DSpace/Manakin Repository

Estresse, síndrome de Burnout e docência: uma revisão sistemática da produção acadêmico-científica brasileira.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, L. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3174428173663306 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NUNES, Aline Vieira de Lima.
dc.contributor.advisor1ID NUNES, A. V. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1290166719878724 pt_BR
dc.contributor.referee1 SERAFIM, Roseane Christina da Nova Sá
dc.contributor.referee2 BEZERRA, Eduardo Breno Nascimento.
dc.description.resumo O presente estudo teve como objetivo identificar os principais sintomas e/ou sinais de adoecimentos psíquicos/mental entre docentes de nível superior brasileiros, citados na produção acadêmico-científica dos últimos cinco anos (2013-2018) no Brasil. Realizou-se uma busca na base de dados ScIELO e LILACS utilizando os descritores em pares: “burnout AND docentes”, “burnout AND professores”, “estresse AND docentes” e “estresse AND professores”. A presente revisão sistemática possibilitou identificar que a sobrecarga laboral, a precarização das condições de trabalho e as relações socioprofissionais são os principais fatores geradores de adoecimento, estresse e esgotamento profissional no ambiente acadêmico. Consequentemente, esses fatores afetam as diferentes esferas da vida do trabalhador, os vínculos afetivos e sociais, limitando o tempo para o lazer e para o cuidado à saúde. Apesar do sofrimento presente no contexto de trabalho do docente universitário, viu-se que os profissionais conseguem vivenciar experiências de prazer e satisfação pelo trabalho. Ademais, espera-se que este estudo possa contribuir para o direcionamento de implementação de ações de prevenção e promoção saúde, e de estratégias de intervenção na saúde docente do ensino superior. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia.
dc.title Estresse, síndrome de Burnout e docência: uma revisão sistemática da produção acadêmico-científica brasileira. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-06
dc.description.abstract The present study aimed to identify the main symptoms and / or signs of psychic / mental illness among Brazilian professor mentioned in the academic-scientific production of the last five years (2013-2018) in Brazil. A search was done in the ScIELO and LILACS database using the descriptors in pairs: "burnout AND professor", "burnout AND professor", "stress AND professor" and "stress AND professor". The present systematic review made it possible to identify that work overload, precariousness of work conditions and socio-professional relations are the main factors generating illness, stress and professional exhaustion in the academic environment. Consequently, these factors affect the different spheres of the worker's life, affective and social bonds, limiting leisure time and health care. Despite the suffering present in the work context of the university professor, it was seen that the professionals can experience experiences of pleasure and satisfaction for the work. In addition, it is expected that this study may contribute to the implementation of health prevention and promotion actions, and intervention strategies in teaching health in higher education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14961
dc.date.accessioned 2020-09-04T17:37:33Z
dc.date.available 2020-09-04
dc.date.available 2020-09-04T17:37:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estresse - docência
dc.subject Síndrome de Burnout
dc.subject Adoecimento psíquico - sintomas
dc.subject Adoecimento mental - sintomas
dc.subject Docentes universitários - saúde mental
dc.subject Professores universitários - adoecimento mental
dc.subject Docentes de nível superior - adoecimento mental
dc.subject Sobrecarga laboral de professores
dc.subject Esgotamento profissional - docentes
dc.subject Ambiente acadêmico - adoecimento mental
dc.subject Trabalho docente - estresse
dc.subject Ensino superior e saúde mental
dc.subject Precarização do trabalho docente - ensino superior
dc.subject Relações socioprofissionais - docentes
dc.subject Stress - teaching
dc.subject Burnout syndrome
dc.subject Psychic illness - symptoms
dc.subject Mental illness - symptoms
dc.subject University teachers - mental health
dc.subject University teachers - mental illness
dc.subject Higher education teachers - mental illness
dc.subject Teacher overload
dc.subject Professional exhaustion - teachers
dc.subject Academic environment - mental illness
dc.subject Teaching work - stress
dc.subject Higher education and mental health
dc.subject Precarious teaching work - higher education
dc.subject Socio-professional relations - teachers
dc.subject Estrés - enseñanza
dc.subject Enfermedad psíquica - síntomas
dc.subject Enfermedad mental - síntomas
dc.subject Profesores universitarios - salud mental
dc.subject Profesores universitarios - enfermedad mental
dc.subject Carga de trabajo de los profesores
dc.subject Agotamiento profesional - profesores
dc.subject Trabajo docente - estrés
dc.subject Educación superior y salud mental
dc.subject Precariedad del trabajo docente - educación superior
dc.subject Relaciones socioprofesionales - docentes
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Luciana Luiz de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Stress, Burnout syndrome and teaching: a systematic review of Brazilian academic-scientific production. pt_BR
dc.title.alternative Estrés, síndrome de burnout y docencia: una revisión sistemática de la producción académico-científica brasileña.
dc.identifier.citation SOUZA, Luciana Luiz de. Estresse, síndrome de Burnout e docência: uma revisão sistemática da produção acadêmico-científica brasileira. 2018. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14961 pt_BR
dc.description.resumen El presente estudio tuvo como objetivo identificar los principales síntomas y/o signos de enfermedad psíquica/mental entre profesores brasileños de educación superior, citados en la producción académico-científica de los últimos cinco años (2013-2018) en Brasil. Se realizó una búsqueda en las bases de datos ScIELO y LILACS utilizando los descriptores por pares: “burnout AND professors”, “burnout AND professors”, “stress AND professors” y “stress AND professors”. Esta revisión sistemática permitió identificar que la sobrecarga de trabajo, las condiciones de trabajo precarias y las relaciones socioprofesionales son los principales factores que generan enfermedad, estrés y agotamiento profesional en el ámbito académico. En consecuencia, estos factores afectan las diferentes esferas de la vida del trabajador, los vínculos afectivos y sociales, limitando el tiempo para el ocio y el cuidado de la salud. A pesar del sufrimiento presente en el contexto de trabajo de los profesores universitarios, se constató que los profesionales son capaces de vivir experiencias de placer y satisfacción en el trabajo. Además, se espera que este estudio pueda contribuir a la implementación de acciones de prevención y promoción de la salud, y estrategias de intervención en la salud de los docentes de educación superior.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta