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Estudo termográfico de auxílio à detecção de falhas por desgaste mecânico em rolamento autocompensador de esferas.

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dc.creator.ID CABRAL, A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1667187514538536 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARIBONDO, Juscelino de Farias.
dc.contributor.advisor1ID MARIBONDO, Juscelino de Farias pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5177641988447089 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA , Antonio Gilson Barbosa de.
dc.contributor.referee2 SOUTO, Cícero da Rocha.
dc.description.resumo O objetivo desta pesquisa foi analisar se a Termografia pode auxiliar na detecção de falhas em elementos de máquinas, notadamente rolamentos autocompensadores com 2 carreiras de esferas. A motivação surgiu da necessidade de verificar os pontos de falhas existentes nestes elementos mecânicos visando minimizar e/ou eliminar paradas inesperadas que possam comprometer o bom funcionamento dos mesmos e consequentemente das máquinas às quais estão inseridos. A pesquisa é classificada como investigativa, documental, prescritiva, qualitativa e quantitativa. A metodologia utilizada fez uso de bancada de testes composta por elementos mecânicos diversos a citar: motor elétrico controlado por inversor de frequência, amortecedores de vibração (vibra-stop), polias e correias, mancais de rolamentos, carga em eixo, câmera térmica e rolamentos autocompensadores modificados com defeitos nas pistas interna e externa em cenário com condições de controle e não-controle de temperatura ambiente, umidade relativa, rotação do motor, velocidade do ar, temperatura refletida e emissividade. Como resultado, observou-se que houve alteração significativa de temperatura nas pistas interna e externa dos rolamentos com falha do tipo sulco. Por outro lado, não foram percebidas alterações significativas nas pistas interna e externa do rolamento com falha por desgaste por abrasão. Por fim, conclui-se, neste trabalho, que a hipótese inicial foi parcialmente confirmada, isto é, a Termografia pode sim auxiliar a detectar as falhas mecânicas, mas falhas do tipo sulco e não as falhas do tipo desgaste abrasivo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Mecânica pt_BR
dc.title Estudo termográfico de auxílio à detecção de falhas por desgaste mecânico em rolamento autocompensador de esferas. pt_BR
dc.date.issued 2017-07-26
dc.description.abstract The aim of this study was to verify if Thermography can help in the diagnosis of failures in machine elements, notably self-aligning bearings with 2 rows of balls. The motivation arose from the need to verify the fault points existing in these mechanical elements to minimize and / or eliminate unexpected stops that could compromise the proper functioning of themselves and consequently of the machines of which they are part of. This study is classified as investigative, documentary, prescriptive, qualitative and quantitative. The methodology made use of test bench composed of several mechanical elements: electric motor controlled by frequency inverter, vibration-stop buffers, pulleys and belts, house bearings, radial load, thermal camera and self-aligning bearings with inner and outer race fault in a scenario with control conditions and non-control of ambient temperature, relative humidity, engine speed, air velocity, reflected temperature and emissivity. It was confirmed that there was a significant temperature change in the inner and outer races of groove-type failure bearings. On the other hand, no significant changes were observed in the inner and outer races of the bearing with abrasion wear failure. Finally, it was concluded in this work that the initial hypothesis was partially confirmed, that is, the Thermography can help to detect mechanical failures in groove type failures but not abrasive wear type failures. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1497
dc.date.accessioned 2018-08-20T12:32:16Z
dc.date.available 2018-08-20
dc.date.available 2018-08-20T12:32:16Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Termografia pt_BR
dc.subject Falhas pt_BR
dc.subject Manutenção pt_BR
dc.subject Metodologia pt_BR
dc.subject Rolamentos Autocompensadores com 2 Carreiras de Esferas pt_BR
dc.subject Thermography pt_BR
dc.subject Failures pt_BR
dc.subject Maintenance pt_BR
dc.subject Methodology pt_BR
dc.subject Self-aligning ball bearings with 2 ball bearings pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CABRAL, Adriano de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Thermographic study for detection of faults by mechanical wear in self-aligning bearings. pt_BR
dc.relation Cadersil Industrial Ltda. pt_BR
dc.identifier.citation CABRAL, A. de S. Estudo termográfico de auxílio à detecção de falhas por desgaste mecânico em rolamento autocompensador de esferas. 2017. 112f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1497 pt_BR


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