dc.creator.ID |
CELESTE, T. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7013910676491206 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVERA, Marcos Macri. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVERA, M. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A universidade tem um papel imprescindível no desenvolvimento da região onde atua. O ensino superior surgiu no Brasil, com cursos isolados de forma meramente profissionalizante,voltados unicamente ao sexo masculino. No entanto, devido o desenvolvimento econômico foi necessária uma expansão desse ensino que ainda assim, não atingia as mulheres, que acabaram conseguindo adentrar a esta modalidade apenas 70 anos após seu surgimento. Além de expandir, é necessário que a instituição ofereça conhecimento de qualidade para o reconhecimento dos profissionais. A averiguação desse conhecimento pode ser medida mediante o nível de aprendizagem absorvido pelos estudantes, considerando que fatores externos podem vir a influenciar ou não na absorção desses conhecimentos. Sendo assim, de forma específica, esse trabalho tem como objetivo evidenciar quais variáveis estão associadas ao rendimento acadêmico das alunas do curso de administração da UFCG/CCJS. A pesquisa torna-se relevante devido aos cuidados que a universidade deve ter em relação aos elementos que possam vir a interferir no aprendizado de suas alunas e como lidar com eles. O referencial
teórico ficou dividido em três quesitos: contexto histórico do ensino superior no Brasil, relatando de forma sucinta como este surgiu no País; o ensino de Administração no Brasil,inicialmente voltados a atender unicamente as necessidades do Estado; e a Presença Feminina na Universidade, relatando o difícil processo de conquista das mulheres ao ensino superior. A pesquisa caracteriza-se de forma exploratória e descritiva, procurando constatar evidências de associação entre as variáveis estudadas, classificando-se como pesquisa de campo, já que o levantamento dos dados foi realizado junto às alunas investigadas. Para realização da pesquisa foi utilizada a forma quantitativa. Em conclusão, pode-se observar que entre todas as
variáveis estudadas, duas delas apontaram evidências de associação em relação ao nível de rendimento atingido, sendo estas, a variável relacionada à forma de ingresso no curso e a variável relacionada à educação familiar recebida, as demais variáveis estudadas não apresentaram nenhuma evidência de associação. Contudo, através do presente trabalho é possível o desenvolvimento de novos estudos que venham a possibilitar conhecimentos mais específicos acerca do assunto. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Variáveis condicionantes do rendimento acadêmico das alunas do curso de Administração. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
The university has an essential role in the development of the region where it operates. Higher
education emerged in Brazil, with isolated courses of purely vocational training, focused
solely on the male sex. However, due to the economic development, it was necessary to
expand this teaching, which, however, did not reach women, who managed to enter into this
modality only 70 years after its emergence. In addition to expanding, it is necessary for the
institution to provide quality knowledge for the recognition of professionals. The
investigation of this knowledge can be measured by the level of learning absorbed by the
students, considering that external factors may influence or not the absorption of this
knowledge. Thus, in a specific way, this work aims to show which variables are associated
with the academic performance of the students of the administration course of the UFCG /
CCJS. The research becomes relevant due to the care that the university must have in relation
to the elements that may interfere in the learning of its students and how to deal with them.
The theoretical framework was divided into three categories: historical context of higher
education in Brazil, briefly describing how this emerged in the country; The teaching of
Administration in Brazil, initially aimed at meeting only the needs of the State; And the
Women's Presence at the University, reporting the difficult process of women's conquest to
higher education. The research is characterized in an exploratory and descriptive way, trying
to verify evidence of association between the variables studied, being classified as field
research, since the data collection was carried out with the students investigated. For the
accomplishment of the research the quantitative form was used. In conclusion, it can be
observed that among all the studied variables, two of them showed evidence of association in
relation to the income level reached, being these, the variable related to the form of entrance
in the course and the variable related to the family education received, the Other variables
studied did not present any evidence of association. However, through the present work it is
possible to develop new studies that will enable more specific knowledge about the subject. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14973 |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-05T21:25:03Z |
|
dc.date.available |
2020-09-05 |
|
dc.date.available |
2020-09-05T21:25:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Expansão do ensino superior |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento econômico |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Administração |
pt_BR |
dc.subject |
Presença feminina |
pt_BR |
dc.subject |
Absorção de conhecimentos |
pt_BR |
dc.subject |
Expansion of higher education |
pt_BR |
dc.subject |
Economic development |
pt_BR |
dc.subject |
Administration course |
pt_BR |
dc.subject |
Female presence |
pt_BR |
dc.subject |
Knowledge absorption |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CELESTE, Tayane Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conditioning variables on the academic performance of students in the Administration course. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CELESTE, Tayane Silva. Variáveis condicionantes do rendimento acadêmico das alunas do curso de Administração. 2017. 78fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017. |
pt_BR |