DSpace/Manakin Repository

Relações entre o desempenho cognitivo e o reconhecimento de emoções em crianças com dificuldades de aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RODRIGUES, N. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6721985602858649 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MELO, Monilly Ramos Araujo.
dc.contributor.advisor1ID MELO, M. R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3029090915971102 pt_BR
dc.contributor.referee1 AZEVEDO, Regina Lígia Wanderlei de.
dc.contributor.referee2 BATISTA, José Roniere Morais.
dc.description.resumo O reconhecimento das expressões faciais é considerado uma das formas de comunicação não-verbal, pertencente às habilidades da competência emocional. Este por sua vez, pode ser compreendido como o conjunto de capacidades que possibilitam não somente reconhecer, compreender e responder de forma coerente às emoções dos outros, como também de regular e fazer uso das expressões das próprias emoções. Nesse sentido, o reconhecimento das expressões faciais fornece informações interpessoais importantes, ao permitir a tentativa de predizer comportamentos e intenções de outras pessoas e, assim, adaptar as próprias ações. Porquanto, déficits nesta função estão associados à impulsividade, ao comportamento agressivo, ao transtorno de ansiedade, ao espectro do autismo, ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, dentre outros. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo analisar o desenvolvimento cognitivo e da competência emocional, em crianças com dificuldades de aprendizagem. Para tanto, realizou-se um estudo empírico com 52 crianças entre 7 e 11 anos, de ambos os sexos, que são atendidas na Organização Papel Marchê (centro especializado no atendimento de crianças com necessidades educativas especiais). Os instrumentos utilizados foram o questionário sociodemográfico, o Desenho da Figura Humana (DFH- III) e o Teste de Compreensão das Emoções (TEC). Verificou-se que a maior parte dos participantes obteve o conceito médio nos dois instrumentos. Além disso, observou-se que as crianças que obtiveram um bom desempenho no DFH- III, também apresentaram um bom escore final no TEC, e aqueles que tiveram um baixo desempenho no DFH - III, apresentaram dificuldades no uso da competência emocional. Portanto, salienta-se para a importância de serem utilizadas intervenções clínicas e educacionais que abordem esses construtos, a fim de que suas práticas sejam mais efetivas no auxílio ao desenvolvimento infantil. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia.
dc.title Relações entre o desempenho cognitivo e o reconhecimento de emoções em crianças com dificuldades de aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-31
dc.description.abstract Recognition of facial expressions is considered a form of nonverbal communication, belonging to the skills of emotional competence. This construct can be understood as the set of capabilities that make it possible not only to recognize, understand and respond coherently to the emotions of others, but also to regulate and make use of expressions of their emotions. In this sense, recognition of facial expressions provides important interpersonal information by allowing the attempt to predict other people's behavior and intentions, and thus, adapt their own actions. Because of that, deficits in this function are associated with impulsivity, aggressive behavior, anxiety disorder, autism spectrum, attention deficit hyperactivity disorder, among others. Thus, the present study aimed to analyze cognitive development and emotional competence in children with learning disabilities. Therefore, an empirical study was carried out with 52 children between 7 and 11 years old, of both sexes, which are assisted in the Organization Paper Marchê (center specialized in the care of children with special educational needs). The instruments used were the sociodemographic questionnaire, the Human Figure Drawing (HFD-III) and the Test of Emotion Comprehension (TEC). It was found that the majority of the participants obtained the average concept in both instruments. In addition, it was observed that children who performed well on the HFD-III also had a good final score in the TEC, and those who had a low performance on the HFD-III presented difficulties in the use of emotional competence. Therefore, it is important to have clinical and educational interventions that address these constructs in order to make their practices more effective in helping children develop. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14930
dc.date.accessioned 2020-09-03T19:21:46Z
dc.date.available 2020-09-03
dc.date.available 2020-09-03T19:21:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Reconhecimento de emoções em crianças
dc.subject Desempenho cognitivo - crianças
dc.subject Psicologia da criança
dc.subject Dificuldades de aprendizagem - crianças
dc.subject Crianças com dificuldades de aprendizagem
dc.subject Competência emocional
dc.subject Expressões faciais - reconhecimento
dc.subject Organização papel marchê
dc.subject Teste de compreensão das emoções - TEC
dc.subject Questionário sociodemográfico
dc.subject Desenho da figura humana - DFH - III
dc.subject Reconhecimento de expressões faciais - psicologia
dc.subject Comunicação não-verbal - expressões faciais
dc.subject Emoções em crianças
dc.subject Emotion recognition in children
dc.subject Cognitive performance - children
dc.subject Child psychology
dc.subject Learning difficulties - children
dc.subject Children with learning difficulties
dc.subject Emotional competence
dc.subject Facial expressions - recognition
dc.subject Recognition of facial expressions - psychology
dc.subject Non-verbal communication - facial expressions
dc.subject Emotions in children
dc.subject Sociodemographic questionnaire - psychology
dc.subject Emotions Understanding Test
dc.subject Human figure drawing - psychology
dc.subject El reconocimiento de las emociones en los niños
dc.subject Rendimiento cognitivo - niños
dc.subject Problemas de aprendizaje: niños
dc.subject Niños con dificultades de aprendizaje
dc.subject Expresiones faciales - reconocimiento
dc.subject Organización paper marchê
dc.subject Test de comprensión de emociones - TEC
dc.subject Cuestionario sociodemográfico
dc.subject Dibujo de la figura humana - DFH - III
dc.subject Reconocimiento de expresiones faciales - psicología
dc.subject Comunicación no verbal - expresiones faciales
dc.subject Emociones en los niños
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Nalyson Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Relationships between cognitive performance and recognition of emotions in children with learning difficulties. pt_BR
dc.title.alternative Relaciones entre el rendimiento cognitivo y el reconocimiento de emociones en niños con problemas de aprendizaje.
dc.identifier.citation RODRIGUES, Nalyson Almeida. Relações entre o desempenho cognitivo e o reconhecimento de emoções em crianças com dificuldades de aprendizagem. 2018. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14930 pt_BR
dc.description.resumen El reconocimiento de expresiones faciales se considera una de las formas de comunicación no verbal, perteneciente a las habilidades de la competencia emocional. Ésta, a su vez, puede entenderse como el conjunto de capacidades que hacen posible no sólo reconocer, comprender y responder coherentemente a las emociones de los demás, sino también regular y hacer uso de las expresiones de las propias emociones. En este sentido, el reconocimiento de expresiones faciales proporciona importante información interpersonal, al permitir intentar predecir comportamientos e intenciones de otras personas y, por tanto, adaptar las propias acciones. Porque los déficits en esta función están asociados a la impulsividad, conducta agresiva, trastorno de ansiedad, espectro autista, trastorno por déficit de atención con hiperactividad, entre otros. Así, el presente estudio tuvo como objetivo analizar el desarrollo cognitivo y la competencia emocional en niños con dificultades de aprendizaje. Para ello, se realizó un estudio empírico con 52 niños entre 7 y 11 años, de ambos sexos, que son atendidos en la Organización Papel Marchê (centro especializado en la atención de niños con necesidades educativas especiales). Los instrumentos utilizados fueron el cuestionario sociodemográfico, el Dibujo de la Figura Humana (DFH-III) y el Test de Comprensión de Emociones (TEC). Se encontró que la mayoría de los participantes obtuvo el puntaje promedio en ambos instrumentos. Además, se observó que los niños que rendían bien en el DFH-III también tenían una buena puntuación final en el TEC, y los que rendían mal en el DFH-III presentaban dificultades en el uso de la competencia emocional. Por lo tanto, es importante utilizar intervenciones clínicas y educativas que aborden estos constructos, para que sus prácticas sean más efectivas para ayudar al desarrollo infantil.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta