dc.creator.ID |
QUEIROGA, Y. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. |
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dc.contributor.advisor1ID |
BARBOSA, M. F. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8262057016878547 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DELFINO, Islania Andrade de Lira. |
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dc.contributor.referee1ID |
DELFINO, I. A. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MELO, Wellington Ferreira de. |
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dc.contributor.referee2ID |
MELO, W. F. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A gestão de pessoas incide através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento dos funcionários, ocasionando resultados positivos para a empresa. Para tanto, as organizações precisam buscar ferramentas e métodos eficazes que auxiliem no controle e monitoramento de desempenho dos seus
colaboradores, com a finalidade de contribuir para o gerenciamento eficaz, por meio de atitudes motivacionais que gerem comprometimentos e crescimento profissional. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo investigar a forma
como as práticas de gestão de pessoas são aplicados nas distribuidoras de bebidas (revendedoras de fábrica) quanto à formação dos colaboradores.
Utilizou-se o proceder metodológico bibliográfico e descritivo, com abordagem qualitativa. Sendo realizado um estudo de campo, através de uma entrevista por
meio de formulário, que verificou o nível de conscientização da equipe de
Recursos Humanos (RH) quanto à importância da capacitação do seu
colaborador. Diante do exposto, pode-se afirmar que a Empresa A realiza de
forma detalhada e específica todas as seis categorias, citadas nesse estudo, na sua gestão estratégica de pessoas. No entanto, a Empresa B deixa a desejar em suas ações estratégicas na gestão de pessoas, já que em muitos
questionamentos não foi possível identificar os métodos utilizados pela mesma na busca do desenvolvimento de sua equipe. É nesse sentido, que se reconhece a relevância em elaborar estratégias de comunicação bem como buscar um desenvolvimento contínuo de sua equipe, para que possam utilizar de uma forma mais eficaz o potencial de cada um, proporcionando o desenvolvimento e a satisfação de forma recíproca entre as partes envolvidas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de gestão de pessoas: um estudo no setor de bebidas do Município de Sousa/PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-08-14 |
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dc.description.abstract |
Personnel management focuses on the participation, training, involvement and
development of employees, resulting in positive results for the company. In order to do
so, organizations need to seek effective tools and methods that help control and monitor
the performance of their employees, in order to contribute to effective management
through motivational attitudes that generate commitment and professional growth. In this
sense, this research had as objective to investigate how the practices of people
management are applied in the beverage distributors (factory resellers) regarding the
training of employees. The bibliographic and descriptive method was used, with a
qualitative approach. A field study was carried out through an interview through a form
that verified the level of awareness of the Human Resources (HR) team regarding the
importance of the training of its collaborator. In view of the above, it can be stated that
Company A performs in a detailed and specific manner all the six dimensions mentioned
in this study in its strategic management of people. However, Company B is
unsatisfactory in its strategic actions in people management, since in many questions it
was not possible to identify the methods used by it in the search for the development of
its team. It is in this sense that we recognize the relevance of developing communication
strategies as well as seek a continuous development of our team, so that they can use
the potential of each one of them more effectively, providing the development and
satisfaction of each other in a reciprocal way. related parties. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14975 |
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dc.date.accessioned |
2020-09-05T22:27:52Z |
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dc.date.available |
2020-09-05 |
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dc.date.available |
2020-09-05T22:27:52Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão de pessoas |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Setor de bebidas |
pt_BR |
dc.subject |
People management |
pt_BR |
dc.subject |
Professional development |
pt_BR |
dc.subject |
Beverage industry |
pt_BR |
dc.subject |
Capacitação dos colaboradores |
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dc.subject |
Ferramentas e métodos eficaz |
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dc.subject |
Training of employees |
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dc.subject |
Effective tools and methods |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
QUEIROGA, Yarlane Marques de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
People management practices: a study in the beverage sector in the Municipality of Sousa / PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
QUEIROGA, Yarlane Marques de. Práticas de gestão de pessoas: um estudo no setor de bebidas do Município de Sousa/PB. 2017. 51fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017. |
pt_BR |