DSpace/Manakin Repository

Práticas de gestão de pessoas: um estudo no setor de bebidas do Município de Sousa/PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID QUEIROGA, Y. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, M. F. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8262057016878547 pt_BR
dc.contributor.referee1 DELFINO, Islania Andrade de Lira.
dc.contributor.referee1ID DELFINO, I. A. L. pt_BR
dc.contributor.referee2 MELO, Wellington Ferreira de.
dc.contributor.referee2ID MELO, W. F. pt_BR
dc.description.resumo A gestão de pessoas incide através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento dos funcionários, ocasionando resultados positivos para a empresa. Para tanto, as organizações precisam buscar ferramentas e métodos eficazes que auxiliem no controle e monitoramento de desempenho dos seus colaboradores, com a finalidade de contribuir para o gerenciamento eficaz, por meio de atitudes motivacionais que gerem comprometimentos e crescimento profissional. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo investigar a forma como as práticas de gestão de pessoas são aplicados nas distribuidoras de bebidas (revendedoras de fábrica) quanto à formação dos colaboradores. Utilizou-se o proceder metodológico bibliográfico e descritivo, com abordagem qualitativa. Sendo realizado um estudo de campo, através de uma entrevista por meio de formulário, que verificou o nível de conscientização da equipe de Recursos Humanos (RH) quanto à importância da capacitação do seu colaborador. Diante do exposto, pode-se afirmar que a Empresa A realiza de forma detalhada e específica todas as seis categorias, citadas nesse estudo, na sua gestão estratégica de pessoas. No entanto, a Empresa B deixa a desejar em suas ações estratégicas na gestão de pessoas, já que em muitos questionamentos não foi possível identificar os métodos utilizados pela mesma na busca do desenvolvimento de sua equipe. É nesse sentido, que se reconhece a relevância em elaborar estratégias de comunicação bem como buscar um desenvolvimento contínuo de sua equipe, para que possam utilizar de uma forma mais eficaz o potencial de cada um, proporcionando o desenvolvimento e a satisfação de forma recíproca entre as partes envolvidas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Práticas de gestão de pessoas: um estudo no setor de bebidas do Município de Sousa/PB. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-14
dc.description.abstract Personnel management focuses on the participation, training, involvement and development of employees, resulting in positive results for the company. In order to do so, organizations need to seek effective tools and methods that help control and monitor the performance of their employees, in order to contribute to effective management through motivational attitudes that generate commitment and professional growth. In this sense, this research had as objective to investigate how the practices of people management are applied in the beverage distributors (factory resellers) regarding the training of employees. The bibliographic and descriptive method was used, with a qualitative approach. A field study was carried out through an interview through a form that verified the level of awareness of the Human Resources (HR) team regarding the importance of the training of its collaborator. In view of the above, it can be stated that Company A performs in a detailed and specific manner all the six dimensions mentioned in this study in its strategic management of people. However, Company B is unsatisfactory in its strategic actions in people management, since in many questions it was not possible to identify the methods used by it in the search for the development of its team. It is in this sense that we recognize the relevance of developing communication strategies as well as seek a continuous development of our team, so that they can use the potential of each one of them more effectively, providing the development and satisfaction of each other in a reciprocal way. related parties. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14975
dc.date.accessioned 2020-09-05T22:27:52Z
dc.date.available 2020-09-05
dc.date.available 2020-09-05T22:27:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão de pessoas pt_BR
dc.subject Desenvolvimento profissional pt_BR
dc.subject Setor de bebidas pt_BR
dc.subject People management pt_BR
dc.subject Professional development pt_BR
dc.subject Beverage industry pt_BR
dc.subject Capacitação dos colaboradores
dc.subject Ferramentas e métodos eficaz
dc.subject Training of employees
dc.subject Effective tools and methods
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUEIROGA, Yarlane Marques de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative People management practices: a study in the beverage sector in the Municipality of Sousa / PB. pt_BR
dc.identifier.citation QUEIROGA, Yarlane Marques de. Práticas de gestão de pessoas: um estudo no setor de bebidas do Município de Sousa/PB. 2017. 51fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta