DSpace/Manakin Repository

Existindo na universidade: um estudo da vida acadêmica a partir de oficinas de criatividade.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VASCONCELOS, M. E. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1534894210913958 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARNEIRO, Virgínia Teles.
dc.contributor.advisor1ID CARNEIRO, V. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9632590679008170 pt_BR
dc.description.resumo Atualmente, a questão do sofrimento universitário vem ganhando cada vez mais visibilidade. Diante das demandas da contemporaneidade e das recentes notícias de suicídios e tentativas atribuídos a causas acadêmicas, se faz cada vez mais necessário pensarmos espaços de atenção e suporte estudantil, para que se possa articular a resistência coletiva num ambiente que dissemina todos os dias o individualismo e a competitividade. A presente pesquisa visou compreender como os grupos de apoio se constituem como espaços de promoção da afiliação estudantil para estudantes de ensino superior através da realização de Oficinas de Criatividade no Serviço Escola de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis estudantes que participaram de um grupo de apoio realizado no referido Serviço. O material coletado foi analisado através da Análise Temática, uma modalidade da Análise de Conteúdo. As categorias encontradas nos resultados foram: Obstáculos à Permanência, Consequências das Adversidades, Oficinas como Resiliência e Mudanças e Potencialidades. Os resultados mostraram uma melhora na forma com que os estudantes lidam com questões da universidade e as oficinas se mostraram como estratégias promissoras para esse objetivo. Acredita-se que o estudo permitirá novos direcionamentos em busca de estratégias para se lidar com o sofrimento universitário. Entende-se que a vivência na universidade não precisa ser inevitavelmente uma trajetória tortuosa, desgastante e desestimulante. Existem outras formas de pensar a universidade e esse trabalho é um convite a explorar essa alternativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia.
dc.title Existindo na universidade: um estudo da vida acadêmica a partir de oficinas de criatividade. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract Nowadays, the matter of university suffering is gaining more and more visibility. Faced with the demands of contemporaneity and the recent news of suicides and attempts attributed to academic causes, it is increasingly necessary to conceive spaces to promove attention and support to students, so that collective endurance can be articulated, in an environment that disseminates individualism and competitiveness every day. The present research aims to understand how the support groups constitute themselves as spaces of promotion of affiliation for students of higher education through the implementation of creativity workshops in the Clinical School of Psychology of the Federal University of Campina Grande. Semi-structured interviews were conducted out with six students who participated in a support group led in said service. The collected material was analyzed through the Thematic Analysis, a modality of Content Analysis. The categories found in the results were: Obstacles to Permanence, Consequences of Adversities, Workshops for Resilience and Changes and Potentialities. The results showed an improvement in the way students dealt with university issues and the creative workshops proved to be promising strategies for this purpose. It is believed that the study will allow new directions of strategies to deal with university suffering. It is understood that the university experience does not have to be a tortuous, exhausting and discouraging trajectory. There are other ways of thinking about the university and this research is an invitation to explore this alternative. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14965
dc.date.accessioned 2020-09-04T18:40:20Z
dc.date.available 2020-09-04
dc.date.available 2020-09-04T18:40:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Vida acadêmica
dc.subject Oficina de criatividade
dc.subject Sofrimento universitário
dc.subject Tentativa de suicídio - causa acadêmica
dc.subject Assistência psicológica - estudantes universitários
dc.subject Afiliação estudantil
dc.subject Afiliação universitária
dc.subject Serviço escola de psicologia da UFCG
dc.subject Análise temática
dc.subject Análise de conteúdo
dc.subject Permanência universitária - estudantes
dc.subject Obstáculos à permanência universitária
dc.subject Evasão estudantil - universidade
dc.subject Alain Coulon - afiliação estudantil
dc.subject Adaptação à vida universitária - estudantes
dc.subject Etnometodologia
dc.subject Grupos de apoio - universidade
dc.subject Academic life
dc.subject Creativity workshops
dc.subject University suffering
dc.subject Suicide attempt - academic cause
dc.subject Psychological assistance - university students
dc.subject Student affiliation
dc.subject Content analysis
dc.subject Thematic analysis
dc.subject University permanence - students
dc.subject Obstacles to university permanence
dc.subject Student dropout - university
dc.subject Alain Coulon - student affiliation
dc.subject Adaptation to university life - students
dc.subject Taller de creatividad
dc.subject Intento de suicidio - causa académica
dc.subject Afiliación estudiantil
dc.subject Afiliación universitaria
dc.subject Servicio facultad de psicología de la UFCG
dc.subject Análisis temático
dc.subject Estancia universitaria - estudiantes
dc.subject Obstáculos para permanecer en la universidad
dc.subject Abandono estudiantil - universidad
dc.subject Adaptación a la vida universitaria - estudiantes
dc.subject Grupos de apoyo - universidad
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VASCONCELOS, Melissa Ellen Colaço de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative There is a study of academic life at the university based on creativity workshops. pt_BR
dc.title.alternative El existir en la universidad: un estudio de la vida académica desde los talleres de la creatividad
dc.identifier.citation VASCONCELOS, Melissa Ellen Colaço de. Existindo na universidade: um estudo da vida acadêmica a partir de oficinas de criatividade.2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14965 pt_BR
dc.description.resumen En la actualidad, el tema del sufrimiento universitario gana cada vez más visibilidad. Ante las demandas contemporáneas y las noticias recientes de suicidios e intentos atribuidos a causas académicas, es cada vez más necesario pensar en espacios de atención y acompañamiento estudiantil, para que pueda ser articular la resistencia colectiva en un ambiente que difunde cada día la Individualismo y competitividad. Esta investigación tuvo como objetivo comprender cómo el los grupos de apoyo constituyen espacios para promover la afiliación estudiantil para estudiantes de educación superior a través de Talleres de Creatividad en el Servicio de la Escuela de Psicología de la Universidad Federal de Campina Grande. Se realizaron entrevistas semiestructuradas a seis estudiantes que participó en un grupo de apoyo realizado en el citado Servicio. El material recogido fue analizado a través del Análisis Temático, una modalidad de Análisis de Contenido. Las categorías encontradas en los resultados fueron: Obstáculos a la permanencia, Consecuencias de la Adversidad, Talleres de Resiliencia y Cambio y Potencialidades. Los resultados mostraron una mejora en la forma en que estudiantes tratan temas universitarios y los talleres demostraron ser estrategias prometedoras para este propósito. Se cree que el estudio permitirá nuevos rumbos en busca de estrategias para afrontar el sufrimiento universidad. Se entiende que la experiencia en la universidad no necesita ser inevitablemente una trayectoria tortuosa, agotadora y desalentadora. Ellos existen otras formas de pensar la universidad y esta obra es una invitación a explorar esta alternativa.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta