familiar y académica. Las investigaciones de iniciación científica realizadas en los últimos tres años sobre aspectos de la afiliación apunta a la necesidad de una intervención. La investigación se orientó por la metodología de la investigación-acción, a partir de la creación de un grupo de apoyo académico, utilizando los Talleres de Creatividad como herramienta de intervención y entrevistas semiestructuradas para evaluación del grupo. Los resultados obtenidos a través del Análisis Temático, generaron temas y categorías que revelaron amenazas a la afiliación, así como denotaron el taller como facilitador de permanencia. El grupo fue descrito como lugar de acogida, escucha y autonomía, permitiendo expresión subjetiva, percepción del colectivo e incentivo a la afiliación. Se concluye que el grupo de apoyo es una herramienta necesaria para las políticas institucionales de asistencia estudiantil. Fue posible observar la relevancia de la investigación-acción y de los talleres para una profundización en las formas de intervención junto a los estudiantes. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta