dc.creator.ID |
VASCONCELOS, M. E. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1534894210913958 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARNEIRO, Virgínia Teles. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CARNEIRO, V. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9632590679008170 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Atualmente, a questão do sofrimento universitário vem ganhando cada vez mais
visibilidade. Diante das demandas da contemporaneidade e das recentes notícias de
suicídios e tentativas atribuídos a causas acadêmicas, se faz cada vez mais
necessário pensarmos espaços de atenção e suporte estudantil, para que se possa
articular a resistência coletiva num ambiente que dissemina todos os dias o
individualismo e a competitividade. A presente pesquisa visou compreender como os
grupos de apoio se constituem como espaços de promoção da afiliação estudantil
para estudantes de ensino superior através da realização de Oficinas de Criatividade
no Serviço Escola de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande.
Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis estudantes que
participaram de um grupo de apoio realizado no referido Serviço. O material coletado
foi analisado através da Análise Temática, uma modalidade da Análise de Conteúdo.
As categorias encontradas nos resultados foram: Obstáculos à Permanência,
Consequências das Adversidades, Oficinas como Resiliência e Mudanças e
Potencialidades. Os resultados mostraram uma melhora na forma com que os
estudantes lidam com questões da universidade e as oficinas se mostraram como
estratégias promissoras para esse objetivo. Acredita-se que o estudo permitirá
novos direcionamentos em busca de estratégias para se lidar com o sofrimento
universitário. Entende-se que a vivência na universidade não precisa ser
inevitavelmente uma trajetória tortuosa, desgastante e desestimulante. Existem
outras formas de pensar a universidade e esse trabalho é um convite a explorar
essa alternativa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Psicologia. |
|
dc.title |
Existindo na universidade: um estudo da vida acadêmica a partir de oficinas de criatividade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
Nowadays, the matter of university suffering is gaining more and more
visibility. Faced with the demands of contemporaneity and the recent news of
suicides and attempts attributed to academic causes, it is increasingly necessary to
conceive spaces to promove attention and support to students, so that collective
endurance can be articulated, in an environment that disseminates individualism and
competitiveness every day. The present research aims to understand how the
support groups constitute themselves as spaces of promotion of affiliation for
students of higher education through the implementation of creativity workshops in
the Clinical School of Psychology of the Federal University of Campina Grande.
Semi-structured interviews were conducted out with six students who participated in
a support group led in said service. The collected material was analyzed through the
Thematic Analysis, a modality of Content Analysis. The categories found in the
results were: Obstacles to Permanence, Consequences of Adversities, Workshops
for Resilience and Changes and Potentialities. The results showed an improvement
in the way students dealt with university issues and the creative workshops proved to
be promising strategies for this purpose. It is believed that the study will allow new
directions of strategies to deal with university suffering. It is understood that the
university experience does not have to be a tortuous, exhausting and discouraging
trajectory. There are other ways of thinking about the university and this research is
an invitation to explore this alternative. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14965 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-04T18:40:20Z |
|
dc.date.available |
2020-09-04 |
|
dc.date.available |
2020-09-04T18:40:20Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Vida acadêmica |
|
dc.subject |
Oficina de criatividade |
|
dc.subject |
Sofrimento universitário |
|
dc.subject |
Tentativa de suicídio - causa acadêmica |
|
dc.subject |
Assistência psicológica - estudantes universitários |
|
dc.subject |
Afiliação estudantil |
|
dc.subject |
Afiliação universitária |
|
dc.subject |
Serviço escola de psicologia da UFCG |
|
dc.subject |
Análise temática |
|
dc.subject |
Análise de conteúdo |
|
dc.subject |
Permanência universitária - estudantes |
|
dc.subject |
Obstáculos à permanência universitária |
|
dc.subject |
Evasão estudantil - universidade |
|
dc.subject |
Alain Coulon - afiliação estudantil |
|
dc.subject |
Adaptação à vida universitária - estudantes |
|
dc.subject |
Etnometodologia |
|
dc.subject |
Grupos de apoio - universidade |
|
dc.subject |
Academic life |
|
dc.subject |
Creativity workshops |
|
dc.subject |
University suffering |
|
dc.subject |
Suicide attempt - academic cause |
|
dc.subject |
Psychological assistance - university students |
|
dc.subject |
Student affiliation |
|
dc.subject |
Content analysis |
|
dc.subject |
Thematic analysis |
|
dc.subject |
University permanence - students |
|
dc.subject |
Obstacles to university permanence |
|
dc.subject |
Student dropout - university |
|
dc.subject |
Alain Coulon - student affiliation |
|
dc.subject |
Adaptation to university life - students |
|
dc.subject |
Taller de creatividad |
|
dc.subject |
Intento de suicidio - causa académica |
|
dc.subject |
Afiliación estudiantil |
|
dc.subject |
Afiliación universitaria |
|
dc.subject |
Servicio facultad de psicología de la UFCG |
|
dc.subject |
Análisis temático |
|
dc.subject |
Estancia universitaria - estudiantes |
|
dc.subject |
Obstáculos para permanecer en la universidad |
|
dc.subject |
Abandono estudiantil - universidad |
|
dc.subject |
Adaptación a la vida universitaria - estudiantes |
|
dc.subject |
Grupos de apoyo - universidad |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VASCONCELOS, Melissa Ellen Colaço de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
There is a study of academic life at the university based on creativity workshops. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
El existir en la universidad: un estudio de la vida académica desde los talleres
de la creatividad |
|
dc.identifier.citation |
VASCONCELOS, Melissa Ellen Colaço de. Existindo na universidade: um estudo da vida acadêmica a partir de oficinas de criatividade.2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14965 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En la actualidad, el tema del sufrimiento universitario gana cada vez más
visibilidad. Ante las demandas contemporáneas y las noticias recientes de
suicidios e intentos atribuidos a causas académicas, es cada vez más
necesario pensar en espacios de atención y acompañamiento estudiantil, para que pueda ser
articular la resistencia colectiva en un ambiente que difunde cada día la
Individualismo y competitividad. Esta investigación tuvo como objetivo comprender cómo el
los grupos de apoyo constituyen espacios para promover la afiliación estudiantil
para estudiantes de educación superior a través de Talleres de Creatividad
en el Servicio de la Escuela de Psicología de la Universidad Federal de Campina Grande.
Se realizaron entrevistas semiestructuradas a seis estudiantes que
participó en un grupo de apoyo realizado en el citado Servicio. El material recogido
fue analizado a través del Análisis Temático, una modalidad de Análisis de Contenido.
Las categorías encontradas en los resultados fueron: Obstáculos a la permanencia,
Consecuencias de la Adversidad, Talleres de Resiliencia y Cambio y
Potencialidades. Los resultados mostraron una mejora en la forma en que
estudiantes tratan temas universitarios y los talleres demostraron ser
estrategias prometedoras para este propósito. Se cree que el estudio permitirá
nuevos rumbos en busca de estrategias para afrontar el sufrimiento
universidad. Se entiende que la experiencia en la universidad no necesita ser
inevitablemente una trayectoria tortuosa, agotadora y desalentadora. Ellos existen
otras formas de pensar la universidad y esta obra es una invitación a explorar
esta alternativa. |
|